ANTÁRTICA POR UM ANO: Um documentário digno de indicação ao OSCAR

 

O novo documentario “ARTÁRTICA POR UM ANO” de Julia Martins aborda de maneira clara e dinâmica a expedição brasileira às bases de pesquisas situadas no continente Antártica para as quais um grupo de oficiais das forças armadas são encaminhados a fim de assegurar que o nosso país mantenha as premissas que mantém o Brasil no Tratato da Antártida e nossas bases recebam os pesquisadores que fazem parte da colaboracação científica internacional. Somos então convidados a embarcar junto com os principais personagens dessa história e conhecer ainda mais curiosidades, como detalhes do confinamento e as ricas histórias de vida de cada um deles. Sejam convidados a embarcar em nossa crítica a seguir.

Fotografia do incêndio que destruiu parte da estação em 2012.

Como todo documentário, com seu processo de concepção e execução precedidos de diversos imprevistos e situações inusitadas,  aqui não foi diferente. A trama de “Antártica por um Ano” possui a narração da própria Júlia Martins intercalada de depoimentos dos envolvidos na missão. O ano de início do projeto foi 2012 e só foi possível concluí-loem 2015, devido ao inicidente ocasionado por um incêndio na Base Comandante Ferraz que implicou no atraso das filmagens. Inclusive, somente neste ano está prevista a reabertura da mesma. Antes disso, os oficiais e pesquisadores ficavam em espécies de vagões adaptados para a moradia.

Ao longo do documentário podemos perceber paisagens majestosas, a fotografia é impressionante que casam perfeitamente com a trilha sonora bem dosada. Tudo é muito bem pensado para promover o dinamismo das transições apresentadas em telas, fazendo com que tudo flua de maneira orgânica e natural, não há cortes abruptos e o público fica atento na trama sem se cansar.

Estação Antártica Comandante Ferraz

É de suma importância o material demonstrado e coletado, pois o filme estreia em um momento signifcativo para ressaltar a importância do setor audiovisual do país, bem como, as pesquisas realizadas pelos principais Orgãos de Pesquisas Nacionais. Além disto, reforça a importância do Continente Antartico para o nosso planeta e para o nosso país, pois está intrisicamente ligado às questões relacionadas ao clima e temperatura do nosso planeta.

 

 

Um dos pontos de maior destaque é notar o quão divertidos e comprometidos são os grupos de brasileiros da Marinha, como encaram o dia-a-dia do confinamento e como lutam diante dos obstáculos, tais como as mudanças constantes encaradas diariamente, tudo isso demonstrando de maneira clara, simples e objetiva, tanto os pontos negativos como os pontos positivos.

Uma das cenas do documentário “Antártica por um Ano”

Para quem gosta do gênero, “Antártica Por um Ano” é uma viagem enriquecedora e detalhada de uma grande missão realizada por seres humanos fantásticos. Sua importância de dá ao mostrar o valor de todos envolvidos e dos frutos que produzem para toda a Humanidade. E este documentário surge em um momento preciso sobre o cenário no qual estamos passando atualmente. Essa produção precisa ser notada e precisa ser vista pelo maior público possível, para que todos tenham a noção da quantidade de coisas boas que produzimos e o quanto podemos ir longe, levando o nome do nosso país !!!

Viva o Cinema Nacional! Viva o Brasil!!!

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *