A importância do marketing pessoal para conquistar o emprego dos sonhos

 

O marketing pessoal é uma estratégia de marketing muito parecida com as utilizadas por grandes empresas, porém, o marketing pessoal é voltado para divulgar o seu nome (que é a sua marca).

Nesse caso, as estratégias de marketing pessoal devem ser voltadas para fazer seu nome se destacar diante dos concorrentes, afinal, é comum ter várias pessoas disputando o mesmo mercado que o seu.

O fato é que, atualmente, basta entrar na internet para se deparar com várias pessoas atuando na mesma área que a sua, ou seja, não faltam concorrentes.

Portanto, para que você se destaque no meio desse arsenal de opções, pode ser bastante inteligente investir em marketing pessoal; e isso é válido tanto para quem quer trabalhar na internet como para conquistar qualquer tipo de emprego.

 

O que é o marketing pessoal

O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que visa trabalhar com a imagem pessoal de alguém e qualificá-la de forma profissional, além de habilitar seus serviços no mercado de trabalho.

Vale frisar que o marketing pessoal não trabalha apenas com a aparência de um indivíduo, mas com toda a sua postura, comportamentos e ligações profissionais.

Afinal, não adianta nada você ser um excelente profissional e ter ótimas habilidades, se ninguém vê essas qualidades (inclui-se aqui seu chefe, sua empresa, o público, os clientes, etc.)

O segredo do sucesso, aqui, pode estar diretamente ligado ao ato de se fazer notar, porém, se fazer notar não é chamar a atenção de forma indevida ou prejudicial à sua imagem. Nesse caso, para construir uma boa reputação e notoriedade, é preciso um planejamento, a definição de objetivos e a criação de estratégias.

Você pode estar pensando que marketing pessoal é algo como se autopromover. De certa forma, sim, porém é bem mais que isso: é uma forma de destacar de forma positiva suas habilidades, agregando valores as pessoas para que elas tenham boas impressões sobre você e sobre o que você tem a oferecer.

Porque o marketing pessoal é importante

O marketing pessoal é tão importante para a vida e a carreira de uma pessoa, que direta ou indiretamente todo mundo acaba fazendo seu próprio marketing, porém com as estratégias certas é possível lapidá-lo e torna-lo ainda mais efetivo.

Desse modo, podemos dizer que o marketing pessoal é importante para:

  • Tornar alguém conhecido;
  • Fazer alguém conseguir o emprego dos sonhos;
  • Fazer alguém subir de posição dentro da empresa que trabalha;
  • Alavancar a carreira;
  • Entre outros.

Mas para quem o marketing pessoal é importante?

Ora, o marketing pessoal é o seu cartão de visitas, a forma como você se posiciona diante das pessoas, seu comportamento, as atitudes que toma, sua forma de se expressar, tudo isso faz parte da sua imagem e pode ser trabalhado.

Dito isso, podemos afirmar, categoricamente, que o marketing pessoal é importante para qualquer profissional, seja de qualquer carreira e até mesmo autônomo.

O fato é que qualquer pessoa deveria aprender a usar sua imagem a seu favor e conferir benefícios para sua vida pessoal, e, sobretudo, profissional.

Como fazer marketing pessoal

Chegamos até aqui e conferimos a importância do marketing pessoal, então chegou a hora de falarmos um pouco sobre como trabalhar seu marketing pessoal.

1. Tenha um objetivo

O que você quer conquistar? Uma promoção? Um emprego? Tenha um objetivo e comece a traçar metas para conseguir realiza-lo, inclusive fazer alguma qualificação, caso precise de alguma habilidade específica para garantir seu objetivo.

2. Desenvolva seu autoconhecimento

Ninguém melhor do que você para saber quais são seus pontos fortes e fracos, portanto, identifique-os e trabalhe em cima deles para melhorar algo. Conhecer a si mesmo fará com que você saiba manter o controle de suas ações na hora das necessidades.

3. Busque qualificação

Não pense nunca que você sabe e conhece tudo, que não tem mais nada a aprender.

No mundo contemporâneo a concorrência é tão grande que sempre é necessário buscar qualificação na sua área. Nada de comodismo.

4. Cuidado com sua postura

Policie sua postura diante das pessoas, pois além da comunicação verbal, a forma como você se posiciona diante das pessoas influencia sua imagem:  sua postura pode passar a impressão de desinteresse, de tédio, de soberba e desleixo.

No marketing pessoal detalhes como esse garantem o sucesso de suas estratégias.

5. Cuide de sua aparência

Esse ponto também é importante, mostra cuidado, higiene, e, apesar da aparência não ser tudo, ela conta muito no marketing pessoal e para todas as outras pessoas, pois é seu cartão de visita.

É através da sua aparência que as pessoas irão te enxergar primeiro, posteriormente é que verão suas qualidades.

6. Seja pontual

Ser pontual passa a imagem de compromisso e interesse, então a pontualidade é o pré-requisito para um bom marketing pessoal. Não pense que chegar atrasado vai passar uma boa impressão, porque não vai; por outro lado, gerenciar seu tempo e chegar na hora marcada vai cativar contratantes e/ou possíveis sócios.

7. Exercite a capacidade de liderar

Lógico que parece que existem pessoas que nasceram para liderar, porém é possível se tornar um bom líder, ser proativo e inspirar toda sua equipe. Tal característica tem se tornando um diferencial muito importante.

 

Essas foram só algumas dicas para começar a colocar em prática seu marketing pessoal, porém existem muitas outras estratégias e possibilidades para você conquistar aquilo que deseja com o marketing pessoal direcionado para seu objetivo.

O que se torna indiscutível é a importância o marketing pessoal para quem almeja ser visto, ser reconhecido e conquistar metas e objetivos. Então, se você busca um novo emprego, uma promoção, não deixe de investir em marketing pessoal, é algo inteligente e poderá proporcionar os resultados almejados.

Boa sorte!

 

 

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Visite o LinkedIn de Priscila Timbó

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *