DUMBO: TIM BURTON TRAZ UMA RELEITURA DESLUMBRANTE DO CLÁSSICO DISNEY

Um dos maiores clássicos dos Estúdios Disney da Era de Ouro, DUMBO, ganha uma releitura através de um live-action e da mente criativa de um dos grandes cineastas da atualidade.  Tim Burton imprime de maneira certeira todas as suas peculiaridades e entrega uma história única sob sua percepção e ponto de vista, fazendo o público se emocionar e se vislumbrar com a qualidade técnica apresentada em tela.

Tim Burtom no Set de Dumbo.

Embarque junto com o elefante mais fofo do cinema e voe muito alto. Confira nossa critica a seguir.

 

 

Tim Burton é responsável por diversas produções e todas elas possuem seu carimbo de qualidade e histórias para lá de interessantes como: Edward Mãos de Tesoura, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Alice no País das Maravilhas, A Noiva Cadáver, entre outros, aqui sua abordagem diferencia-se por trazer uma história clássica da Disney, mas de uma maneira mais atual e com temática extremamente relevantes para a atualidade.

Poster do Filme DUMBO de 1941

E o filme respira emoção, família, coragem, liberdade e respeito, principalmente para com os animais, nestes pontos é onde a produção diferencia-se da temática apresentada na clássica animação do ano de 1941.

Na trama desta nova versão vemos Holt Farrier interpretado pelo ator Colin Farrell , um ex artista de circo, que retorna das trincheiras da guerra e encontra uma realidade totalmente diferente da que havia deixado, onde sua esposa e parceira não estava mais entre eles, pois a mesma havia falecido. Então, Holt é convocado pelo proprietário do Circo Irmãos Medici, Max Medici, vivido pelo ator Danny Devito , para que cuidasse dos seus elefantes, incluindo um bebê elefante que possuía algo bastante peculiar: orelhas gigantes. Assim, os filhos de Holt acabam descobrindo que o bebê Dumbo pode voar dando início a toda aventura apresentada em tela. Seriam então capazes de transformar o diferente bebê elefante em uma grande estrela?  O diferente então seria aceito? Qual é o verdadeiro sentido de família? Todas estas indagações são apresentadas ao telespectador. E para saber todas essas respostas é necessário conferir esse lindo filme.

Nesta nova abordagem percebe-se a ausência de diversos elementos presentes no filme original como os animais falando, a ausência da mãe de Dumbo e o seu respectivo sofrimento, a importância e relevância do mundo circense e a utilização dos animais para os seus espetáculos, tudo isso aqui são colocados em segundo plano e novos elementos são apresentados, como por exemplo: os animais e os seus respectivos sentimentos são adequados aos humanos, os maus tratos aos animais, as ideias para o futuro, a evolução do circo para um lugar fixo ao invés de itinerante, entre outros.

Dirigido por Tim Burton, “Dumbo” chegou aos cinemas em 29 de março de 2019. Foto: Disney Enterprises, Inc.

Visualmente falando o filme não deixa nada a desejar, o espetáculo visual aaqui visto, CGI, fotografia, trilha sonora tudo é muito marcante, trazendo uma conexão única do público com o mundo de Dumbo, proeza proporcionada pelo gigante Tim Burton e sua equipe. Realmente você se convence que Dumbo é real diante da sua riqueza de detalhes. Fora a criação de ambientes como o incrível e mágico “DreamLand”, remetendo-nos à estrutura dos Parques Disney.

A Dreamland do filme Dumbo. Foto: Disney Enterprises, Inc. 

Mas apesar do filme possuir em determinados momentos perda de fôlego no quesito emoção, não são completamente desenvolvidos e o seu personagem principal ser deixado em algumas vezes de lado na trama. Mesmo assim o conjunto da obra não é atrapalhado por estas problemáticas.

Dumbo prestes a entrar em cena. Foto: Disney Enterprises, Inc.

Em relação ao seu elenco, Dumbo possui grandes nomes e os atores entregam trabalhos satisfatórios, nada de extrema profundidade. Danny DeVito como Max Medici funciona como a fuga cômica da trama, numa performance carismática, já Colin Farrel como Holt mostra suas dúvida em relação a como agir sendo um pai sem sua amada e ter que lidar com seus filhos já que passou tanto tempo longe na guerra. As crianças Milly Farrier  Joe Farrier interpretadas respectivamente pelos atores mirins Nico Parker e Finley Hobbins trazem a presença do infantil e do imaginário para a trama e a esperança de tempos melhores, a atriz Eva Green brilha em cena interpretando Collete, e o ator Michael Keaton, que vive o Vandevere, entrega um vilão genérico sem muitas camadas. Contudo, a química entre todos os atores funciona de maneira satisfatória e equilibrada.

Confira o Trailer

 

 

 

 

O mais novo live-action da Disney apresenta um clássico através de uma releitura atual idealizada pela mente criativa do Tim Burton, que nos encanta a todo instante na apresentação daquele mundo, principalmente com seu personagem principal que não tem como se apaixonar e se emocionar com o mesmo! Vale muito a pena conferir essa grande obra cinematográfica nas telonas!

E lembre-se voe alto junto com o Dumbo!!!

LUAN RIBEIRO
(@ArteCultCinema & Séries e @CinemaeCompanhia)

ARTECULT – CINEMA & SÉRIES
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine,  @cabinesete e @cinestimado

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *