IMPROVISACIONES MÍNIMAS : Espetáculo virtual reúne artistas internacionais

Mínimas Virtual reúne 8 atores de cinco países diferentes improvisando ao vivo, via Zoom

 

Hoje, às 15h, o show vai continuar. Atores de cinco países diferentes, Brasil, México, Peru, Colômbia e Portugal se uniram, nestes tempos de pandemia, para mostrar o novo normal nas artes.

Esses 8 artistas vão levar ao mundo, de 2 a 23 de agosto, a temporada “Mínimas Virtual”, espetáculo de improvisação online com um elenco internacional, falado em português, utilizando a plataforma Zoom.

Improvisaciones Mínimas” espetáculo teatral que antes era visto presencialmente nos palcos de todo o mundo, criado pelo argentino Sergio Paris, ganha agora versão online onde os espectadores poderão participar de uma experiência criada ao vivo, sem um roteiro pré-estabelecido ou textos decorados.

A versão digital já está acontecendo na língua espanhola e chega agora também para o espectador de língua portuguesa.

As improvisações dos atores, trazem histórias cotidianas onde o cenário é um mundo que vive há anos em uma pandemia. Veremos pequenas histórias que acontecem no meio de um mundo imaginário que já se acostumou com a quarentena. Histórias coletadas de pessoas do público também servem de inspiração para estes improvisadores. É como olhar através do buraco de uma fechadura, como uma espécie de voyeur, de sua casa você poderá “espiar” aqueles momentos íntimos e mínimos.

Foto: Divulgação site

Não é possível fazer da ficção uma realidade mas com “02” é possível fazer da realidade uma ficção. Será impossível separar o que está acontecendo na intimidade da casa de cada ator com a cena que será criada naquele momento. Personagens e a vida real desses atores estarão juntos nesta obra improvisada.

Transmitido através da plataforma Zoom, os espectadores terão uma sala de espera virtual, onde descobrirão como será a experiência. Somente a imagem dos atores ficará visível e com microfones ligados. O público poderá se comunicar com os artistas através de um bate-papo habilitado durante o prólogo e ao final da apresentação.

Depois do espetáculo, os espectadores são convidados a participar de um “After”, sessão em uma nova sala, com um novo link no Zoom, onde poderão ligar suas câmeras e microfones e conversar com toda a equipe de “Mínimas Virtual”.

A experiência é idealizada e dirigida por Sergio Paris, ator, diretor e docente teatral especializado em improvisação.

“Nunca pensamos em improvisar através de telas. No início nos recusamos mas depois percebemos que precisávamos continuar gerando arte. O improvisador está treinado para inventar uma história, ao mesmo tempo em que atua e dirige a si mesmo. Hoje, além de tudo isso, ele também é seu próprio diretor de fotografia.” conta Paris sobre os ensaios para o espetáculo virtual, onde os atores receberam treinamentos de fotografia e câmera com a atriz e diretora de fotografia colombiana Marisol Correa.

Clique aqui para assistir um trecho dos treinamentos

Em cada apresentação, o público verá como um grupo de improvisadores separados na vida real por centenas de quilômetros, muitos se conhecem apenas virtualmente, é capaz de criar o encontro de diferentes personagens através da tela. Cada apresentação é criada ao vivo, na frente do espectador.

A iniciativa de trazer essa experiência para a língua portuguesa é uma parceria do Quintal, do paulistano César Gouvêa, ator, palhaço e improvisador, que criou o espetáculo “Jogando no Quintal” e integrou o Grupo Doutores da Alegria com a Cia. de Teatro Contemporâneo da carioca Aline Bourseau.

FICHA TÉCNICA

Idealização e Direção: Sergio Paris

Realização: Quintal e Cia. de Teatro
Contemporâneo

Elenco:

  • Aline Bourseau – Brasil
  • Adriana Ospina – Colômbia
  • César Gouvêa – Brasil
  • Gustavo Miranda – Colômbia
  • José Luis Saldaña – México
  • Marta Borges – Portugal
  • Ricardo Soares – Portugal
  • Rita Batata – Brasil

Equipe:

  • Marisol Correa (Colômbia) – direção de fotografia
  • Rodolfo Pesantes (Peru) – assistente de direção
  • Mariana Leme (Brasil) – atriz suplente, produçãoe divulgação

 

SERVIÇO

“Improvisaciones Mínimas”

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *