CRUSH! A websérie : Websérie musical adolescente que promete movimentar o universo teen no YouTube

Elenco de CRUSH! A Websérie. Foto: Divulgação.

 

Foto: Laura Schaper

Idealizada por Mariana Azambuja, que também escreveu o roteiro ao lado de Felipe Junqueira, com direção musical de Lulu Joppert e direção de Rogério Garcia e Yuri Farage, a primeira temporada de “CRUSH! A websérie“, que estreou no último dia 21, terá seis episódios, com duração média de 20 minutos cada, toda segunnda-feira às 19h no Youtube (canal issoecrush) !

A websérie conta a história de três melhores amigos, Madu, Pedro e Ciça, além de outros alunos da Escola Internacional do Rio de Janeiro, como o carismático Lucas, o bad boy Miguel e o recém-chegado Gui, e revela experiências vividas no universo teen, trazendo à tona, discussões sobre temas como relacionamento, amor, amizade, nudes, ciúmes, preconceito, gordofobia, solidariedade, aplicativos de mensagens, música, entre outros.

A ideia partiu de uma proposta, feita pela psicóloga e cantoterapeuta Lulu Joppert a sua amiga Mariana Azambuja, de roteirizar um espetáculo de teatro musical para adolescentes. “Foi maravilhoso poder contar com a colaboração da Lulu Joppert, que é psicóloga especializada em adolescentes. Ela nos deu dicas incríveis e imprescindíveis, e trouxe questões que estão em voga hoje no universo teen. Foi muito enriquecedor!”, comenta Mariana Azambuja.

Foto: Anaxi Altamiranda

Apaixonada por musicais, cinema e seriados e mãe de duas jovens, a advogada se sentiu confiante de sair de sua zona de conforto e aceitar o desafio. Convidou seu amigo de infância, o também advogado, Felipe Junqueira, e, juntos, se aprofundaram nesse universo.

“Felipe e eu somos advogados, mas a verdade é que minha paixão sempre foi escrever. E Felipe, leitor assíduo que é, não só ama escrever, como o faz muitíssimo bem. Chegamos a ter um blog de política juntos, durante um tempo, onde escrevíamos artigos e fazíamos entrevistas.  Aliás, quando eu era bem pequena, com uns 7 anos, já produzia um jornalzinho chamado Jornal da Praia, que meu pai, orgulhosíssimo, fazia cópias e distribuía para a família toda. Depois, na adolescência, comecei a escrever poesias, principalmente depois que ele morreu.  E, paralelo a isso, eu sempre tive vontade de escrever roteiros. Entre petições, contratos e pareceres, fiz alguns cursos e li roteiros de vários segmentos. Me lembro, quando eu tinha uns 10 anos, queria escrever uma novela! Depois, um pouco mais tarde, comecei a pensar em roteirizar um filme. Ou seja, sempre foi algo que eu quis fazer. CRUSH! é a realização de um sonho! E eu gostei tanto da experiência, que já tenho outros projetos em andamento.”, contou Azambuja

Em sua primeira direção audiovisual, Rogério Garcia se uniu ao time de idealizadores do projeto para realiza-lo. Reuniu profissionais importantes como seu parceiro na direção Yuri Farage Diretor da série (Até você me esquecer) atualmente concorre a melhor websérie de drama no Sicilly web fest (Itália) e Our Voices Web (Canada), a coreografa Vanessa (diretora de movimento do sucesso “Detetives do prédio azul) e a diretora de arte e cenógrafa Julia Deccache, (Indicada as prêmio Shell e APTR 2019 por seu trabalho em “ as crianças”).

Foto: Laura Schaper

Mariana Azambuja falou sobre a seleção da equipe: “Contamos com as boas escolhas e a expertise do Rogério Garcia, diretor da websérie, para termos em nosso time profissionais de peso, como seu parceiro de direção, Yuri Farage, a talentosíssima diretora de Arte, Júlia Decache, e a super coreógrafa, Vanessa Garcia, por exemplo. Tivemos a sorte, ainda, de trabalhar na pré-produção com o João Conde, profissional incrível, que assina a edição de CRUSH! Além de um elenco, nem tão experiente, mas com talento de sobra!”

Rogério foi criterioso na escalação do elenco, formado por jovens atores, em grande parte oriundo da Escola de Atores Wolf Maia, espaço onde trabalha como diretor de produção.  Entre eles, cinco protagonistas: um rosto já conhecido dos adolescentes, Felipe Coutinho (Gui), que viveu o personagem José Bial, na novela `Bom Sucesso´, da TV Globo: Helena Leal (Madu); Vitória Mota (Ciça); Matheus Faissal (Pedro); Guilherme Wermecker (Lucas); João Faria (Miguel); Alix Bandeira (Miss Jacqueline); Maju Tatagiba (Mila) – que se apresentou na final do `The Voice Brasil`, em 2015, no coral infantil com Carlinhos Brown -; Daltom Reis (Breno), André Cury (Rapha), João Conde (João) – editor da websérie e que acaba de ganhar, no júri popular, na categoria de melhor curta, com o seu filme `Querido Tempo´, no ´Quarentine Film Challenge´, festival online promovido pelo Film Consortium San Diego, nos Estados Unidos -; Leo Acorci (Thomas); Assim como, Raphael Moutinho (Digo); Mariana Torres (Caroline); Osvaldo Novais (Julio Cesar); Bruno Ferneda (Kiko); Lulu Joppert (Suzana) e Lucas Sereda (Betinho).

As gravações foram realizadas no Rio de Janeiro, durante 20 dias, em janeiro, antes da pandemia, e traz também a importância das músicas para os jovens, que foram selecionadas por Mariana e Lulu – que fez a preparação vocal de todo o elenco. No repertório, alguns sucessos, como `Take on Me´, da banda norueguesa A-ha, `We’ve Got Tonight´ de Kenny Rogers, `Já sei namorar’, dos Tribalistas e muitas outras.

“Para mim, em musicais, as músicas não são meramente parte da trilha sonora. Elas complementam o roteiro, ajudam a contar a história. Tem que se encaixar perfeitamente na trama, como se diálogos fossem. E foi com base nisso que escolhemos as músicas e produzimos os clipes que ilustram e recheiam a websérie.”, explica Mariana.

Foto: Crica Richter

Infelizmente musical não é um produto muito consumido no Brasil, não podemos deixar de perguntar para Mariana sobre esse desafio de produzir este tipo de conteúdo: “Eu sou uma apaixonada por musicais! Seja no teatro, no cinema e na TV. Então, para ser bem sincera, não pensei nos riscos dessa escolha. Quando a Lulu trouxe a ideia desse formato, topei na hora! Tudo com música fica melhor.”

Além de musical “CRUSH! A websérie”, foi feito para o público teen, e verdade seja dita, criar conteúdo para essa faixa etária não é tão simples. Muitos estão enfrentando grandes mudanças e muito conflitos.

“Adorei produzir conteúdo para o público teen! E apesar dos conflitos e mudanças que marcam essa etapa da vida, fluiu muito bem! Acho que porque trouxemos para o roteiro de CRUSH! muitas experiências da nossa própria adolescência, do nosso colégio, dos nossos amigos. Felipe e eu nos conhecemos desde pequenos, estudamos juntos, temos muitos amigos em comum, então, isso aconteceu de forma super natural. E deu muito certo! Fora que, tanto ele quanto eu, temos filhas adolescentes, o que nos permitiu trazer a trama para a realidade de hoje. Atualizamos nossas histórias com base nas histórias que ouvimos delas! “

Canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/issoecrush

Foto: Crica Richter

“CRUSH!” A WEBSÉRIE
Ficha técnica:
Roteiro: Mariana Azambuja e Felipe Junqueira
Realização: Mariana Azambuja
Produção Executiva: Mariana Azambuja
Direção: Rogério Garcia e Yuri Farage
Direção Geral: Rogério Garcia
Direção Musical: Lulu Joppert
Direção de Produção: Mariana Azambuja
Coordenação de Produção: Lucas Sereda
Produção de Elenco: Rogério Garcia
Assistência de Direção: Anaxi Altamiranda
Diretor de Fotografia: Alyrio Tkaczenko
Assistência de Fotografia: Marcelle Secco
Técnico de Som: Igor Tkaczenko
Produtor Musical: Marco Antonio dos Santos
Edição e Animação: João Conde
Colorização: João Conde
Programação Visual e grafismo: Bárbara Lana
Direção de Arte: Julia Decacche
Direção de Movimento: Vanessa Garcia
Figurino: Guilherme Wermecker
Maquiagem: Amanda Sotero
Continuísta: Fafá Sobral
Logger: Edson Araújo

Músicas:
CRUSH! (música original)
Compositor: Leo Acorci
Intérprete: Leo Acorci
Arranjos e instrumentação: Marco Antonio dos Santos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *