“Tenente Mesquita”: O Canal “História do Brasil Como Você Nunca Viu” terá hoje live sobre o primeiro herói da Força Expedicionária Brasileira

O Canal História do ArteCult tem o prazer e a honra de divulgar o Canal “História do Brasil Como Você Nunca Viu” que receberá no próximo sábado, dia 06 de junho, às 20h, a Professora Claudia Mesquita, o  Professor e Historiador Militar Fabio Pereira e o jovem cineasta Daniel Mata Roque, para a live meeting:


“Tenente Mesquita: primeiro herói da
Força Expedicionária Brasileira”

O encontro abordará a rápida ascensão de um personagem icônico da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Neto e bisneto de Barões do Império, o aspirante José Jerônymo de Mesquita foi o primeiro oficial a morrer em campo de batalha no Vale do Rio Serchio, norte da Itália. No entanto, a biografia, os ritos e cerimônias dedicados ao combatente, 75 anos após o evento, ainda são escassos.
A análise documental pesquisada revelou um pouco sobre o perfil do jovem idealista, estudante de arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, que seguiu para a guerra, face às perspectivas traçadas pela profissão castrense. Ademais, a educação militar destinada à formação dos oficiais da reserva sofreu, naquele período, uma profunda transformação no Brasil. Esse fato permitiu que o Infante José Jerônymo, recém-formado no Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPOR) de Niterói, participasse do Grupamento Tático.
Para mais além, a conversa entre historiadores, mediados pelo Professor Bruno Cerqueira, apresentará as tensões sofridas pelo contingente que foi para a Itália na primeira fase, evidenciando o choque entre as doutrinas francesa e norte-americana.

O símbolo famoso da FEB derivado da expressão “A cobra vai fumar”.

O ArteCult agradece em especial o Historiador Militar Fabio Pereira pelo belo trabalho, parceria e disponibilidade em encaminhar para a divulgação essa maravilhosa live.
O Brasil precisa conhecer a sua verdadeira história.
Conheça e acesse o canal:  História do Brasil Como Você Nunca Viu !
Logo, logo… não perca a live hoje , às 20h, sobre o Tenente Mesquita, que vai receber a Professora Claudia Mesquita, o Historiador Militar Fábio Pereira e o jovem Cineasta Daniel Mata Roque. Mediador Professor Bruno Cerqueira.
Veja a chamada :
Não perca !!

Carlos Ewald

(Colaborador dos Canais QuadriMundi, Cultura Geek & Games e História)

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Carlos Ewald Amazonas
Sócio-fundador QuadriMundi e direção geral do Canal QuadriMundi do ArteCult.com Coordenador de todas as seções do QuadriMundi, sendo elas: Comentando Quadrinhos, Quadrinhos do Passado, Mangá e Anime, Desenho Digital de Quadrinhos e Criação de Personagens, Dicas de Desenho de Quadrinhos a Mão Livre e Comentando os Super-Heróis e sua Evolução. Estudei desenho artístico na Sociedade de Belas Artes, Desenho Artístico no SENAC e Desenho de propaganda no SENAC. Me formando em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Também estudei fotografia na mesma instituição. Desde quando tinha 5 anos vivi no mundo dos quadrinhos com o meu tio avô Willi Mendell, dono da representação da King Features do Brasil. Publicitário, desenvolvedor web, programador e Game Designer me dediquei algum tempo a área financeira. Mas sempre desenvolvendo em paralelo minhas atividades relacionadas a quadrinhos, jogos e maquetes. Fiz varias exposições no Rio de Janeiro entre 1988 e 1995. Começei a trabalhar com o desenvolvimento de jogos (Board Games) no final da década de 80. Desenvolvi os mais variados títulos de jogos nas áreas de história e política a partir de 1990. Com uma equipe que consistia em um bom grupo de amigos, da qual tenho saudades, desenvolvi os jogos “Batalha nas Estepes”, “Mare Nostrum”, “Gladiadores” e “Semente do Futuro”. Fui dono de uma fábrica de miniaturas para D&D, AD&D e Gurps de 1988 à 1991. Participei de todas as edições da feira de quadrinhos estruturada pela Devir em conjunto com a Gibiteria Barbaras Magias na década de 1990 no Rio de Janeiro. Em algumas edições da Bienal do Livro estruturei maquetes com cenários de miniaturas para o estande da Devir. No final da década de 1990 fui para a Inglaterra, cidade de Londres onde tive a oportunidade de conhecer muitos profissionais da empresa Games Workshop, aprendendo sobre a concepção e o desenvolvimento de Board Games e miniaturas. Fui presenteado com os jogos Space Hulk e Warhammer 40K dos quais ainda tem em minha coleção até os dias de hoje. Trabalhei em varias agências de publicidade e propaganda, em treinamento executivo por 20 anos, ministrando treinamentos no IME - Instituto Militar de Engenharia e DADM na Marinha do Brasil, trabalhei na Vivo chegando a Assessor da Vice Presidência da empresa e sendo um dos mentores na criação da marca Vivo. Também atuei na Segurança Pública. Estude, na Lipe Diaz Escola de Artes Visuais, desenvolvimento de quadrinhos. Minhas influências são Jack Kirby, Jonhm Blanche, Jorge Guidacci, Jonhm Buscema, Sal Buscema, Boris, dentre outros mestres do desenho e quadrinhos. Sempre apaixonado pelos quadrinhos, Games e Board Games!! ewald.amazonas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *