ASSUNTO DE FAMILIA: um drama familiar que emociona e nos faz refletir

Assunto de Famíla. Foto: Divulgação.

 

Assunto de Família”, filme japonês com direção de Hirokazu Koreeda  que vem sendo aclamado em diversos Festivais de Cinema por todo mundo, inclusive o mesmo foi o grande vencedor da Palma de Outro – Festival de Cannes,  aborda uma relação familiar com marca registrada do seu diretor, que desta vez traz uma família que foge dos padrões tradicionais, um grupo de rejeitados que luta para sobreviver na mão contrária da sociedade oriental japonesa onde afeto e intimidade são artigos raros de serem demonstrados. Acima de tudo o filme mostra a essência da família por completo em todas as suas estruturas e entrega um deleite que promete emocionar e fazer seu público refletir bastante.

A trama proposta tem como pano de fundo Osamu e o seu filho que vem a encontrar de maneira inesperado uma pequena garota. Inicialmente estes relutam a dar abrigo para a garotinha, mas a esposa de Osamu vem a concordar em abriga-la depois de saber as imensas dificuldades que esta passa. Mesmo  a família sendo de baixa renda e mal tendo dinheiro para se sustentar com ganhos através de pequenos crimes que estes praticam, eles vivem extremamente felizes juntos, em um determinado momento, devido a um acontecimento segredos escondidos são revelados, que vem a colocar em prova de fogo os laços que unem esta diferente família.

Assunto de Famíla. Foto: Divulgação.

Koreeda propõe que o público perceba a mensagem principal da sua história, a redefinição da estrutura e núcleo familiar o que são os laços que ligam pessoas que se amam verdadeiramente? Vai muito além do sangue, prevalece acima de tudo o amor, respeito e carinho para com o próximo. Esta mensagem, por hora, pode parecer piegas falando assim da boca para fora, mas a condição que o diretor propõe essa reflexão é algo louvável de ser demostrado, aquela família apresentada ao telespectador foge dos padrões demonstrados em “comerciais de margarina”, ou seja, são reais e podemos encontrar diversas delas em nossa sociedade atual, em vários lugares do mundo. Este seria o diferencial desta história: a abordagem que a mesma propõe.

Assunto de Família – Poster original

O elenco, bastante afiado proporciona personagens muito bem interpretados e garante um peso ainda maior no discorrer da história, como na cena de furto cometido por Osamu, interpretado magistralmente por Lily Franky com o seu filho Shota interpretado por Jyo Kairi, que possui diversas passagens com fuga cômica na trama, assim como, a garotinha Yuki interpretada aqui por Yuki Yamada, ela funciona como um dos pontos dramáticos na história e sua personagem possui a retratação detalhada das suas camadas emocionais, ponto positivo da atriz.

O que faz de “Assuntos de Família” um sucesso de crítica e ser aclamado por diversos Festivais de Cinema por todo mundo é mesmo este seu “remar contra a maré” e demonstrar como certas atitudes podem ser julgadas equivocadamente como certas ou erradas, a distinção das classes sociais e a realidade de fatos. Monstrando momentos em família das cenas de fluidez e clareza até momentos de peso e verdades escancaradas. Este transitar funciona magistralmente, mostrando o brilhantismo da direção.

Corram para conferir essa grande obra que promete ser um grande concorrente da Categoria do Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro. A produção está chegando hoje a nossos cinemas !

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult e @cinemaecompanhia 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *