As galáxias trocam frases de luz. Elas brilham.

Recebi o release do Festival Cinema e Ciência, e me lembrei de um livro francês maravilhoso  chamado “Conversas Sobre o Invisível – especulações sobre o universo”. Dois cientistas, Jean Audouze e Michel Cassé,  e o grande roteirista Jean-Claude Carrière –  que ganhou fama por conta de uma parceria duradoura com Buñuel – trocam ideias no melhor sentido dessa expressão. O livro tem subtítulos que muito intrigam, como “As regras do grande jogo” ou  o “Aprendizado da modéstia”. Eles discutem conceitos científicos, teorias e linguagem numa conversa muito solta e cheia de poesia.  Esse trecho é lindo, irresistível:

 

foto livro

“MC  – Os prótons comunicam-se do jeito deles. Eles se chocam.

JA   – Como as galáxias, que se despedaçam.

MC – E as galáxias também trocam frases de luz. Elas brilham.

JCC – Eis que voltamos à luz, que nos acompanha constantemente em nossa viagem para o invisível. (…)”

 

Esse bate papo informal evidencia o ponto em comum entre o trabalho de um roteirista e o de um cientista – os dois labutam no campo das ideias, precisam dominar o abstrato, se deliciam com a imaginação. Por outro lado, não podem perder o rumo, o norte, a coerência, a verossimilhança.  E quando a gente se deixa levar, um grande cientista inverte a nossa lógica, um Carrière vira o mundo de ponta-cabeça e “uau!” quanta coisa nova conseguimos enxergar.

Agora, sim, tudo ficou mais claro. Viajar entre as estrelas ou mergulhar no microcosmo, conhecer as especificidades sexuais do polvo ou “A Vida Privada das Plantas”; sim, sim, tudo isso muito me interessa. Vou iniciar minha jornada no Festival Cinema e Ciência com o filme “Uma Breve História do Tempo”! E algo me diz que isso é só o começo.

Associação entre festival e livro feita, simpatia ganha. Sem dúvida, vou me programar para assistir também “A Febre da Partícula”!

Até a volta!

 

Festival Cinema e Ciência, que esse ano celebra o centenário da Academia Brasileira de Ciência (ABC) no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro (uma parceria das instituições):

http://www.blogdoims.com.br/ims/cinema-e-ciencia

Link com a programação completa:

http://www.ims.com.br/ims/visite/mostra/cinema-e-ciencia

 

Livro  “Conversas Sobre o Invisível – especulações sobre o universo”- Ed. Brasiliense

JA – Jean Audouze, diretor do Institut d`Astrophysique de Paris;

MC – Michel Cassé, astrofísico do Institut de Recherche Fondamentale;

JCC – Jean-Claude Carrière , roteirista com longa parceria com Luís Buñuel e trabalhos com Ettore Scola (Casanova e a revolução) e Philip Kaufman (A insustentável leveza do ser), entre outros diretores.

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista e prioritariamente um bicho de televisão. Adoro cinema e tenho queda forte por documentários. Minha vida profissional já pairou na GloboNews, Globosat e por produtoras que faziam programas para a Globosat. Falo pouco de mim, mas escuto histórias - as interessantes! -, e prometo contá-las aqui.