Convocatória ARTECULT de Fotografias de Dança em Comemoração ao Dia da(o) Bailarina(o)!

Arte de Renan Ribeiro (instagram.com/renan._.ribeiro)

No dia 01 de setembro comemora-se no Brasil o Dia dos Bailarinos. Não se sabe ao certo de como e porque surgiu a data, mas seu objetivo é homenagear os artistas dançarinos de balé.

O balé surgiu no século XV, durante a Renascença, nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé. Entretanto ele continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e especialmente na Rússia por Sergei Diaghilev. Podendo, talvez, ser considerado um do primeiros sistemas de técnica  de dança organizado do Ocidente, o mesmo serviu, e ainda serve, como base de desdobramentos de diversos estilos de dança: neoclássico, moderna, expressionista, pós-moderna, contemporânea, entre outras. A árdua construção e manutenção corporal de seus artistas e todo ambiente que constrói seu imaginário, cativa e impressiona olhares. O artista impressionista, Edgar Degas, por exemplo, possui uma série de obras sobre o tema, tais como Aula de Dança, Ensaio de Balé, Bailarinas em Azul, entre outros. Hoje, na contemporaneidade, é possível conferir colaborações entre bailarinos e fotógrafos gerando belíssimas obras, especialmente no meio digital e em redes sociais.

Arte de Renan Ribeiro (instagram.com/renan._.ribeiro)

Visando comemorar o Dia da(o) Bailarina(o) e dar visibilidade às obras oriundas da relação entre a fotografia e a dança, o ARTECULT convoca artistas, escolas, companhias e praticantes de dança a enviarem fotografias a fim de promover uma apreciação de imagens de bailarinos no dia 01 de setembro de 2018.

 

Para participar basta :

  • enviar uma fotografia em JPG ou GIF, de até 5Mb de tamanho, com o nome e breve trajetória do bailarino e fotógrafo até dia 29/8 para o email canal.danca@artecult.com.
  • Serão aceitas fotografias em formato profissional, amador ou registro, de bailarinos de variados estilos ou expressão de dança e diferentes idades.
  • A inscrição é gratuita e não há limite de inscrição de fotografias por participante.
  • Serão escolhidos 15 fotografias e a divulgação do resultado acontecerá aqui no canal dia 30/8. Os selecionados, além de terem sua obra compondo a programação do dia 01/09, terão sua trajetória artística relatada.

Não deixe de participar !! Envie sua foto seguindo as regras acima para :

 

canal.danca@artecult.com

Arte de Renan Ribeiro (instagram.com/renan._.ribeiro)

 


RAFAELI MATTOS
Equipe ArteCult – DANÇA

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *