CORONAVÍRUS e PSICOTERAPIA: Atendimentos de Psicologia on line ou presenciais?

Os atendimentos psicológicos individuais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, ocorrem presencialmente no consultório de psicologia clínica. É muito importante que os atendimentos sejam presenciais para que o psicólogo possa escutar a narrativa de seu paciente e também observar sua linguagem corporal. As informações obtidas pela linguagem corporal auxiliam no entendimento da dinâmica de cada paciente.

Durante os atendimentos se estabelece o vínculo terapêutico entre a dupla paciente e psicólogo, este vínculo deve ser marcado pela confiança mútua, e ao longo das sessões ocorre uma jornada subjetiva em direção à reflexão e resolução de problemas. A periodicidade dos atendimentos em psicologia clínica é semanal e a duração de cada atendimento é de aproximadamente 50 minutos.

Em momentos como este que estamos vivendo, de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), isolados em casa desde o dia 16 de março de 2020 para evitar a propagação do coronavírus, todos os psicólogos foram autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a atender seus pacientes on line, evitando que estas pessoas em atendimento saiam de casa e o processo de psicoterapia seja interrompido.

 

Nos atendimentos on line a duração em minutos pode variar, dependendo da dinâmica da dupla, sendo mais longo ou mais breve. O mais importante neste momento de isolamento em casa é manter em equilíbrio a sua saúde física e mental, manter o vínculo terapêutico com seu psicólogo, buscando enfrentar da melhor forma a angústia, medo, tristeza e ansiedade, diante das incertezas que se apresentam.

Se você ainda não faz psicoterapia e precisa iniciar o processo, busque um profissional que o atenda on line durante o período de pandemia.

 

Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato.
Psicóloga Regina Murray Loureiro
cel.: 21 99752-2980
reginamurrayloureiro@gmail.com

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Regina Murray
Regina Murray Loureiro é psicóloga clínica, hospitalar e psicogeriatra pela UFRJ IPUB . Fundadora da "Vitória-Régia Serviços de Psicologia" e colaboradora do Canal Psicologia no ArteCult.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *