Luiz Said: Responsável pelo canal Conta um Conto (YouTube), o autor é o convidado desta semana do AC Encontros Literários

 

Luiz Said (@luizsaid2) é um analista de sistemas que, nas horas possíveis, se dedica à literatura, seja lendo ou escrevendo. Tem um canal no youtube (Luiz Said – Conta um conto) e três livros publicados: O crime do milênio, Antes de morrer… punição! e Luz e sombra… perdição! Os dois últimos fazem parte da trilogia Luz e Sombra.

Conheça mais sobre o autor, sua trilogia e seu canal no YouTube na entrevista exclusiva que preparamos pra você.

ArteCult: Como a Literatura entrou na sua vida?

LuizSaid: Sempre li muito, desde pequeno. Comecei com revistas em quadrinhos e alguns livros de Sherlock Holmes e da rainha do crime, Agatha Christie. Não parei mais, leio de tudo um pouco, mas meu gênero favorito sempre foi o policial.

Antes de morrer… punição! foi lançado em 2020. Foto: Divulgação.

AC: No seu caso, de onde vem a inspiração?

LS: Da vida em si. Sou muito observador, presto atenção nos detalhes; às vezes, uma simples caminhada me desperta a vontade de escrever.

AC: O fantasma da página em branco: mito ou realidade? Isso acontece com você? Em caso afirmativo, como lida com a questão?

LS: É uma realidade, conheço autores que já passaram por isso. Comigo ainda não aconteceu, mas já li que a melhor forma de lidar com essa questão é relaxar, se afastar um pouco do que está sendo escrito e aí as coisas naturalmente fluem.  Não se desesperar é uma dica.

AC: Um livro marcante. Por quê?

LS: Tenho vários, mas vou citar um que me despertou a escrever, um livro do estilo que gosto, O Xangô de Baker Street, do Jô Soares. A forma leve, intrigante e, ao mesmo tempo, divertida me contagiou.

AC: Um autor marcante. Por quê?

LS: Dos autores nacionais, José Cândido de Carvalho. Gostei muito do livro O coronel e o lobisomem, pela forma criativa como foi escrito. Além disso, me agradou o tema, que faz referências a lendas brasileiras e à sátira. Com relação ao gênero que gosto, o policial, costumo citar Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e um autor mais contemporâneo, Harlan Coben, pois ele sabe como prender o leitor desde a primeira página. Seus personagens principais são espetaculares.

AC: Fale um pouco dos livros que já publicou até hoje.

LS: O primeiro livro que escrevi foi O crime do milênio, primeira história do agente federal Buc, e temos nesse livro a perseguição a um assassino serial. Depois, resolvi começar uma trilogia, e o primeiro livro dessa saga, Antes de morrer… punição!, saiu em 2020 pela Drago editorial.  Temos novamente o agente federal Buc e seus colegas envolvidos com tráfico de armas, um assassino meticuloso e uma sociedade secreta macabra que começa a dar as caras. O segundo livro dessa trilogia saiu agora no final de 2021 e se chama Luz e sombra… perdição! Nessa obra, nosso agente sofre uma perda irreparável e tem um confronto decisivo com um antigo desafeto (que apareceu no livro anterior). Além disso, a luta contra a sociedade secreta toma uma proporção maior.

Luz e sombra… perdição! foi lançado em 2021. Foto: Divulgação.

AC: Conta um conto. Esse nome lhe parece familiar?

LS: (Risos) Parece sim. O canal tem o objetivo de divulgar a literatura. Dou dicas de escrita e faço comentários sobre o tema literatura de modo geral. Sempre trago uma nova sugestão literária, um livro que já li etc. Confesso que ando meio relapso com o canal, muito por conta do lançamento e da divulgação do Luz e sombra, mas, em breve, retomo com força total. E já tenho muitos livros para sugerir, pois, apesar do pouco tempo, uma coisa que não deixo jamais é de ler.

Luiz Said – conta um conto. Canal do YouTube sobre Literatura. Foto: Reprodução internet.

AC: Que estratégias você considera importantes para a divulgação de uma obra literária?

LS: Hoje temos as redes sociais como principal fonte de divulgação. Geralmente, essa parte da divulgação deixamos a critério da editora, mas é claro que uma editora pequena ou média não tem um poder de fogo muito grande, aí temos que usar outros meios: assessoria de imprensa, divulgação nas redes sociais etc.

AC: Projetos futuros: o que vem por aí nos próximos meses?

LS: No final deste ano, planejo lançar o último livro da trilogia. Já está escrito.  Tenho um outro livro que está saindo do papel também, sem título ainda.

 

Confira abaixo um dos vídeos do canal Luiz Said – Conta um conto:

Bem, é isso.

Até a próxima!

César Manzolillo – Colunista do canal LITERATURA

 

 

 

 

 

 

Clique abaixo para ler as demais entrevistas exclusivas do projeto!

Não deixe de ver também:

LIVES
AC Encontros Literários

AC Encontros Literários tem curadoria e apresentação (lives) de César Manzolillo (@cesarmanzolillo).

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de vinte e quatro antologias literárias. Autor do livro de contos A angústia e outros presságios funestos (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *