Especial Verão 90 : Cláudia Raia fala sobre Lidiane e conta a história do bordão

Verão 90 está chegando ao final e já estamos com muitas saudades. Então preparamos um especial quinta e sexta com diversas entrevistas com os atores dessa produção tão nostálgica. 

Lidiane (Claudia Raia) em Fique Fera com a Pantera – Crédito: Globo/Estevam Avellar

Quem não conhece a musa Cláudia Raia que atire a primeira pedra. A musa arrasa por onde passa e com sua personagem Lidiane não foi diferente. Raia construiu uma trajetória incrível para essa mãe e musa das pornochanchadas.

Ela tem tantos coloridos, tantas emoções, tantas nuances, então é mesmo um presente como atriz receber um personagem desses. Sou uma comediante, e consigo só fazer engraçado aquilo o que acho engraçado. Tenho que ler e achar graça, e a acho engraçada. E ela é uma personagem muito bem escrita pelas autoras. Claro que tem a direção do Jorginho (Jorge Fernando), e de outros diretores dando essa finalização, e contribuo com boa parte disso. É desafiador depois de 36 anos de TV Globo, dentre tantos personagens de comédia que já fiz, me reinventar numa nova personagem que conta com algumas características de personagens que já fiz. Foi um trabalho árduo, mas acho que ela ficou bem diferente, engraçada. Saquei desde o começo que o coração da personagem era essa relação com a filha. É a construção de uma dupla, que não são apenas e mãe e filha. Tem mães e filhas que são simbióticas, e elas são, quase numa dependência emocional. Isso é interessante de mostrar, e construímos de verdade, Isabelle (Drummond) e eu, e até passou para a vida. Foi uma dupla que as pessoas vão se lembrar com carinho. ”

Por onde passa, Lid Pantera arranca suspiros com seu corpão. Cláudia falou um pouco sobre a boa forma, o ensaio sensual feito dentro da novela e as cenas sensuais.

Lidiane ( Claudia Raia ) – Crédito: Globo/João Cotta

Acho que a personagem precisaria ter esse tipo de coisa, ela tem essa relação com o corpo, afinal essa é a origem dela. E eu teria que ter toda a disponibilidade para fazer isso, e acho que ficou bom, porque tem coisa que não dá mais para fazer. Tem coisa que você olha e pensa ‘vai ficar ridículo se eu fizer’, então o resultado foi legal. Televisão é tudo corrido, em foto a gente pode rebuscar maisAs pessoas falam nas minhas redes, elogiam muito, gostam, acham graça, porque só dá para fazer aquilo no horário das sete porque é comédia. É legal ver uma mulher de 50 e poucos anos, com esse fogo, essa vontade de viver. Na verdade, isso é real, as mulheres têm isso dentro delas, é que elas são abafadas por um formato de ‘você passou de 40, é velha’, e não existe isso. O mundo inteiro fala de outra coisa, e o Brasil continua machistamente tentando abafar essa mulher como se ela não existisse, e a gente tem que acabar com isso. ”

Acredite se quiser, o bordão “turu bôm”, veio a partir de uma homenagem para Tata Werneck

 O ‘turu bom’, foi uma brincadeira minha e da Tatá Werneck, e eu botei isso numa cena com o Rafa para fazer uma homenagem a ela. Quando falei, todo mundo caiu na gargalhada. É uma coisa tão minha e dela quando a gente se encontra que eu não sabia que isso ia funcionar tão bem. Isso virou um bordão, e nunca mais parei de falar ‘tudo bom’, e onde eu vou as pessoas falam. Incrível porque foi uma coisa super ingênua da minha parte. Não era minha intenção fazer um bordão e acabou acontecendo. Tem muita coisa que trago de outras pessoas, digo que o ator é um bom ladrão (risos). Fico com tudo armazenado, então tem horas que o texto vai vindo e a gente cria. O sotaque por exemplo, eu sou paulista, meu sotaque é paulista, e para fazer a carioca foi difícil, mas meus filhos são cariocas, e tenho muita gente que fala daquele jeito, fui pegando e virou esse retalho de homenagens que é a Lidiane.

A novela terá seu capitulo final exibido no dia 26/07. ‘Verão 90’ é escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com Daisy Chaves, Isabel Muniz e João Brandão, com direção artística de Jorge Fernando e direção geral de Marcelo Zambelli.  

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *