A AMEAÇA DO CAPITÃO BRASIL: A HQ é um dos vários lançamentos da ED. KIMERA, uma poderosa sátira brasileira cheia de ação! E conheça mais a editora através da entrevista com VANDERLEI SADRACK

 

A Editora Kimera , conhecida no segmento de quadrinhos nacionais como “a Marvel brasileira”, está lançando uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse para a produção de uma obra interessantíssima , uma poderosa sátira repleta de AÇÃO/AVENTURA e com roteiro de Barthô Tarsus Rosa e arte de Gabriel Silva em uma visão diferente dos super-heróis no Brasil: “A Ameaça do Capitão Brasil“.

Trata-se de um projeto audacioso e com uma proposta totalmente diferente utilizada na temática de super-heróis.

Apoie esse projeto no site Catarse, compartilhe com um amigo e viva os quadrinhos nacionais!

 

Veja a SINOPSE:

No ano de 2010, milhões de brasileiros tiveram o mesmo sonho: imagens de pobreza, fome e violência, seguidos de escândalos políticos e um Congresso Nacional em chamas. Após o primeiro suicídio em plena sessão no Congresso e as dezenas que se seguiram, as autoridades contratam Felipe, um detetive particular para indivíduos com superpoderes, os supradotados. Enquanto o caos e a violência urbana se instauram no país, surge um herói decidido a acabar com tudo isso que está aí: o Capitão Brasil, pela Ordem, pelo Progresso e pelo jeitinho brasileiro. Ele rapidamente acaba com a violência na capital paulista. Neste mesmo período surge, então, um misterioso homem caracterizado com uma fantasia carnavalesca carioca, o Bate-bola, que logo declara para toda mídia que qualquer pessoa pega, usando o “jeitinho brasileiro” para se dar bem deverá sofrer um ataque, muitas das vezes agredida até a morte, dependendo da gravidade da situação. Furar fila por exemplo… pode significar ser assassinado a qualquer momento. Agora, um banho de sangue nunca visto antes na história do país tem início.

Praticantes de todo tipo de jeitinho brasileiro se tornam assassinos depois de uma maldição. O país resistirá à onda de violência que se inicia?

 

OS PERSONAGENS

Capitão Brasil: O suposto primeiro super-herói brasileiro. Trata-se de um indivíduo que quer dar um jeitinho de se dar bem, montando um esquema de corrupção em torno do seu alter ego “heroico”. Possui também uma obsessão em se tornar uma grande autoridade. Dessa forma, poderia se gabar de que quem manda é ele.

Bate-bola: Um misterioso homem caracterizado como um personagem carnavalesco de mesmo nome dos subúrbios cariocas. No início do século XX, os bate-bolas se fantasiavam e amarravam bexigas de boi a uma corda para batê-las com força no chão, em uma brincadeira psicológica intimidadora. O Bate-bola segue a tradição, continua intimidando com seus poderes de controle mental e sua arma, uma gigantesca bola de aço de demolição.

Arara Azul: Mais conhecida por todos como Zu. É uma jovem alcoólatra que se reveza entre se divertir adoidada e trabalhar juntamente com Felipe, realizando seus trabalhos sujos, inclusive o de sequestrar governadores. Seja qual for a forma, estará vivendo a vida sem limites de um jeito praticamente suicida.


Perna de Pedra: O jovem baiano Fabiano é um agente da Guarda Nacional, cujos integrantes são os únicos autorizados a se utilizar de super poderes no Brasil sem violar a Lei de Segurança Nacional. Destaque na academia, é escalado para proteger o governador do RJ durante a crise dos suicídios de autoridades. É o início de uma jornada de autoconhecimento.

Coronel Açoite: Coronel da Guarda Nacional, é conhecido por ser cruel e sem remorso. É entusiasta e se diverte torturando pessoas, fazendo uso de seu precioso chicote, passado como herança de sua abastada família. Suas atividades e técnicas precisas com sua arma lhe renderam seu codinome.

Cobra Coral: Discípulo de Coronel Açoite, procura impressionar seu mestre demonstrando até novas técnicas, como o uso de dois chicotes ao mesmo tempo, por exemplo. Sempre leal, busca seguir ordens à risca e defender a honra de seu professor para tentar subir rápido na hierarquia da Guarda Nacional.

Vanessa: Uma competente repórter e apresentadora de TV, é incumbida de fazer toda a cobertura dos catastróficos eventos que se sucedem a partir do momento que autoridades corruptas começaram a se suicidar arrependidas. Procura sempre esclarecer os fatos, realizar um debate e trazer uma reflexão mais aprofundada sobre os acontecimentos.

 

 

 

ENTREVISTA com Vanderlei Sadrack (Editora Kimera) :

Vanderlei Sadrack da Editora Kimera, já considerada por muitos a “Marvel Brasileira”. A Kimera é uma das principais editoras que estão reaquecendo o mercado de quadrinhos de super-heróis brasileiros.

1) Vanderlei, em que você diria que essa obra (“A Ameaça do Capitão Brasil”) se difere das demais do catálogo da Kimera? Qual é a inovação da Kimera dessa vez?

A Ameaça do Capitão Brasil é uma adaptação do livro de Heróis nacionais lançado há mais ou menos quatro ou cinco anos atrás, lançado na Bienal de 2020.  A nossa proposta, na verdade, é trazer um material diferenciado para adultos, ou seja, trata-se de um dos primeiros materiais em quadrinhos para público adulto.  Porque tem um pouco mais de polêmica, um pouco mais de violência, porque tem uma importante crítica social por detrás. Representa, assim, um novo investimento da Editora Kimera na área de quadrinhos.

2) Qual a sua expectativa da receptividade do público de quadrinhos para essa obra?

Nossa expectativa é uma das melhores. A gente sabe que os quadrinhos nacionais estão aí,  avançando cada vez mais, né? E “A Ameaça do Capitão Brasil” tem esse diferencial , foge um pouco do estereótipo dos quadrinhos de super-heróis.  Ele vem com uma pegada mais madura, para um público específico, que é mais exigente. O público que quer ler um material que tem um pouco mais de qualidade, um pouco mais preocupado no roteiro, uma ideia , vamos dizer assim, focada. Na questão da crítica social, é um quadrinho mais elaborado, com roteiro mais elaborado, logo a expectativa da gente é das melhores. Vamos preparar uma edição encadernada , com papel e capa bacanas, um material mesmo pra colecionador.

3) Aproveitando, além desse, quais os principais lançamentos para esse fim de ano? Você já pode também nos contar o que a Kimera nos reserva para 2022 ?

Além da “A Ameaça do capitão Brasil”, a gente está preparando, muita coisa legal. Vamos entrar em 2022 repletos de novidades para nossos leitores. E uma delas é a saga “Força Extrema”,  capitaneada pelo André Carin, do selo Múltiplo. A gente tem aí a conclusão também de mais dois livros que eu também estou concluindo, com a minha assinatura, afinal eu sou autor também : serão dois livros dos “Dragões do Futuro”. E junto com isso também sairá mais uma revista dos “Dragões do Futuro”. Sim, 2022 está cheio de novidades, preparem-se.  A gente tem também” Os turbinados ” também que é uma série de quadrinhos estilo mangá ! Nos mesmos moldes do “Dog Monge” que já foi publicado aqui pela editora Kimera. A gente tem também outros títulos.

 

4) E então, estamos vivendo uma nova Era de Ouro dos Quadrinhos Brasileiros?

Sim. Eu creio que a gente está vivendo hoje uma nova grande Era dos quadrinhos nacionais. A gente teve a dita primeira Era de Ouro, que foi lá atrás, com grandes autores. Agora acho que a gente tá começando a viver uma nova Era, nào sei se a se de “bronze” ou “prata”, mas na verdade a gente tá criando um novo mercado, com uma nova leva de autores sensacionais. São todos muito bem capacitados, um pessoal que manda muito bem e , aqui entre nós, o Brasil sempre foi um dos maiores exportadores de talentos no segmento, principalmente para os Estados Unidos. A gente tem uma mão de obra muito grande. E são esses autores que hoje decidiram dar vida aos seus personagens. Posso citar alguns, como Rafael Tavares com “Os Invictos”, Temos “O Catalogador” do Lancelotti Martins, um profissional que já está no mercado há um bom tempo, sempre produzimos quadrinhos nacionais. E junto com eles a gente tem aí o o pessoal que já publica aqui na editora Kimera, como Elian Lopes, do Capitão R.E.D,o “Lagarto Negro” do Gabriel Rocha… Eu mesmo, com os Dragões do Futuro e uma série de outros personagens! Temos o Alex Genaro e Alex Mir com “Valkíria”… Então, tem uma galeraça produzindo material de alta qualidade. Então eu acho que a gente tá realmente vivendo um dos melhores momentos dos quadrinhos nacionais. E eu creio que 2022 será um ápice dessa produção. Com certeza o público vai ver muito material bacana para poder consumir.

5) E como foi a experiência de fazer parte da equipe do Dia do Super-Herói Brasileiro 2021? Qual sua expectativa para esse evento no próximo ano?

Com relação a Dia do Super-Herói Brasileiro, fiquei muito feliz pelo convite de participar da equipe desse evento, junto com Elyan Lopes e Rapha Gomide que estão capitaneando esse projeto maravilhoso cujo intuito é mesmo de estimular a produção nacional dos quadrinhos . Muito feliz mesmo em poder ter participado. A Editora Kimera está sempre procurando apoiar os grandes eventos voltados para o segmento de quadrinho. E para livros também , afinal a Editora Kimera também publica livros de  autores renomados no mercado.

Fique muito feliz em ter contribuído ali , na apresentação, junto Elyan e Raphaael Gomide.  E a gente espera que na edição de 2022 a gente possa fazer um evento maior. Acho que já temos aí a expectativa de ter um concurso de cosplays de super-heróis nacionais! Inclusive com os personagens da editora Kimera! Mas a gente espera também corrigir alguns erros já identificados. Será um evento muito maior, um evento muito mais colaborativo , para que a gente possa estar premiando e estimulando a produção nacional. Espero que consigamos mostrar que somos um dos países que mais produz quadrinhos. Espero também que o mercado audiovisual possa enxergar que a gente tem um potencial muito grande nesse nicho:  super-heróis. Viva o Movimento do Dia do Super-Herói Brasileiro!

 

SOBRE O AUTOR de “A AMEAÇA DO CAPITÃO BRASIL”

Barthô Tarsus Rosa é formado em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida, e especializado em Roteiros de Cinema, TV e Novas Mídias pela PUC-Rio. Um aficionado por histórias desde criança, em todos os diferentes formatos, de livros a videogames, encontrou nessa diversidade inspiração para estudar o assunto em cursos de quadrinhos na adolescência e de especialização na faculdade. Autor de variados roteiros de acervo pessoal, com o tempo suas narrativas foram ficando cada vez maiores, até que a barreira se rompeu, e os quadrinhos se uniram à literatura para o nascimento do estilo de suas primeiras publicações, intenso como os quadrinhos e dinâmico como a literatura, os “quadrinhos literários”.

 

SOBRE O ILUSTRADOR

Gabriel Silva é formado pela LIPE DIAZ SCHOOL OF VISUAL ARTS, e especializado quadrinhos de ação, arte sequencial e Story Boards para TV. Desde de criança sempre foi um apaixonado por desenhos animados e quadrinhos de Super-heróis, vêm produzindo artes e páginas para algumas editoras nacionais como a Editora Kimera.

 

SOBRE A EDITORA KIMERA

Hoje uma das mais renomadas do mercado de quadrinhos de super-heróis do pais, a Editora Kimera é chamada carinhosamente pelos seus fãs de a “Marvel Brasileira” por conta dos inúmeros títulos de personagens de super-heróis em seu acervo. É responsável pela publicação de várias HQ’s sensacionais como os dois volumes de “Alfa – A Primeira Ordem” de Elyan Lopes (obra que reuniu o maior crossover de personagens de super-heróis brasileiros, envolvendo assim quadrinistas do Brasil inteiro, além de trazer de volta os personagens da primeira Era de Ouro dos quadrinhos),  “As Novas e Incríveis Aventuras da Liga Vigadora” (Hugo Máximo), “Timerman” (Fabiano Ferreira), “O Bombeiro Mascarado” (Ruan Victor), “Capitão R.E.D – Tropa Especial” (Elyan Lopes), “Lagarto Negro – Edição Especial” (Gabriel Rocha), “Dragões do Futuro” (Vanderlei Sadrack), entre tantas outras. Ainda em quadrinhos a Kimera também investe no público infantil como em “Tobias e o Frango com Dentadura” e “Avenida Cartum”.
Além de Quadrinhos, a Kimera também tem em seu catálogo diversos livros de vários gêneros (romances, crônicas, infantil, etc).

Site: EditoraKimera.com

 

HQ “A Ameaça do Capitão Brasil”. Foto: Divulgação / Editora Kimera.

SERVIÇO

A Ameaça do Capitão Brasil

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

QUADRIMUNDI
Tudo sobre Quadrinhos, Mangá e animações! Siga o @QuadriMundi no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *