COISA MAIS LINDA: A MULHER DOS ANOS 60 E A CORRELAÇÃO COM A NOSSA ATUALIDADE

A nova série da Netflix “Coisa Mais Linda” se passa no Rio de Janeiro, precisamente no final dos anos 50. Todas as cores, moda da época, as praias e paisagens únicas que formam nossa cidade são os cenários escolhidos para a nova produção nacional do Streaming.  A série traz como ponto principal a mulher, abordando quatro diferentes perspectivas, de mulheres que lutam pelos seus direitos e conquistam seus objetivos em uma época onde esse ideal era bastante complexo.  Tivemos a oportunidade de conferir 3 primeiros episódios da mesma! Segue abaixo a nossa crítica.

A série conta a história de três importantes protagonistas: Malu vivida pela atriz Maria Casadevall, uma mulher da alta sociedade paulistana que vai ao encontro do seu marido no Rio de Janeiro para abrir um negócio. Contudo ao chegar na cidade maravilhosa percebe que caiu em um golpe e que seu marido despareceu levando com ele todo o dinheiro que seria investido no negócio. Ao se perceber naquela situação fica desolada e acaba encontrando suporte na meiga Adélia, personagem vivida pela atriz Paty Desejus, uma mulher negra e moradora de uma comunidade do Rio. No desenvolver da trama presente nos três primeiros episódios, Malu acaba se encontrando no Rio com uma grande amiga de sua infância,  Lígia, vivida por Fernanda Vasconcellos, que tem o sonho de ser uma grande cantora, mas que tem o mesmo arrancado pelo seu marido que não permite que ela siga este objetivo. E através de Lígia, Malu acaba conhecendo Thereza vivida aqui pela atriz Mel Lisboa, uma mulher muito à frente do seu tempo,  uma escritora e jornalista.

A ligação dessas 4 mulheres e as suas respectivas histórias torna-se a força motriz da série, na definição do desempenhar de suas funções nos anos 60 em nosso país. E promove uma discussão aberta sobre o papel da mulher na sociedade. Assim, são abordadas diversas estruturas que faziam parte daquela época e que ainda existem  nos tempos atuais, pois existe uma conexão desses eixos temáticos com o mundo contemporâneo.

Estas quatro personagens principais possuem características extremamente diferentes, mas com uma conexão única e química inspiradora entre elas em tela. O visual da série, sua fotografia e muitos detalhes engradecem ainda mais a sua qualidade. Contudo, algumas passagens são abruptas em determinados momentos causando um pouco de estranheza em quem acompanha aquela série, mas nada que possa atrapalhar a experiência de mergulhar naquela trama e suas ricas personagens. Incrível também a adaptação do Rio de Janeiro dos anos 60, o trabalho de alocações e efeitos foram primorosos.

Coisa Mais Linda mostra a história de quatro protagonistas “lindas” em sua forma de agir, sua forma de errar, de aprender com seus erros e de quatro mulheres que, acima de tudo, lutam pela sua liberdade. Esta história surge em um momento certo onde as mulheres estão juntas em busca de igualdade de oportunidade e lutam pelos seus direitos.

“Coisa Mais Linda” está estreando hoje na Netflix e é uma série que encanta em muitos dos seus aspectos e nos propõe uma reflexão sobre o seu principal tema: a mulher e seus direitos!

LUAN RIBEIRO

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *