Festival Arte Por Toda Parte: Charles Gavin (ex-Titãs) homenageia a fanfarra no festival que tem entrada gratuita!

 

Com o objetivo de abrir espaço e dar oportunidade e visibilidade aos talentos musicais que nascem das ruas, a edição de setembro do Festival Arte por Toda Parte faz uma homenagem à fanfarra. O estilo começou a se popularizar no Brasil com a retomada do carnaval de rua, em um movimento de reocupação dos espaços públicos. E é nesse clima de festa que no dia 25 de setembro, a partir das 20h, o Teatro PetroRio da Artes, localizado no Shopping da Gávea, receberá as bandas Fanfarra Black Clube, Trombetas Cósmicas, Charanga Venenosa e Damas de Ferro para concorrerem ao grande prêmio final. A expectativa é de casa cheia, como aconteceu nas edições passadas, que celebraram o rap, rock, jazz, mpb e world music. O músico Charles Gavin, um dos apresentadores do evento, se juntará a Marcio Lomiranda, Pedro Coelho e Diogo Viola para apresentação especial do Humaitá Blues Combo, encerrando a noite. A entrada é gratuita!

O Humaitá Blues Combo de Charles Gavin (ex-Titãs)

Humaitá Blues Combo ainda integra o júri técnico que junto com o público presente irá escolher a melhor banda desta edição. Representando o movimento das fanfarras, que surgiu em Nova Orleans com grande influência do blues e jazz local, o Humaitá Blues Combo traz um repertório diversificado, resgatando clássicos do blues e do rock blues nacionais e internacionais, e recriando canções autorais que marcaram as carreiras de cada um de seus integrantes como “Televisão”, dos Titãs.

Idealizado pela produtora Constelar, com curadoria de Tatianna Trinxet e patrocinado pela PetroRio, o Festival Arte Por Toda Parte, que segue até dezembro deste ano, vem cumprindo sua meta de resgatar e revelar para o grande público novos artistas e bandas. Para Tatianna, “é muito emocionante ver que o projeto conseguiu alcançar um público atento, sensível e artistas cheios de talento e vontade de acontecer. Nesta segunda metade do festival, como gestora e curadora do projeto, fico extremamente realizada em abrir um teatro na zona sul carioca com 20 anos de tradição para um evento gratuito de música e voltado para quem ainda não teve a sua vez”, finaliza ela.

Participantes da edição Fanfarra

Fanfarra Black Clube (@fanfarrablackclube)

Fanfarra Black Clube

trompete/trombone/sax tenor/sax baritono/bateria/percussão/timbal/alfaia

Criada em 2013, a Fanfarra Balck Club, procura trazer outros ritmos ao carnaval. Parte do neofanfarrismo carioca, ela mostra sua originalidade tanto em músicas autorais como “Osvaldo, o Pombo” e “Teto Preto”, quanto em novas versões de hits como “Get Lucky” e “Turn Down For What”. Seus arranjos suingados promovem uma viagem pela black music nacional e internacional.

Trombetas Cósmicas (@trombetascosmicas)

Trombetas Cósmicas

saxofone/trompete/trombone/surdo/ percussão/tuba/timbal/bateria/trombonito

Em 2015, em meio ao boom das fanfarras nos cortejos do carnaval de rua carioca, as Trombetas Cósmicas do Jardim Elétrico surgiram.Com inspiração nos maiores sucessos do movimento musical criativo-progressivo-psicodélico dos anos 60 e 70 da música brasileira, o projeto possui um repertório variado contando com Caetano Veloso, Chico Buarque, Novos Baianos, Led Zeppelin, Milton Nascimento e João Donato além de reinvenções de marchinhas tradicionais de carnaval

Charanga Venenosa (@charangavenenosa)

Charanga Venenosa

trombone/trompete/sax tenor/sax alto/caixa/alfaia

A Charanga Venenosa se apresenta nas ruas do centro do Rio desde primeiro semestre de 2018 e se denomina como uma mistura peçonhenta do carnaval carioca com o que há de melhor na música nacional e internacional. Ao trazer ritmos regionais como samba, maracatu, xote, axé e marchinhas, não deixa de lado os clássicos dos anos 80 do Miami Bass e muito menos as mais novas versões 150 bpm do funk carioca.

Damas de Ferro (@damasdeferro)

Damas de Ferro

trompete/trombone/sax alto/caixa/alfaia/tuba/bombardino/xerequê

Formada exclusivamente por mulheres, a fanfarra Damas de Ferro busca valorizar a arte feminina. Desde 2013, elas juntam os diversos gostos musicais das integrantes da banda que conta com conta com musicistas profissionais e amadoras, designers, artistas plásticas, engenheiras, cientistas sociais, fundadoras de bloco carnavalesco. Em seu repertório a mpb, o jazz, a música do leste europeu, o samba e o rock n’roll se fazem presentes mesclados com composições próprias.

 

Sobre o Teatro PetroRio das Artes

Inaugurado em 1998 como o Teatro das Artes, está situado no Shopping da Gávea. Estreou com o texto “Arte”, de Yasmina Reza, que contou com os atores Pedro Paulo Rangel, Paulo Goulart e Paulo Gorgulho no elenco. Em 2018, recebeu patrocínio da PetroRio, e mudou de nome em um contrato que vale por dois anos. Como forma de retribuir o saldo positivo conquistado atuando no estado do Rio, a companhia apresenta diversas iniciativas voltadas ao fomento da cultura, esporte, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

SERVIÇO

Festival Arte por Toda Parte – Celebrando a Fanfarra

  • Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 20h.
  • Local – Teatro PetroRio das Artes
  • Endereço – Shopping da Gávea: R. Marquês de São Vicente, 52/2º piso – Gávea
  • Entrada gratuita. Distribuição de senhas a partir das 16h na bilheteria da casa.

 

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *