DUMBO: TIM BURTON TRAZ UMA RELEITURA DESLUMBRANTE DO CLÁSSICO DISNEY

Um dos maiores clássicos dos Estúdios Disney da Era de Ouro, DUMBO, ganha uma releitura através de um live-action e da mente criativa de um dos grandes cineastas da atualidade.  Tim Burton imprime de maneira certeira todas as suas peculiaridades e entrega uma história única sob sua percepção e ponto de vista, fazendo o público se emocionar e se vislumbrar com a qualidade técnica apresentada em tela.

Tim Burtom no Set de Dumbo.

Embarque junto com o elefante mais fofo do cinema e voe muito alto. Confira nossa critica a seguir.

 

 

Tim Burton é responsável por diversas produções e todas elas possuem seu carimbo de qualidade e histórias para lá de interessantes como: Edward Mãos de Tesoura, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Alice no País das Maravilhas, A Noiva Cadáver, entre outros, aqui sua abordagem diferencia-se por trazer uma história clássica da Disney, mas de uma maneira mais atual e com temática extremamente relevantes para a atualidade.

Poster do Filme DUMBO de 1941

E o filme respira emoção, família, coragem, liberdade e respeito, principalmente para com os animais, nestes pontos é onde a produção diferencia-se da temática apresentada na clássica animação do ano de 1941.

Na trama desta nova versão vemos Holt Farrier interpretado pelo ator Colin Farrell , um ex artista de circo, que retorna das trincheiras da guerra e encontra uma realidade totalmente diferente da que havia deixado, onde sua esposa e parceira não estava mais entre eles, pois a mesma havia falecido. Então, Holt é convocado pelo proprietário do Circo Irmãos Medici, Max Medici, vivido pelo ator Danny Devito , para que cuidasse dos seus elefantes, incluindo um bebê elefante que possuía algo bastante peculiar: orelhas gigantes. Assim, os filhos de Holt acabam descobrindo que o bebê Dumbo pode voar dando início a toda aventura apresentada em tela. Seriam então capazes de transformar o diferente bebê elefante em uma grande estrela?  O diferente então seria aceito? Qual é o verdadeiro sentido de família? Todas estas indagações são apresentadas ao telespectador. E para saber todas essas respostas é necessário conferir esse lindo filme.

Nesta nova abordagem percebe-se a ausência de diversos elementos presentes no filme original como os animais falando, a ausência da mãe de Dumbo e o seu respectivo sofrimento, a importância e relevância do mundo circense e a utilização dos animais para os seus espetáculos, tudo isso aqui são colocados em segundo plano e novos elementos são apresentados, como por exemplo: os animais e os seus respectivos sentimentos são adequados aos humanos, os maus tratos aos animais, as ideias para o futuro, a evolução do circo para um lugar fixo ao invés de itinerante, entre outros.

Dirigido por Tim Burton, “Dumbo” chegou aos cinemas em 29 de março de 2019. Foto: Disney Enterprises, Inc.

Visualmente falando o filme não deixa nada a desejar, o espetáculo visual aaqui visto, CGI, fotografia, trilha sonora tudo é muito marcante, trazendo uma conexão única do público com o mundo de Dumbo, proeza proporcionada pelo gigante Tim Burton e sua equipe. Realmente você se convence que Dumbo é real diante da sua riqueza de detalhes. Fora a criação de ambientes como o incrível e mágico “DreamLand”, remetendo-nos à estrutura dos Parques Disney.

A Dreamland do filme Dumbo. Foto: Disney Enterprises, Inc. 

Mas apesar do filme possuir em determinados momentos perda de fôlego no quesito emoção, não são completamente desenvolvidos e o seu personagem principal ser deixado em algumas vezes de lado na trama. Mesmo assim o conjunto da obra não é atrapalhado por estas problemáticas.

Dumbo prestes a entrar em cena. Foto: Disney Enterprises, Inc.

Em relação ao seu elenco, Dumbo possui grandes nomes e os atores entregam trabalhos satisfatórios, nada de extrema profundidade. Danny DeVito como Max Medici funciona como a fuga cômica da trama, numa performance carismática, já Colin Farrel como Holt mostra suas dúvida em relação a como agir sendo um pai sem sua amada e ter que lidar com seus filhos já que passou tanto tempo longe na guerra. As crianças Milly Farrier  Joe Farrier interpretadas respectivamente pelos atores mirins Nico Parker e Finley Hobbins trazem a presença do infantil e do imaginário para a trama e a esperança de tempos melhores, a atriz Eva Green brilha em cena interpretando Collete, e o ator Michael Keaton, que vive o Vandevere, entrega um vilão genérico sem muitas camadas. Contudo, a química entre todos os atores funciona de maneira satisfatória e equilibrada.

Confira o Trailer

 

 

 

 

O mais novo live-action da Disney apresenta um clássico através de uma releitura atual idealizada pela mente criativa do Tim Burton, que nos encanta a todo instante na apresentação daquele mundo, principalmente com seu personagem principal que não tem como se apaixonar e se emocionar com o mesmo! Vale muito a pena conferir essa grande obra cinematográfica nas telonas!

E lembre-se voe alto junto com o Dumbo!!!

LUAN RIBEIRO
(@ArteCultCinema & Séries e @CinemaeCompanhia)

ARTECULT – CINEMA & SÉRIES
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine,  @cabinesete e @cinestimado

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *