Ama-San: A coragem feminina em evidência

O documentário, Ama-San, foi produzido e roteirizado pela portuguesa e cineasta, Claudia Varejão, e protagonizado por Mayumi Mitsuhashi, Masumi Shibahara e Matsumi Koiso. Sendo sua estreia no festival de cinema documental Visions Du réel na Suíça em 2016.

A história acontece no Japão na vila de pescadores de Wagu, contando o cotidiano de mulheres que trabalham mergulhando em busca de ouriços, pérolas, mariscos e também o abalone: uma espécie de molusco muito famoso no Japão. O trabalho mostrado no documentário é uma tradição de mais 2 mil anos, onde é passado de geração para geração e neste enredo, são três gerações de mulheres que vivem disso.

A narrativa é algo muito bem trabalhado, a câmera é a representação da gente que apenas observa a coragem dessas mulheres, o amor que elas possuem pela família e a religião que é algo tão bonito de se ver.

O inicio do documentário pode ser um pouco confuso para o espectador, para tentar entender a abordagem da trama, porém nos minutos depois, o contexto já te prende, fazendo com que queiramos saber ainda mais sobre a vida dessas pescadoras.

A fotografia é definida em tons frios, em destaque a cor azul. E uma das partes mais belas é quando acontecem as filmagens delas de baixo d’água, seus movimentos, suas técnicas para conseguir pegar os mariscos. Uma verdadeira harmonia entre o mar e elas.

Os efeitos sonoros são muito bem feitos, principalmente nas partes do fundo do mar, eles conseguiram trazer o silêncio total ao entrar no oceano e o barulho total quando elas saem. Tudo completo para fazer você viajar nessa história.

Ama-San, é o retrato da união, do amor, do respeito, da coragem de mulheres que todos os dias arriscam as suas vidas para sustentar as suas famílias. Além de tratar de assuntos muito importantes, como o valor dos salários e as consequências desse emprego, o documentário traz a felicidade dessas mulheres em destaque. E mesmo com todos problemas elas não perdem o humor, a gentileza com os filhos e principalmente o respeito que elas criaram umas com as outras.

 

CONFIRA O TRAILER DO FILME:

 

 

 

 

Muitos filmes e abraços 😉

Até a próxima!

LARISSA VALE – CABINE SETE

Siga nosso Instagram!

 

 

Author

O instagram @cabinesete é um projeto criado por Larissa Vale, Gabriela Carvalho e Iana Nunes para levar entretenimento e informação do mundo do cinema e da TV, de forma divertida e responsável, para todos aqueles que amam este universo tanto quanto nós. Agora o Cabine Sete vai estar aqui também no Canal CINEMA & SÉRIES do ARTECULT ! Mas não esqueçam de nos seguir no Instagram, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *