CONTO DE QUINTA: O jardim das borboletas

 

O JARDIM DAS BORBOLETAS

 

TV Cruzeiro, 17 de janeiro de 2021, jornal local:

A partir de hoje, o número 169 da rua Cosme Velho vai ficar mais colorido. Será inaugurado no local o Museu de História Natural Helena Lambiase, que vai funcionar na casa onde a artista plástica Helena Lambiase morou a vida toda, até sua morte, ocorrida em 2019. A principal atração do lugar é o Jardim das Borboletas, um borboletário com 99 metros quadrados, que abrigará espécies que vivem em clima tropical: olho-de-coruja, ponto-de-laranja, borboleta-brancão e júlia. A visitação poderá ser feita de terça a sexta entre 13 e 18 horas, sábados, domingos e feriados entre 10 e 18 horas. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Esse é um sonho antigo de Helena Lambiase que só agora, depois de sua morte, se torna realidade, Em 2018, ela declarou: Quero tanto que esse cantinho do Rio se torne mais colorido e cheio de vida. As pessoas vão poder conhecer melhor a flora e a fauna do entorno e ainda interagir com as borboletas. É preciso despertar a atenção de todos para a beleza da nossa biodiversidade.

TV Cruzeiro, 17 de fevereiro de 2021, jornal nacional:

A prefeitura do Rio interditou ontem o Museu de História Natural Helena Lambiase, que funcionava havia apenas um mês no Cosme Velho. O prefeito Paulo Santiago optou pelo fechamento do local depois que a menina Angélica Ventura da Silva, de 8 anos, foi atacada por um enxame de abelhas. A criança recebeu mais de 3 mil picadas, foi atendida no hospital Souza Filho, em Laranjeiras, mas não resistiu. No próximo bloco: tudo pronto para o início do carnaval na Cidade Maravilhosa. Não saia daí, que a gente volta já…

 

 

CÉSAR MANZOLILLO

 

 

 

 

Siga César Manzolillo nas redes sociais:

@cesarmanzolillo no

FACEBOOK ,

no INSTAGRAM ,

no X (TWITTER) e

@cesarmanzolillo no THREADS

@cesarmanzolillo no BlueSky

 

 

Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa (@acversoeprosa) :


com Ana Lúcia Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

 

 

 

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de vinte e quatro antologias literárias. Autor do livro de contos A angústia e outros presságios funestos (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos.

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *