O POÇO: Produção repleta de camadas e referências às classes sociais

 

A nova produção da Netflix está deixando todos intrigados nesta quarentena. Trata-se do filme “O Poço“, que conseguiu diversas premiações ao redor do mundo, incluindo a do Festival de Cinema de Toronto no ano passado. Aos olhos de alguns, o filme pode ficar incompreensível devido às várias citações e, principalmente, às críticas utilizadas, mas para os questionadores de plantão e que curtem filmes com boas premissas e alusões ao que ocorre ao redor desse mundo,  oferece um prato cheio que nos faz aproveitar cada instante de sua trama. Confira a crítica, sem spoiler, a seguir.

Foto: Divulgação NETFLIX

Na trama vemos a história de um lugar misterioso, uma prisão que não possui um formato padronizado, caracterizada aqui com um grande buraco com vários andares. Vemos então os reclusos que vivem cada um em seu respectivo nível. Somos apresentados assim a diversos destes níveis. E através de uma plataforma que se desloca no meio deste buraco até o fundo levando comida para todos eles,  vemos a exposição de uma luta desumana pela sobrevivência, mas que, por outro lado, também oferece uma oportunidade de solidariedade. Desta forma, o filme possui muitas nuances que são abordadas no decorrer da história.

Foto: Divulgação NETFLIX

Como ponto de partida, destacamos a direção do estreante “Galder Gaztelu-Urrutia”,  precisamos guardar o nome dele, pois o diretor possui uma boa mão em sua condução do fio da trama,  trabalha muito bem as metáforas e suas principais correlações. A impressão que se dá é que o “O Poço” não decai e sim faz com que seu telespectador esteja cada vez mais mergulhado naquela estória. Podem dizer alguns que o filme possui muitas conotações que não são explicadas claramente, mas a beleza deste tipo de conteúdo está exatamente nas suas entrelinhas. A correlação entre nossa atualidade de classes sociais e os inúmeros níveis do poço é impressionante, onde alguns possuem farturas e outros vivem  na mais absoluta miséria. O contraste destes mundos é umas das maiores vitórias da trama.

Outro ponto fundamental, que casa muito bem com a direção, é o roteiro através do qual podemos observar a quebra da quarta parede, recurso utilizado com sucesso e que flerta com o público. Em relação a quesitos técnicos como  sonoplastia, fotografia e atuações, o filme entrega boas doses de qualidade em suas respectivas execuções.

Confira o trailer 

 

 

 

 

Não há muito o que se falar em relação a “O Poço”, inclusive para não darmos spoilers. Ao acabar de assisti-lo, as percepções variam de pessoa para pessoa, pois com bases em nossas criações emocionais e compreensão acerca do mundo que vivemos, existem diversos tipos de entendimento, o que é extremamente louvável, pois somos muitos, com diversos pontos de vistas diferentes, mas a sensação que nos dá é que aquilo que é apresentado é muito real e suas correlações sociais são concretas.

Vale muito a pena então conferir esta grande e importante obra!

NOTA: 8,5

LUAN RIBEIRO

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *