CINEMATECA DO MAM – 65 Anos: Mostra apresenta cinco curtas que reforçam a importância da preservação da nossa memória cinematográfica

 

São apenas 45 minutos, mas bastam para ratificar a importância da preservação da memória cinematográfica brasileira. Cinco curtas, cada um a seu modo, realçam o poder das imagens para além da fruição estética. Em cada filme, acresce à força das imagens o valor inerente do documento.

1) Gafieira, de Gerson Tavares, composto com a sua peculiar elegância de estilo, é uma espécie de ensaio para O Baile, de Ettore Scola. A rotina de um salão dos passos perdidos acompanhada em seus detalhes ganha dimensão de tratado sociológico, mostrando a ocupação do espaço urbano por uma nova classe social. Fotografado por Lauro Escorel e com a colaboração revistrada nos letreiros de Flavio Migliaccio.

2) Creche-Lar traz um precioso registro das dificuldades enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras do Rio de Janeiro divididas entre a necessidade de emprego e a criação dos filhos;

3) Carnaval de Rua reúne imagens preciosas de arquivo da folia momes a na Porto Alegre dos anos 50;

4 e 5) Finalmente, Pantera Negra e Eclipse entraram para a antologia do cinema brasileiro pela audácia na mesclagem de manifesto político e desafio estético, características do melhor experimental brasileiro.

Um baita programa, que ainda conta com a preciosa introdução de Débora Brutuce, Presidente da Associação Brasileira de Preservadores do audiovisual.

Vá, veja e compartilhe.

Assista em vime.com/mamrio

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado e @hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

CINEMA & COMPANHIA
Críticas, Séries, notícias, Mundo Geek! Siga o @cinemaecompanhia no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *