ANTÁRTICA POR UM ANO: Um documentário digno de indicação ao OSCAR

 

O novo documentario “ARTÁRTICA POR UM ANO” de Julia Martins aborda de maneira clara e dinâmica a expedição brasileira às bases de pesquisas situadas no continente Antártica para as quais um grupo de oficiais das forças armadas são encaminhados a fim de assegurar que o nosso país mantenha as premissas que mantém o Brasil no Tratato da Antártida e nossas bases recebam os pesquisadores que fazem parte da colaboracação científica internacional. Somos então convidados a embarcar junto com os principais personagens dessa história e conhecer ainda mais curiosidades, como detalhes do confinamento e as ricas histórias de vida de cada um deles. Sejam convidados a embarcar em nossa crítica a seguir.

Fotografia do incêndio que destruiu parte da estação em 2012.

Como todo documentário, com seu processo de concepção e execução precedidos de diversos imprevistos e situações inusitadas,  aqui não foi diferente. A trama de “Antártica por um Ano” possui a narração da própria Júlia Martins intercalada de depoimentos dos envolvidos na missão. O ano de início do projeto foi 2012 e só foi possível concluí-loem 2015, devido ao inicidente ocasionado por um incêndio na Base Comandante Ferraz que implicou no atraso das filmagens. Inclusive, somente neste ano está prevista a reabertura da mesma. Antes disso, os oficiais e pesquisadores ficavam em espécies de vagões adaptados para a moradia.

Ao longo do documentário podemos perceber paisagens majestosas, a fotografia é impressionante que casam perfeitamente com a trilha sonora bem dosada. Tudo é muito bem pensado para promover o dinamismo das transições apresentadas em telas, fazendo com que tudo flua de maneira orgânica e natural, não há cortes abruptos e o público fica atento na trama sem se cansar.

Estação Antártica Comandante Ferraz

É de suma importância o material demonstrado e coletado, pois o filme estreia em um momento signifcativo para ressaltar a importância do setor audiovisual do país, bem como, as pesquisas realizadas pelos principais Orgãos de Pesquisas Nacionais. Além disto, reforça a importância do Continente Antartico para o nosso planeta e para o nosso país, pois está intrisicamente ligado às questões relacionadas ao clima e temperatura do nosso planeta.

 

 

Um dos pontos de maior destaque é notar o quão divertidos e comprometidos são os grupos de brasileiros da Marinha, como encaram o dia-a-dia do confinamento e como lutam diante dos obstáculos, tais como as mudanças constantes encaradas diariamente, tudo isso demonstrando de maneira clara, simples e objetiva, tanto os pontos negativos como os pontos positivos.

Uma das cenas do documentário “Antártica por um Ano”

Para quem gosta do gênero, “Antártica Por um Ano” é uma viagem enriquecedora e detalhada de uma grande missão realizada por seres humanos fantásticos. Sua importância de dá ao mostrar o valor de todos envolvidos e dos frutos que produzem para toda a Humanidade. E este documentário surge em um momento preciso sobre o cenário no qual estamos passando atualmente. Essa produção precisa ser notada e precisa ser vista pelo maior público possível, para que todos tenham a noção da quantidade de coisas boas que produzimos e o quanto podemos ir longe, levando o nome do nosso país !!!

Viva o Cinema Nacional! Viva o Brasil!!!

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *