‘CASA DE ANTIGUIDADES’: Filme recebe prêmio “ROGER EBERT” do Festival de Chicago

 

CASA DE ANTIGUIDADES, de João Paulo Miranda Maria, recebeu nesta sexta-feira (23) o ROGER EBERT AWARDS DO FESTIVAL DE CHICAGO, destinado a revelar novos talentos e vozes no Cinema Mundial, o prêmio leva o nome de um dos maiores críticos norte-americanos e que também é conhecido por ter revelado Martin Scorsese em 1967, entre outros diretores que fazem parte da história do cinema.

Único filme latino americano na seleção oficial de Cannes de 2020, CASA DE ANTIGUIDADES está em cartaz na 44a Mostra Internacional de Cinema e foi também exibido nos Festivais de Toronto e San Sebastian. Mencionado pela Revista Variety, como um dos cinco cotados para melhor filme internacional no Oscar 2021, terá uma estreia especial, por uma semana, no dia 19 de novembro, no Petra Belas Artes em São Paulo e assim garantir que possa ser elegível para o Academy Awards.

Confira algumas imagens do filme (Fotos: Divulgação) :

 

Sobre o Filme:

Em CASA DE ANTIGUIDADES, Antonio Pitanga dá vida a Cristovam, um homem simples do interior, que precisa mudar de cidade em busca de melhores condições de vida e trabalho. Porém, ele se depara com uma realidade que desperta, dentro dele, algo que antes não estava escancarado, sofrendo com a solidão e o preconceito dos moradores locais.

Em seu primeiro longa, João Paulo Miranda Maria, invoca os demônios invisíveis dos oprimidos através de um olhar, cheio de nuances, sobre o racismo sistêmico no Brasil moderno. O que acontece quando após décadas de abusos destroem a humanidade de Cristovam?

Um dos maiores atores do Brasil, Antônio Pitanga, diz que o papel de Cristovam “é um grande presente”. O ator que completou 80 anos recentemente, já esteve em Cannes em 1962, quando o Brasil levou a Palma de Ouro, pela primeira e única vez, com “O Pagador de Promessas” de Ancelmo Duarte, mas CASA DE ANTIGUIDADES deu a ele a oportunidade de ter outro filme em Cannes, agora como protagonista: “Cristovam é um homem do Brasil, um autentico trabalhador brasileiro e ter sido convidado por João Paulo Miranda Maria para interpreta-lo, me deu uma alegria imensurável, no auto dos meus oitenta anos, eu não poderia estar mais feliz”.

CASA DE ANTIGUIDADES é composto por cenas ricamente fotografadas por Benjamín Echazarreta, o mesmo de “Uma Mulher Fantástica”, longa vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a montagem é de Benjamin Mirguet de “Batalla En El Cielo” e a composição sonora musical é de Nicolas Becker, o mesmo de “Gravidade”. Com diálogos mínimos, a história de Cristovam, um homem negro indígena do norte rural do Brasil, foi construída de modo que o público tenha também uma experiência sensorial. “Quero que o público sinta o filme, e sinta o que o que Cristovam vive durante o filme e mostrar o que eles não estão vendo. O que teoricamente é invisível, pode ser sentido. ”, diz o diretor.

CASA DE ANTIGUIDADES tem ainda no elenco o belga Sam Louwyck (“Cargo”), Ana Flávia Cavalcanti (“Corpo Elétrico”), Aline Marta Maia (“Serial Kelly”) e Gilda Nomacce (“Ausência”). Foi produzido pela brasileira BeBossa e pela francesa Maneki Films, e é coproduzido pelo Canal Brasil. O roteiro, foi desenvolvido pelo próprio João Paulo Miranda Maria na Residence de Cannes – Cinéfondation, com a supervisão de Miguel Machalski (“Los Perros”, “O Verão dos Peixes Voadores”) e a colaboração de Felipe Sholl (Fala Comigo).

O filme conta com o apoio e patrocínio do FSA (Fundo Setorial do Áudiovisual), CNC (Centre Nacional du Cinema – FR), Hubert Bals Fund, Cine en Construccion – Toulouse e Projeto Paradiso.

 

SINOPSE

Cristovam é um “caipira” do interior do Brasil que busca em outras terras melhores condições de trabalho. Mas, o contraste cultural e étnico da nova morada em relação à sua terra natal provoca no vaqueiro um processo de solidão e perda de identidade. Boatos e maldades dos habitantes locais o levam ao desespero e a decisões equivocadas, fazendo-o perder a razão e a lucidez. Sem saída, ele passa a reviver o passado para suportar o presente.

Confira o teaser do filme:

 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

  • Direção e Roteiro: João Paulo Miranda Maria
  • Roteiro: João Paulo Miranda Maria
  • Produzido por: Denise Gomes, Paula Cosenza e Didar Domehri
  • Elenco: Antonio Pitanga, Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck, Aline Marta Maia, Gilda Nomacce,
  • Direção de fotografia: Benjamín Echazarreta
  • Montagem: Benjamin Mirguet
  • Trilha Original: Nicolas Becker
  • Ano: 2020
  • Duração: 94 min.
  • Classificação: a definir

 

SOBRE O DIRETOR

Diretor e professor acadêmico, João Paulo Miranda nasceu no interior do estado de SP/Brasil em 1982. Fez Cinema no Rio de Janeiro e Mestrado em Multimeios na UNICAMP, apresentando uma dissertação sobre o cineasta Jean Luc Godard e o Grupo Dziga Vertov. Influenciado por sua pesquisa, João Paulo retorna ao interior de SP e funda o grupo de pesquisa e prática cinematográfica Kino-olho. Observando a realidade, ele buscou no cotidiano de sua cidade a inspiração para seu estilo, que chamou de “Cinema Caipira”, uma linguagem a partir da observação da realidade crua e bruta, da qual ele tenta transmitir sua essência.

João Paulo é membro da ABC (Associação brasileira de cinematografia); fundador e editor da Revista mensal “Cinema Caipira” que conta com 54 edições; Idealizador e coordenador do FIIK (Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho em Rio Claro SP), desde 2009; Professor do projeto “Matemática e Cinema” em parceria com as Universidades UNESP (Rio Claro) e UWO (Canadá) 2009; Professor pelas oficinas culturais Carlos Gomes em Limeira – SP e Hilda Hilst em Campinas – SP de 2006 a 2010; Educador do projeto estadual “Bem-te-vi” no ano de 2006/2007 sob a coordenação pedagógica da ECA/USP.

Em dezembro de 2015 participou de um Lab organizado pela Semana da Crítica – Festival de Cannes em parceria com o Torino Lab, em Moulin D’andé – Céci (Centro dos escritores cinematográficos), onde passou por consultoria sobre seu roteiro com grandes especialistas. Em 2017, João Paulo participou de uma residência artística oferecida pelo Festival de Cannes.

Dentre seus trabalhos estão os curtas-metragens:

“Meninas Formicida” – Competicao Oficial de Veneza 2017; “A Moça que dançou com o Diabo” (2016) – Festival de Cannes, Competição Oficinal, Prêmio especial do Júri ; 54º New York Film Festival; 60º BFI London film Festival; Festival Internacional Vila do Conde, Portugal; 27º Festival de Curta-metragem de São Paulo – Kinoforum; 5º Olhar de Cinema de Curitiba, Prêmio do Público.

“Command Action” (2015) – Festival de Cannes, Mostra competitiva “Semaine de la critique”; Festival Internacional Vila do Conde, Portugal; 59º BFI London Film Festival; 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; V Janela Internacional de Cinema do Recife; 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, RN

“A girl and a Gun” (2009) – Selecionado e premiado no Concurso “The Screening Room Mobile Phone Movie competition” – CNN

 

SOBRE A BEBOSSA – Denise Gomes e Paula Cosenza

Com vários longas-metragens e documentários no currículo e com centenas de horas produzidas para canais de televisão de todo o mundo, seus filmes foram exibidos e premiados em Cannes, Berlinale, Telluride e Sundance. Entre os trabalhos cinematográficos, destacam-se “Arana” (2019) de Andres Wood; Além do Homem (2018), de Willy Biondani; Uma Espécie de Família (2018), de Diego Lerman – Melhor Filme nos festivais internacionais de Chicago e Miami e Melhor Roteiro no Festival de San Sebastian; Olhar Instigado (2016), de Chico Gomes; De Onde Eu Te Vejo (2016), coprodução com Globo Filmes e Warner Bros.; Ausência (2014), de Chico Teixeira – vencedor de quatro Kikitos no 43º Festival de Gramado, incluindo o prêmio de Melhor Filme Brasileiro, além dos prêmios Especial do Júri e Melhor Ator no Festival do Rio; Rio Eu Te Amo (2014); São Silvestre (2013), de Lina Chamie; Tropicália (2012), de Marcelo Machado – premiado no Jecheon Intl Music & Film Festival; Cara ou Coroa (2012), de Ugo Giorgetti; Violeta foi Para o Céu (2011), de Andrés Wood – premiado no Sundance Film Festival; O Samba que Mora em Mim (2010), de Geórgia Guerra-Peixe – ganhador do prêmio Especial do Júri da 34ª Mostra Internacional de São Paulo, do prêmio de Melhor Documentário no Vancouver Latin-America Film Festival e do prêmio Especial do Júri no InEdit-Barcelona.

 

SOBRE O CANAL BRASIL

Canal Brasil O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 322 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

 

SOBRE A PANDORA FILMES

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.

 

 

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