COMO FALAR (BEM) DE IMPROVISO

 

Falar bem em público requer preparação. Mas, às vezes, somos instados a dizer algumas palavras de improviso, e não há tempo para preparação alguma! O que fazer?

 

Minha primeira dica é: mantenha a calma. Entenda a situação não como uma ameaça, e sim como uma oportunidade de contribuir para o evento/ ocasião em que se encontra, mostrando o seu melhor.

 

Segunda dica: respire! Respire conscientemente e mantenha sua atenção no momento presente. Concentre-se, não permita que seus pensamentos voem para outros assuntos, se “descolando” do “aqui e agora”. Quando a mente passeia aleatoriamente entre passado e futuro, você pode se perder nas ideias, e a ansiedade pode tomar conta de você. Estando 100% alerta, você tem total capacidade de análise, julgamento e ação.

 

Terceira dica: pense e avalie quais são os valores para quem te assiste e que assuntos vão interessá-los. Para impactar positivamente, é importante que sua mensagem também seja positiva, incentivadora, que destaque aspectos relevantes da “agenda” do grupo.

Exemplos:

© Depositphotos.com / GeorgeRudy

É uma reunião de negócios?

Por pior que esteja a situação na empresa, destaque os avanços recentes, o esforço e comprometimento da equipe. Os resultados alcançados que corroboram o valor do time e a perspectiva de resultados ainda melhores no futuro.

 

É seu aniversário ou de um parente próximo? (Sabe aquele corinho que você sempre detestou ouvir? “discursooo, discursooo..”)

Fale da emoção de ter cada uma das pessoas ali, nesse momento especial. Agradeça a quem preparou os detalhes da festa.

 

É um enterro?

Destaque a diferença que a pessoa fez na vida dos presentes, e especialmente na sua, citando algumas de suas qualidades. Lembre a todos do legado que ele/ela deixa (o bom exemplo para filhos, netos…).

 

É uma entrevista para TV, na rua?

Ouça a pergunta que o repórter lhe fizer – ela é a sua guia para elaborar a sua resposta. Lembre-se que o tempo é caro na TV (não irá ao ar uma fala muito extensa), portanto eleja 1 ou 2 pontos que considere mais relevantes sobre o assunto. Seja objetivo e sintético.

 

Participe do Workshop “COMO FALAR BEM EM PÚBLICO” com Rodrigo Lacerda, um dos comunicadores mais requisitados para a apresentar eventos de médio e grande porte!

 

A última dica é, talvez, a mais importante: seja sincero!

Abra seu coração, seja coerente e honesto com você mesmo.

As pessoas perceberão a transparência na sua voz e no seu semblante, o que carregará ainda mais de CREDIBILIDADE a sua mensagem!

 

Até a próxima e… solte o verbo!

RODRIGO LACERDA

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rodrigo Lacerda
Rodrigo Lacerda é empresário, palestrante, apresentador, locutor e mestre de cerimônias. Com 27 anos de experiência, já se apresentou para grupos de até 50.000 pessoas, entre colaboradores e presidentes de empresas, brasileiros e estrangeiros, em pequenos eventos privados até a Rio2016. Atuou em todas as regiões do Brasil, além de metrópoles como Nova Iorque, Vegas, Miami, Barcelona, Paris e Dubai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *