Fafá de Belém lança regravação de música composta por Milton Nascimento com auxílio de IA

No dia de seu aniversário, a cantora presenteia o Brasil com uma versão remasterizada da canção lançada em seu álbum “Grandes Amores”, em 1987

 

Após criar expectativa nas redes sociais, Fafá de Belém finalmente revela o mistério por trás do novo lançamento programado para esta sexta-feira (09), dia de seu aniversário de 68 anos. A cantora presenteia seus fãs com uma regravação especial da canção “Amores”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, originalmente lançada em 1987 no álbum “Grandes Amores”.

O projeto foi idealizado pelo produtor musical e parceiro de longa data, DJ Zé Pedro. Utilizando inteligência artificial, ele isolou a voz original da música e criou um novo arranjo, resultando em uma composição minimalista apenas com voz e piano. Segundo Zé Pedro, a canção, que possui um arranjo popular e histriônico com uma letra delicada como uma pérola, acabou se perdendo no álbum e na memória de alguns fãs. Ao revisar materiais para a biografia de Fafá de Belém, da qual também é responsável, Zé Pedro percebeu a profunda conexão entre a cantora e o compositor e sentiu a necessidade de transformar a faixa em algo mais grandioso.

Fafá de Belém é uma cantora que passou por diversos estilos musicais durante toda a sua carreira, mas agora, fazendo a sua biografia, tem um nome que norteia todos os depoimentos dela, tanto no sentido pessoal quanto no sentido profissional, Milton Nascimento. Ela conheceu o Milton ainda menina, em 1970, quando o Milton ensaiava um show da banda Som Imaginário. Depois, cantou no disco dele, Minas, e ganhou dele canções inesquecíveis como Raça, Sedução e Menestral das Alagoas. Hoje em dia o Milton Nascimento desfruta de uma unanimidade, então, todo mundo fica rendendo homenagens ao Milton, merecidas, obviamente, mas a Fafá é de um tempo anterior a isso. Quando o Milton Nascimento sofreu críticas, porque muita gente não o entendia, ele já tinha uma fã que se chamava Fafá de Belém, e ele soube corresponder a isso, fazendo músicas inacreditáveis para Ela”, diz Zé Pedro.

E neste dia tão especial a cantora paraense quis se dar de presente de aniversário e aos amados fãs o prazer de descobrir ou redescobrir essa pérola escondida de Milton Nascimento e Fernando Brant, este que também era como um membro da família de Fafá.

“Ao ouvir esse trabalho do Zé Pedro, liguei na hora para o Agostinho, que é o filho do Milton, e para outros parceiros para viabilizar esse lançamento, o que acabou virando uma corrente de emoção. E nós fizemos uma capa linda, com uma foto resgatada de um ensaio que fiz com uma fotógrafa paraense, Aryanne Almeida, dentro de um lugar que para mim é meu coração, que chama Terra do Meio. Quando acaba o Círio, eu passo o dia na Terra do Meio, me restaurando naquele rio, que é uma natureza pura”, descreve a cantora.

A regravação de “Amores” já está disponível em todas as plataformas de streaming.

 

PAULO PAES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Apesar da sua formação em direito, sempre amou a música e os gameboards como banco imobiliário, jogo da vida, WAR, tendo sido apresentado ao RPG no fim da década de 80. Desde 2013 se aventurou pelos novos jogos de tabuleiro (board games), um mundo bastante lúdico e bem rico. Vocalista do Dinossauros Nacionais, colabora com o canal Música & Bandas Novas e agora vai nos ajudar a desbravar esse mundo muito legal dos Gameboards, sempre aprendendo também sobre os novos jogos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *