FUTURO EM MOVIMENTO: CINEMA NOSSO lanca série no YouTube que mostra o impacto de projetos socioambientais

Hoje (28 de maio) e no dia 02 de junho, às 17h, acontecerá o lançamento dos novos episódios da série Futuro em Movimento. Ao todo, serão de 26 filmes, cada um com 10 a 15 minutos, que revelam as trajetórias de heróis que emergem de projetos que têm apoio da Petrobras. Futuro em Movimento retrata diferentes pessoas e quais caminhos percorreram até conseguir promover mudanças positivas em suas comunidades e suas vidas. Cada episódio mostra ao público que o conhecimento, a criatividade e a determinação são grandes aliados da busca por uma vida sustentável e saudável. Isso se dá através de uma narrativa de vida de um personagem, seja autor ou beneficiário do projeto.

Gravação de um dos episódios de Futuuro em Movimento

Nesta quinta-feira, 28,  marcando a Semana do Meio Ambiente, vão ao ar dois episódios sobre iniciativas que impactam comunidades através da educação ambiental: “De olho na água” e “Semeando sustentabilidade”. Já no dia 2 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, será a vez de conhecer os projetos “Viva o Peixe Boi Marinho” e “Memórias Reveladas”. No canal da série no Youtube já estão disponíveis os dois primeiros capítulos —Cinema Nosso e Unicirco—  que falam de como a união, coletividade, cooperação e solidariedade são capazes de transformar ações e espaços populares.

A série é uma ação do projeto Cinema Nosso – Arte, Educação e Tecnologia, com o patrocínio da Petrobras, que conta com programas de formação audiovisual para crianças e jovens de periferia. A equipe de produção do “Futuro em Movimento” foi composta por profissionais formados no Cinema Nosso, que viajaram o país conhecendo personagens com histórias de vidas transformadoras.

Sinopse dos episódios:

Dia 28 de maio – Semana do Meio Ambiente

De olho na água – Francisca Batista cozinheira ganhou reconhecimento nacional através de seu trabalho no projeto De olho na água. Conheça este projeto que trabalha a educação ambiental com um gosto a mais.

Semeando sustentabilidade – Cidinho mudou a forma de ver a preservação florestal depois de conhecer o projeto Semeando Sustentabilidade. Neste episódio conheça o projeto que junta reflorestamento com agricultura para um melhor desenvolvimento sustentável.

Dia 02 de junho – Dia Mundial dos Oceanos

Viva  o Peixe Boi Marinho – Genilson dos Santos nunca tinha visto um peixe-boi marinho, através do projeto pode conhecer e se apaixonou pela preservação do meio ambiente e desse animal único. Conheça neste episódio o projeto Viva o peixe boi marinho que converge diversas estratégias para a proteção do peixe boi

Memórias Reveladas – Emiliano Bernardo une sua paixão a ilhabela com a da cultura caiçara no projeto Memórias Reveladas. Conheça neste episódio o projeto que enaltece os saberes e valores da comunidade.

O lançamento será totalmente online e haverá um bate-papo com representantes dos projetos ao vivo após a exibição dos episódios.

Cinema Nosso

Cinema Nosso foi constituído informalmente no ano de 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. É após ao filme 7 lideranças de periferia decidem fundar a primeira escola popular de audiovisual do Rio de Janeiro. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia oferecendo projetos para infância e juventude, com metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012  e o  prêmio Rio Sociocultural, 2010. E aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A produção de narrativas, bem como o cuidado e no acompanhamento dos participantes, respeitando sua trajetória e vivência está no DNA da instituição.

 

Episódios já exibidos e disponíveis no YouTube:

Cinema Nosso – Sinopse: Manuela Pereira tem 10 anos e dividia seu tempo livre entre a tevê e os jogos de celular, isso foi antes de conhecer o projeto do Cinema Nosso. Neste episódio conheça o projeto que te ensina a produzir games, filmes e muito mais.

Unicirco – Sinopse: Michel Petterson é um jovem que encontrou sua vocação numa carreira que nunca imagina, num circo. Conheça o projeto Unicirco e como através das artes circenses muda a vida de jovem e traz alegria a muitas crianças.

 

SERVIÇO:

Novos episódios – Série Futuro em Movimento (online) – Dias 28 de maio e 02 de junho

Canal do Cinema Nosso no Youtube – https://www.youtube.com/user/cinemanosso com transmissão também pelo facebook Projeto Cinema Nosso

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *