MANAKÁ: Música de qualidade no Dia das Crianças do SESC Madureira

Alô galera do Rio, gostaríamos de sugerir a vocês o show gratuito que o Manaká fará no Dia das Crianças no Sesc de Madureira.

Para comemorar o Dia das Crianças, o Manaká, projeto musical multilinguagem formado pelo casal Liv Izar e Xico Ahbreu, fará um show sábado, 12, no Sesc de Madureira. O casal celebra a infância como um estado de espírito vivo, no qual a alegria e o livre brincar são preservados. O show tem canções originais consagradas lançadas na TV Cultura e apontado recentemente pelo jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos para criança. As músicas são apresentadas de forma lúdica e amorosa, para encantar crianças e adultos.

Novo disco

O Manaká existe há dois anos e prepara o seu segundo CD, que irá se chamar “Nossa Vida Fabulível”. Ele é produzido pelo compositor, arranjador e produtor musical da Rede Globo, Iuri Cunha, que conquistou o prêmio de melhor álbum de MPB no Grammy Latino. “Produzir o Manaka primeiramente é um enorme prazer. Sempre gostei de produzir para crianças e com o Xico e a Livia é realmente algo que me entusiasmou bastante a entrar no projeto. Para mim, o trabalho deles é essencial. As crianças de hoje estão sendo criadas por telas de aparelhos eletrônicos. As músicas que elas ouvem na mídia em geral são pouco ou nada educativas. O trabalho deles vem dar um frescor e até um alívio para que as crianças possam ter algo melhor para se espelharem e, porque não, uma diversão mais qualitativa”, analisa Iuri.

Como surgiu o Manaká

Foi a chegada do primogênito de Liv e Xico, Davi, hoje com 8 anos, que despertou nos artistas a necessidade de criar um trabalho destinado ao público infantil.Xico, um estudioso do universo da criança e que viveu o Tatu na primeira versão da novelinha Chiquititas, no SBT, percebeu que a relação com a natureza- cada vez mais distante da infância- é fundamental para o seu desenvolvimento.

“Criança e natureza é um tema que muitos nos inspira”, diz Xico. “A criança na integração com a natureza está brincando com ela e vice e versa. Ela e a natureza são uma dança.”

A curitibana Liv e o mineiro Xico são casados há 13 anos. Eles se conheceram em São Paulo, onde o ator dirigia o espetáculo infantil O Cravo e a Rosa. Na época, Liv era atriz do elenco e a convivência os fez se apaixonar.

Mudaram-se para o Rio de Janeiro onde, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, criaram a Casa de Cultura Amaramar- que foi reconhecida pelo Governo do Estado e nomeada ao International Visitors Leadership Program, pelo Consulado Americano- um espaço de brincadeiras e fruição cultural para crianças da comunidade do Terreirão. Quando o espaço foi derrubado, os artistas sentiram a necessidade de expandir essa experiência amorosa que tiveram para as famílias de todo o Brasil. Daí, criaram o Manaká.

“O Manaká pretende com a música trazer toda a bem aventurança que é a vida em família, a vida em alegria, em presença, em estado de brincadeira, em estado de plenitude que é o que está totalmente presente na criança. É isso que a gente vem trazer: a alegria de brincar com o pé na areia, na grama… Incentivamos o reverenciar dos nossos avós, a relação afetiva entre pai e filho”, explica Liv, que deu à luz uma menina, Yasmin, no dia 14 de setembro.

 

Manaká nos Hospitais

Enquanto o novo CD da dupla está sendo preparado sob a ‘regência’ de Iuri Cunha, Liv e Xico levam até novembro toda a magia da infância para os hospitais. Desde junho eles percorrem ambulatórios, corredores e enfermarias distribuindo doçura e alegria terapêuticas.


O projeto tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e da Rede D’Or São Luiz, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

“Nosso trabalho é inspirado no bem viver, no amor transcendental da criança e através da nossa música levamos esperança e calor para aquele ambiente. Nossa intenção é devolver à criança internada seu direito básico de brincar e vivenciar a magia da infância”, diz Xico.

Iuri Cunha endossa a grandeza do Manaká nos Hospitais:

“Os dois são verdadeiros artistas, que fazem a sua arte com amor. Além do bom gosto, tem também o carinho que eles levam. Não só as crianças nos shows, mas também nos hospitais que eles visitam semanalmente. Isto é algo maior. São verdadeiros provedores de alegria para as crianças!”

Confira o canal do Manaká:

https://www.youtube.com/channel/UCuPJxVbDvubgDxsX9uDNCOg

Redes Sociais

Facebook:

SERVIÇO

  • O quê: Manaká no Dia das Crainças do SESC Madureira
  • Quando: acontecerá dia 12/10 das 16h às 17h.
  • Onde: no Sesc de Madureira
  • Quanto: GRATUITO

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *