Dríades e Faunos: Galeria Nara Roesler apresenta exposição de Cássio Vasconcellos

Dríades #2, 2019

 

Galeria Nara Roesler | Rio de Janeiro tem o prazer de apresentar Dríades e Faunos, primeira individual de Cássio Vasconcellos na galeria, que o representa desde 2019. Em sua estreia, o fotógrafo paulista exibe sua mais recente série de trabalhos, que aborda a potência expressiva da natureza e também a relação entre pintura e fotografia.

A série que dá título à exposição é um desdobramento da pesquisa iniciada em 2015 com Viagem pitoresca pelo Brasil (2015 – atual), baseada nas expedições artísticas e científicas que ocorreram no Brasil durante o século XIX. No desenvolvimento de Dríades e Faunos (2019 – 2020), Cássio acrescentou às imagens de Viagem pitoresca pelo Brasil figuras de nus femininos, que remetem à lenda das Dríades, da mitologia grega.

 

Dríades #10, 2019. Clique para dar zoom.

 

As figuras humanas que habitam as composições de cenas idílicas de Vasconcellos foram retiradas de pinturas acadêmicas do século XIX de autoria de mestres como Jacques Louis David, William Adolphe Bouguereau e Jean-Baptiste Camille Corot. Essa é a primeira vez que o fotógrafo se apropria de imagens de outros artistas em seu trabalho. Reitera-se, com esse gesto, a relação entre pintura e fotografia, ali aproximadas: não é só a fotografia que se assemelha à pintura, devido ao seu tratamento, mas também as figuras retiradas das pinturas acadêmicas remetem à imagens fotográficas.

 

SERVIÇO

Exposição Dríades e Faunos
Período de exposição – 05 de março – 30 de maio, 2020

Galeria Nara Roesler
Rua Redentor 241 – Ipanema
55 (21) 3591 0052
info@nararoesler.art

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

ANA MARIA LIMA
Ana Maria Carvalho é jornalista, fotógrafa, especializada em comunicação e psicanalista. Empresária especializada em Arte Contemporânea. Escreve sobre artistas, galerias, feiras e exposições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *