5 de maio : o Dia MUNDIAL da Língua Portuguesa!

 

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Nos oito países em que se fala a língua portuguesa, em 05 de maio se celebra o Dia da Língua Portuguesa e Cultura.

Mas anota aí: no dia 05 de maio de 2020 será celebrado o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Após aprovação da UNESCO ocorrida em 17.10.2019, a data será comemorada mundialmente. A decisão da UNESCO é inédita em relação a uma língua que não seja considerada uma das oficiais da organização.

A proposta foi introduzida pela comunidade dos países em que se fala a língua, sob a argumentação de que a língua portuguesa é a mais falada no hemisfério sul e que teria deixando marcas em várias línguas do mundo. Aprovada por unanimidade pelo conselho executivo, será ratificada em novembro, na conferência geral da UNESCO.

É um passo significativo na promoção da Língua Portuguesa, tendo em vista que a data entrará no calendário mundial e sua comemoração poderá ocorrer de forma mais abrangente, em outros países do mundo (não só nos lusófonos), bem como na própria sede da UNESCO. Traz a esperança, também, de que, mais adiante, o idioma seja adotado como uma das línguas de trabalho na ONU e seja reconhecida como uma das línguas de cooperação internacional.

Vamos devagar mas cheios de orgulho e alegria. Como parte da comunidade falante da língua, citando Caetano Veloso, “gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões”.

A Língua Portuguesa foi o primeiro amor que tive na vida. A língua materna! Meu brinquedo favorito. Minha identidade. O que nos faz nação do Oiapoque ao Chuí.  Até hoje brinco com suas palavras e encontro, na sua morfologia, universos inteiros.

 

Viva a Língua Portuguesa!

 

Fonte: noticiasaominuto

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Ana Lúcia se formou em Letras (Português-Literatura) em 1993, pela PUC/RJ. Fixou-se em outra carreira. A identidade literária, contudo, está cravada no coração e o olhar interpretativo esgarçado pra sempre. Continua experimentando cursos em que o debate lhe acresça não só à escrita mas à alma. Some-se a isso sua necessidade de falar, sangrar e escorrer pelos textos que lê e escreve e isso nos traz aqui. Escreve ficção em seu blog pessoal (anagosling.com) desde março de 2010 e partilha impressões pessoais num blog na Obvious Magazine (http://obviousmag.org/puro_achismo) desde junho de 2015. Seu texto “Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais” já foi lido por mais de 400 mil pessoas e continua a ser compartilhado nas redes sociais. Aqui o foco é falar de Literatura mas sabe-se que os processos de escrita, as poesias e os contos não estão só nos livros mas na vida em si. Vamos falando de “tudo” que aguçar o olhar, então? Links: Contos, poemas, crônicas: anagosling.com Artigos, crônicas: http://obviousmag.org/puro_achismo Redes Sociais: Twitter: https://twitter.com/gosling_ana Facebook: https://www.facebook.com/analucia.gosling

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *