Talento e técnicas de fotojornalismo nos transportam a um Brasil rico de manifestações culturais…e menos sofrido

Não perca “Ancestralidades Contemporâneas“, primeira individual da fotojornalista Cacau Fernandes, que está na Grande Galeria do Centro Cultural LIGHT até 1º de março. Usando toda sua sensibilidade e as técnicas de fotojornalismo, Cacau registrou imagens sensacionais de quatro manifestações culturais do interior do Brasil: “Os Cão de Jacobina” e “Nêgo Fugido”, na Bahia, “Lambe Sujo e Caboclinhos”, em Sergipe, e “O Bloco da Lama”, no Rio de Janeiro.

Segundo o escritor, poeta e curador da exposição Tchello d´Barros, as 40 magistrais fotografias da exposição são:

“… olhares mais poéticos que documentais sobre grupos sociais que celebram seus corpos numa dimensão, ora sagrada, ora profana” (veja apresentação completa do curador no final deste review)

Cacau conta que a idéia da exposição partiu de alguns amigos:

Ancestralidades Contemporâneas está na Grande Galeria do Centro Cultural LIGHT

“Olhando as minhas fotos que retratavam o carnaval e outras festas afro-brasileiras, surgiu o conceito ancestralidade. E a jornalista Cristina Chacel sugeriu o nome ‘Ancestralidades Contemporâneas’, aceito na hora. Os mesmos amigos se juntaram para viabilizar financeiramente a exposição, não há qualquer verba de lei de fomento ou de editais. As fotos foram feitas ao longo de cinco anos. Fui a essas festas com os fotógrafos consagrados Severino Silva e Alex Ribeiro, em um projeto junto a um fotógrafo chinês da Cannon. Este é o resultado”, conta Cacau.
“Pude descobrir um Brasil que o próprio Brasil desconhece. As obras têm em comum manifestações culturais que remontam a época da escravidão no País. Nada mais propício do que trazer isso à tona neste momento nacional. As pessoas precisam saber e entender as pluralidades do nosso Brasil”, conclui Cacau Fernandes.
As imagens transportam os visitantes da exposição ao mundo mágico daquelas festas folclóricas e mostra o talento e as técnicas da artista em seus detalhes, suas cores e na profunda simbologia de algumas fotos.

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO :

OS CORPOS TRANSCENDENTES DE CACAU FERNANDES, nas palavras do escritor e curador desta exposição, Tchello d´Barros :

Trata-se de uma verdadeira viagem ao nosso folclore, às nossas tradições e festas populares, de uma maneira bem diferente daquela normalmente apresentada nos livros didáticos. Nas imagens de Cacau transborda e explode a alegria do povo brasileiro, apesar de todas suas mazelas e descaso dos seus governantes, que insistem em atirar este povo numa lama muito diferente daquela registrada por Cacau no “Bloco da Lama” do Rio.

RAPHAEL GOMIDE

 


SERVIÇO

“Ancestralidades Contemporâneas”
  • Quando: de 21/01 a 1º de março.
  • Onde: Centro Cultural Light (Grande Galeria) que fica na Av. Mal. Floriano 168, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *