ANIMA MUNDI 2019: Oficinas e competição internacional de curtas animam o festival

 

Ontem visitei o ANIMA MUNDI 2019 no CCBB-RJ e aproveitei para conferir duas sessões de curtas que fazem parte das sessões competitivas. Mas antes das sessões, aproveitei para visitar algumas oficinas do Festival, inclusive as oficinas de massinha e do Zootrópio.

Veja abaixo as imagens :

Obra criada através da oficina de Zootrópio do Anima Mundi

 

 

 

 

Cena do curta de animação brasileiro “Contra-Filé”, de Pedro Iuá. Foto: Divulgação (site de Pedro Iuá – www.pedroiua.com).

A primeira sessão de curtas (“Curtas 9” no Cinema 1 do CCBB) foi escolhida por mim “a dedo”, pois confesso que fiquei muito curioso para ver o tão comentada animação brasileira “Contra-Filé” de Pedro Iuá.
Aliás, entrevistamos Pedro na Pré-Abertura (veja abaixo os vídeos) , que nos contou o seu processo de criação.

Este filme todo feito utilizando a técnica stop-motion, está sendo considerado uma das melhores animações brasileiras dos últimos anos e vou contar uma coisa para vocês: ela é absolutamente fantástica.

Trata-se de um curta policial onde o personagem corre contra o tempo para tentar salvar sua vida. Existem elementos brilhantes no curta e não posso nem quero dar spoilers, peço apenas que procurem ver este filme assim que possível.

 

 

 

 

 

Entrevista com Pedro Iuá sobre o curta “Contra-Filé” e convite do diretor para os seguidores do ArteCult e QuadriMundi :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda sobre esta primeira sessão, gostaria de dar destaque para mais dois curtas internacionais: o japonês “Invisible” de Akihiko Yamashita (um mangá sensacional sobre um personagem invisível), “Abigail“de Luxemburgo do diretor Nicolas Debray que conta a história de um casal que encontra com um gato mágico capaz de alterar suas idades, o divertidíssimo “Macaco Albino: Siso” do brasileiro Leandro Robles que mostra a aventura de uma dentista para extrair os sisos do personagem principal e o incrível “Wicked Girl”, com produção da franco-turca que possui um tema super pesado, mas retratado sob a ótica ingênua de uma criança que foi abusada.

Good Intentions – Diretora Anna-Mantzaris (Reino Unido)

A segunda sessão que escolhi (“Curtas 10” no Estação NET Botafogo), foi repleta de curtas internacionais bem legais, meus destaques seriam:

  • o polonês “Deszcz“, uma animação única sobre um super-herói com uma ingrata missão de salvar vários suicidas;
  • o britânico “Good Intentions” que conta a história de um fantasma e seu remorso e possui uma qualidade técnica e uma história bem interessantes;
  • o canadense “The Procession” que conta a história de um viúvo;
  • Listen,Papa!” que conta a história de um menino e seu pai que, supostamente, teria atravessado nadando o Canal da Mancha, mesmo que todos duvidavam desta proeza. Achei muito sensível e bem feito.

O curta de animação “Deszcz” (Chuva) é uma daquelas animações que possui uma identidade gráfica única e marcante, sem falar na sua história que é bem legal!

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *