A Teoria do Bem-Estar

 

O bem-estar pode ser alcançado mesmo diante de privações, desgastes, tragédias e mudanças, numa jornada que depende, essencialmente, de nós mesmos.

Diversas pesquisas apontam que a nossa felicidade, plenitude e bem-estar só dependem de nós!

É algo que vem de dentro, da determinação de ressignificarmos os acontecimentos e de termos ações intencionais positivas capazes de mudar o nosso dia-a-dia, as nossas relações e nosso ambiente.

Martin Seligman afirma que:

“Os otimistas são mais esperançosos, resilientes, saudáveis e têm um desempenho melhor do que o esperado no trabalho, na escola e nas relações.
Eles pensam que os efeitos das dificuldades são temporários, e suas causas, específicas, delimitadas. E que a realidade é mutável.”

Martin Seligman, é um psicólogo americano, mestre e diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, autor de títulos relevantes para quem deseja se aprofundar no tema Felicidade e Bem-Estar, e é considerado o pai da Psicologia Positiva.

Ele também afirma que é possível aumentar a duração e a intensidade das emoções positivas.

A principal vantagem da teoria do bem-estar é permitir a qualquer um, independentemente de sua personalidade ou condição de vida, avançar para uma situação melhor.

Viver bem depende não só das emoções positivas, mas também de fatores, como Relacionamentos, Consciência, Atitude, Gratidão, Evolução Contínua.

E cada um de nós pode encontrar seu próprio caminho, buscando perceber as emoções e cenários e atuar conscientemente, de forma a praticar a positividade e o otimismo, desenvolvendo essa mentalidade e a tornando um hábito.

Na teoria do bem-estar, ou do florescimento, quem não é naturalmente “para cima” pode sempre compensar adicionando propósito e engajamento à própria vida, ou seja ter uma causa, um objetivo em mente.

Nem todo mundo consegue ser exatamente feliz, não é uma “ditadura da felicidade”, mas todos podem viver bem, em plenitude e equilíbrio com a sua essência, basta decidir e querer!

O importante é estarmos atentos aos sinais de desgastes, prevenindo quadros de doenças emocionais, através de atenção, gestos e atitudes que revertam, antes de se tornarem críticos: o isolamento, solidão, tristeza e negação, seus ou das pessoas ao seu redor.
Ninguém é feliz o tempo todo, mas lidar com o negativo da vida sempre com um olhar de aprendizado, sem perder a esperança, é o que faz a diferença.

Pare de buscar o seu o bem-estar no futuro, condicionando ser feliz com conjecturas como: quando eu me formar, quando eu me casar, quando eu comprar aquela casa ou carro, quando eu aposentar!
Sonja Lyubomirsky, Phd em Psicologia pela Universidade da Califórnia, em seu livro Os Mitos da Felicidade aborda brilhantemente as condicionais que nos impingimos para sermos ou não felizes. Vale a leitura!

Saiba que é possível cultivar um jeito próprio de viver bem, no agora!

Martin Seligman, menciona as condições de plenitude e bem-estar:

(1) Networking:

  • Estabela conexões com as pessoas a sua volta;
  • Os relacionamentos são a base da vida diária e investir tempo neles enriquecerá seu dia e garantirá uma rede de apoio;

(2) Esteja em movimento:

  • Os exercícios fazem as pessoas se sentirem bem: caminhe, dance, corra, ande de bicicleta, etc;
  • Cada pessoa deve identificar aquele esporte ou atividade que lhe dê prazer;

(3) Atenção Plena:

  • Saboreie os momentos da vida, tome consciência dos seus sentimentos e emoções;
  • Esteja presente no momento presente, viva o momento apreciando-o;

(4) Evolução Contínua:

  • Trace metas de aprendizado, estude, evolua;
  • Aprenda algo novo: um novo curso, algo que nunca fez, um desafio, uma nova atividade, um jeito novo de fazer algo, desenvolva uma nova habilidade: tocar um instrumento,uma arte, culinária, jardinagem, um novo hobby ;
  • Desafie-se;

(5) Doação e Reciprocidade:

  • Sorria, seja gentil;
  • Seja grato, agradeça;
  • Elogie, valorize, reconheça;
  • Faça trabalhos voluntários, cuide do outro ou da sua comunidade;
  • Emane energia positiva em prol do outro, contagie;

Seja feliz!
Eu o desafio a experimentar por 1 semana gerar bem–estar para você e para todos ao seu redor!
E depois mais 1 semana, e outra semana, até perceber o impacto desse movimento positivo para você e para o ambiente ao seu redor!

Faça a sua parte e observe!
Você vai se surpreender com os resultados!

Sou Sandra Portugal, mentora de lideranças executivas e empreendedoras.
Certificada Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching;
Estudiosa da Psicologia Positiva e Ciência da Felicidade desde 2014;
Certificada pelo Instituto Felicidade Agora é Ciência em:
– Positive Practitioner & Trainer;
– Positives Studies;
– Strengths Mentor;
– Interventions Mentor;
– Happiness Mentor;

Fontes de Inspiração:

  • Livro: Florescer, Autor: Martin P. Seligman
  • Livro: Os Mios da Felicidade , Autora: Sonja Lyubomirsky

 

Para mais artigos visite o Portal Projetando Pessoas: www.projetandopessoas.com.br

 

SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
www.projetandopessoas.com.br


Siga @projetandopessoas

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Head da Projetando Pessoas há 12 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas. Projetar Pessoas! Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key. 38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação. Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança. Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva. Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *