Especial RIO2C 2019: Documentário, carne sem abate e políticas do setor audiovisual são os destaques do quarto dia

No fim de semana, evento traz programação com experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento

No quarto dia do Rio2C – o último da divisão de Conferência e Mercado do evento –,  a cineasta e jornalista Betsy West contou sobre como teve a ideia do seu filme “A Juíza”, um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário deste ano. Detentora de 21 prêmios Emmy de Jornalismo, Betsy disse que, mesmo na redação, sempre gostou de se aprofundar nas matérias. “Enquanto no documentário temos uma liberdade maior, quando produzimos uma matéria jornalística, precisamos sempre ouvir os dois lados e finalizá-la num espaço muito mais curto de tempo”, comparou a cineasta.

No aclamado documentário, ela conta a história da juíza Ruth Bader Ginsburg, 85 anos, veterana de lutas feministas e responsável pela manobra judicial que revolucionou a luta pelos direitos das mulheres. “Muitas mães levaram os filhos para assistir ao longa para ensiná-los um pouco sobre a luta por direitos iguais”, disse Betsy.

O diretor e produtor Oren Jacoby também participou do encontro e falou sobre o documentário Shadowman, no qual conta a história do pintor candense Richard Hambleton. Além de abordar o seu documentário, Oren explicou quais são os passos na produção de um roteiro. “Geralmente, escrevemos o roteiro quatro vezes. Na primeira, é para conseguir financiamento para o filme, na segunda, aprofundamos o assunto com pesquisa.  Depois, reescrevemos no processo de filmagem, e na quarta, e última, o roteiro é reescrito na ilha de edição”, explicou ele.

O diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, também esteve ontem no Rio2C para falar sobre o despacho que suspendeu o repasse de verbas para filmes e séries na semana passada. “A agência não parou, está apenas num momento de transição”, disse Christian. Na defesa do despacho, publicado semana passada à véspera do feriado, o diretor-presidente argumentou que tentou apenas se antecipar e defender os seus servidores.

Na Sala de Inovação, Maria Occarina Macedo,  diretora de Marca e Criatividade da Memphis Meat, falou sobre referências em Foodtech, sustentabilidade e alimentação saudável. “Em 30 anos, o mundo terá 10 bilhões de pessoas e a demanda de carne vai dobrar. Desenvolvemos uma tecnologia para produzir carne a partir de uma única célula”, explica Maria. De acordo com ela, a célula é retirada de animais mortos e é colocada em um tanque que as multiplica. O resultado desse processo são muitos quilos de carne de qualidade. “A única diferença da nossa almôndega para a normal é que não precisamos abater o animal”, disse Maria.

Na Grande Sala, o premiado músico, compositor e arranjador Heitor TP encerrou o dia com uma apresentação ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, com repertório composto por trilhas sonoras criadas por ele, como “Meu Malvado Favorito”, “Minions 1 e 2”, “Angry Birds” e  “Madagacar”, entre outros.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras e Oi, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para empreendedores e profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

 

Destaques do Festivália, dias 27 e 28 de abril

O fim de semana de encerramento da segunda edição do Rio2C, será aberto ao grande público com mais de 100 atrações, que incluem shows, exibição de filmes, experiências de realidade virtual e de neurociências, games, workshops, lançamento de livro, masterclasses e bate-papo com grandes nomes das artes, ciências e marketing, nos dias 27 e 28 de abril, na Cidade das Artes.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Oi e Petrobras, o crescimento do evento deu origem a novos espaços e à Festivalia, que será uma síntese do que aconteceu durante a semana, com o melhor de cada área.

“A Festivalia será um verdadeiro parque de diversões de conteúdos. O público terá um mix de experiências, conhecimento e vivências que vai do audiovisual à neurociência, passando pela música e tecnologia de ponta, com espaços interativos de realidade virtual, oficinas e palestras com grandes nomes da indústria criativa”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.

“É um espelho do que foi apresentado na Conferencia e Mercado durante a semana, só que com foco em jovens de todas as idades – aqueles tem interesse em iniciar suas carreiras na indústria criativa, e outros que queiram se reinventar. Além disto as experiências em workshops e o acesso a conteúdo artístico de qualidade garantem um fim de semana inesquecível na Cidade das Artes”, resume Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket.

Entre as atrações do fim de semana, o Porta dos Fundos fará um Writers´ Room ao vivo, com Fábio Porchat e Antonio Tabet, para que o público possa ver de perto como é o processo de criação dos humoristas.

No painel Choque de Cultura, roteiristas e atores do canal de humor TV Quase, falam sobre os dez anos do projeto. Sucesso na internet e desde o ano passado na TV Globo, o Choque de Cultura é um dos programas da TV Quase, também criadora do Falha na Cobertura, mesa redonda de futebol; da animação Irmão do Jorel, primeira produção original do Cartoon Network feita no Brasil; Overdose e O Último Programa do Mundo. O grupo também integra as equipes de Larica Total e Lady Night.

Profissionais do audiovisual falam sobre a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora e Amora Mautner e Maria Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à construção da obra audiovisual.

O BrainSpace receberá palestras e experiências em neurociência com especialistas como o Neurocientista do IDOR Stevens Rehen e o fundador da BIOPAC Systems, Inc., artista e designer bomédico Alan Macy, que terá duas de suas experiências de ambientes interativos, que já passaram por festivais internacionais como Coachella e Burning Man. Uma delas é o projeto de arte Fogueira Biométrica (Biometric Campfire), que explora a ideia de expressão do sistema nervoso humano em um ambiente de grupo. Os participantes sentam-se em volta de uma “fogueira” desconstruída, onde a eletricidade medida, proveniente do coração de cada indivíduo, é amplificada, condicionada e apresentada visualmente, com trilha sonora e impulsos de toque. Já em Mão ao coração, uma imitação do coração, ligada ao corpo de um participante, transmite as sensações de seu coração para que outra pessoa possa tocar nessa parte muito central da natureza humana.

 

Já o Experience Room é um espaço dedicado a workshops de XR e Games, com a curadoria da XRBR e Ring. São eles: Roteiro para realidade virtual, Introdução à Unreal – Game Engine para desenvolvimento de jogos, XR, aplicações e renderização real time de animação 3D, Introdução à fotografia e vídeo 360, Áudio Imersivo, Level Design, Fotogrametria, Animação Pixel Art, Como desenvolver um documentário imersivo e Projetos de Games.

Youtuber de sucesso, com 786.421 inscritos em seu canal, Pirula é Paulo Pedrosa, biólogo, mestre e doutor em Zoologia, que lança, ao lado de Reinaldo José Lopes, colunista e blogueiro da editoria de Ciência da Folha de São Paulo, o livro Darwin sem frescura (editora Harper´s Collins) em tarde de autógrafos logo após palestra da dupla para falar sobre como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade.

O público poderá colocar a mão na massa nos workshops oferecidos pela Full Sail University da Flórida, EUA. No Workshop de Technology, os participantes são apresentados aos princípios de gráficos tridimensionais, para aprender a fazer modelagem, texturas e animar um personagem para uma produção de TV. No Workshop de Stop Motion, os alunos são desafiados a criar seus próprios projetos de stop motion e montar, em grupo, uma história coesa e produzir suas ideias. No Workshop de Games, grupos trabalham em um projeto de um jogo. Eles são apresentados a componentes cruciais para a criação de um jogo e aprendem quais características tornam um jogo digital um projeto de sucesso. E no Workshop de Entertainment Business, os participantes são colocados em contato com as indústrias da música, TV, videogame e esportes e são desafiados a criar uma nova fonte geradora de faturamento para um festival de música, colocando suas ideias em um infográfico exclusivo onde aprendem a detalhar suas propostas.

A AIC ― Academia Internacional de Cinema apresenta a Oficina Minuto Lumière. Com caráter expositivo e prático, se propõe a mostrar a importância de rodar um único plano, tendo em vista noções de enquadramento, composição, movimento e disposição, gestos fundamentais em todo fazer cinematográfico.

Luiz Telles, Diretor de Conteúdo e Engajamento da Artplan, e Renata Cruz, Gerente do NOW (produção de conteúdo real time) e conteúdo Digital Rock In Rio ensinam a planejar e criar conteúdo engajador em tempo real e descobrir novas formas de aumentar o alcance de um evento.

O IED fará 09 workshops no fim de semana, entre eles de A Moda Contemporânea e a Revolução da Empatia, com o estilista e consultor de moda Dudu Bertholini; de Branding – Gestão de Marca, com a coordenadora e mentora do Master em Branding do IED, Ana Cotta, e Design Thinking e a construção do Multiverso, com o prof. Arthur Kjá.

O Rio2C exibe seis filmes na Grande Sala: Amazônia, o Despertar da Florestania, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski; Deslembro, de Flávia Castro; Rindo à Toa – Humor Sem Limites, de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga; Simonal, de Leonardo Domingues; Elogio da Liberdade, estreia de Bianca Comparato como diretora, e o documentário A Juíza (RBG), codirigido por Betsy West, nomeado ao Oscar® de 2019 nas categorias Melhor Documentário e Melhor Canção Original.

A Casa das Marcas é invadida durante a Festivalia por uma série de palestras e workshops. Uma das atrações é o painel YouTube apresenta: Influência com Conteúdo, Nerdologia, Manual do Mundo, English in Brazil, reunindo os youtubers Iberê Thenório e Átila Iamarino. No sábado, a Casa das Marcas recebe os apresentadores do GNT Thaynara OG e Mohamad Hindi, com moderação de Tainá Saramago, Gerente de Inteligência de Negócio e Produto da VIU Hub, para a Sessão VIU: Quem Sabe, Faz ao Vivo! Nela, falam como é criar conteúdo ao vivo durante horas, como segurar a audiência e manter o engajamento e mostram quais as dificuldades que enfrentam nesse formato.

Na música, o Rio2C abre suas portas para os novos talentos da cena musical com diversos shows. No Palco Eletroacústico se apresentam Martins, Cai Sahra, Jonathan Feer, Gragoatá, Duda Brack e Gabz. E o Palco Américas, no térreo, recebe Anderson Primo, Martte, Isabela Moraes, Rashid, Nanda Garcia, Jorge Airton, Simone Mazzer e UM44K.

EXPO

Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes.

O espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual. O XR Arcade é uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo, como Madame Galéria, criado pela produtora Broders, que leva o participante a uma viagem pelo Cosmos; ou Viking Days, lançado no Oculus Go, HTC Vive, Oculus Rift e PlayStation VR, mistura de Job Simulator com WarioWare .

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, patrocinadora do evento, também estará no Rio2C compartilhando aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, cultura e empreendedorismo social. A Oi vai apresentar histórias inspiradoras nascidas no Oito, hub de empreendedorismo e inovação da companhia para aceleração de startups. Vai ainda mostrar ao mercado soluções digitais que a companhia oferece a outras empresas para que aprofundem o uso da tecnologia em seus negócios.

A Petrobras, patrocinadora do Rio2C, estará presente em três diferentes espaços. No Espaço Jornada pelo Conhecimento Petrobras, principal espaço da marca no evento, a Petrobras vai convidar o público para o laboratório sobre rodas da empresa, fruto da parceria tecnológica da Petrobras com a McLaren na Formula 1. Neste espaço, também será oferecida a oportunidade do público ser desafiado sobre os principais temas do Rio2C: criatividade e inovação. A Arena Petrobras Robocup promoverá uma competição de robôs para divulgar os avanços das pesquisas e a divulgação científica nas áreas de robótica e inteligência artificial. A partida de futebol de robôs é uma plataforma para demonstrar, de maneira lúdica, soluções para problemas reais do dia a dia de maneira a atrair o grande público.

A EXPO recebe também as Empresas Globo – que reúne Globo, Globosat, Globo Esporte, GloboPlay e Som Livre – em um único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Destaque para A arte de… Improviso com Fernando Caruso, História de Carreira com Marcelo Souza, diretor de tecnologia da Globo.com, Sessão Telecine: mulheres fazem cinema, com Ana Beatriz Parente, Gerente de Comunicação e Marketing da Rede Telecine. O Espaço traz também bate-papo com grandes profissionais do grupo: Marcos Caruso fala sobre a arte de atuar; os artistas da Som Livre, Ana Vilela e Filipe Het fazem um pocket show; e também participam as jornalistas e apresentadoras Barbara Barcia, Fernanda Prestes, Claudia Alves, entre outros.

O BNDES oferece painéis com apresentação de case studies e modelos de sucesso. Débora Ober, Produtora Executiva da UP! Content, criadora da série educacional de desenho animado Bubu e as Corujinhas, fala sobre o desafio de criar histórias para as crianças e o processo de realização, e Geórgia Costa Araújo, Sócia-Diretora da produtora Coração da Selva, à frente de obras como Onde está a felicidade e Praia do Futuro, conta como é trabalhar com diferentes formatos e as especificidades narrativas e de produção de séries de TV, longas-metragens, conteúdo transmídia e documentários.

O We Work oferece sessões do Talk by We sobre tecnologia, criatividade e inovação, além de bate-papos com os palestrantes do Rio2C, onde os participantes podem conhecer de perto nomes como Wilson Lannes, VP e CFO, da Sony Music Brasil, Maria Frastrone, Pró-Reitora de Pós-Graduação do IBMEC, entre outros.

Os participantes ainda podem participar de monitorias, workshops, palestras e experiências em realidade virtual nos espaços Semp TCL, Firjan, Seagate, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like, que compõe o espaço com experiência e ativações.

Na parte de alimentação, a Festivalia terá diversas opções para o público com os foodtrucks e bike trucks El Cozu, Carango FoodTruck, Cogu Truck, Vulcano, Espírito de Porco, Barit Steak, Delfina, Belga Burguer, Benkei, Pizza Al Taglio, Tapí Deli, Tasca do Filho d´Mãe, Wine Bike, Dogaria Ny, Mist Sorvete Na Chapa, Papajack, Pizzecletta, NUU e Divino Café.

 

Veja as Fotos dia 26 de abril :

https://www.dropbox.com/sh/sb2n2i2ax6dqwto/AAC-RHQc1VKwvDM5pcPX-gQxa?dl=0

 

Fonte: FACTORIA Comunicação

 

Especial RIO2C

ARTECULT – ESPECIAL RIO2C

Clique aqui e veja nossa cobertura completa!

Em suas oito edições o Rio2C já contou com mais de 38 mil participantes de 26 países em 989 paineis.

Para conferir a programação completa acesse o site http://www.rio2c.com/programacao

  • Quando: de 23 a 28 de abril
  • Onde: Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
  • Mais informações sobre ingressos e horários em http://www.rio2c.com/

Cobertura RIO2C – 2019:

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *