Mas… quem é São Patrício?

Fala pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje venho aqui neste post falar um pouco de São Patrício (St. Patrick) e por que ele te uma festividade ligada à cerveja.

A história de Patrício é um pouco nebulosa, apesar de ser notório o seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, numa rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja.

Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido.

De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar num navio e retornar à Bretanha. Ao voltar à Bretanha, entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar à Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.

Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick.

Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

St. Patrick virou o santo padroeiro da Irlanda. E, inicialmente,  havia uma festa de comilança em homenagem ao sacerdote.

Hoje em dia, a data é comemorada nas ruas e nos famosos pubs irlandeses . Milhares de pessoas lotam as ruas de Dublin, capital do país, vestindo roupas verdes e fantasiadas de Leprechaun.

 

 

E, pelo mundo afora, a tradição se espalhou. Dia 17/03 é dia de muito chopp verde e cerveja irlandesa.

Curiosidades:

1- Pelo fato da cor verde ser predominante nesse feriado, é servido muito chopp verde.

2- Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro), é preciso capturar um leprechaun e não o perder nunca de vista.

3- Ao contrário do que muitos pensam, as tradicionais paradas em homenagem ao padroeiro surgiram nos Estados Unidos. Até hoje, a maior delas acontece no país, reunindo mais de 150 mil pessoas nas ruas de Nova Iorque. A multidão percorre cerca de dois quilômetros pelos principais símbolos da cidade, incluindo a Catedral de St. Patrick na 5ª Avenida e o Empire State Building.

Onde curtir o St. Patrick Day aqui no Rio de Janeiro:

1- Tio Ruy

Localizado no mercado de produtores do Uptown, a casa promete muita cerveja Guinness e muito chopp verde da @cervejatropica

Vale a pena conferir.

Data: 15/03/2018 a partir das 20 horas

Endereço: Av. Ayrton Senna, 5500 bloco 12 – loja 117

2- The Beer Cult

Localizado na divisa entre Barra e Recreio, a casa promete Chopp Pilsen Verde e show com a banda de rock Mr. Severin

Data: 17/03/2018 a partir das 18 horas

Endereço: Av. das Américas, 6700 bloco 1 – loja 116 (Infobarra)

3- A fonte choperia

Localizada no Recreio dos Bandeirantes, a casa fará uma St. Patrick’s weekend. Chegando na casa de camisa verde, o primeiro chopp é por conta da casa.

Data: 16/03 a 18/03/2018

Endereço: Rua Carlos Galhardo, 85 – Recreio dos Bandeirantes

4- Shenanigans

O tradicional Pub irlandês localizada na nobre Ipanema promete muito chopp Guinness, brindes e muito rock.

Data: 16/03 a 18/03/2018 (16 e 17 a partir das 16hs e, 18/03 a partir das 15h30)

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 112a – Ipanema

5 – St. Patrck’s Day Downtown

Com a curadoria do Blog Maria Cevada , o evento será realizado em sua primeira edição no Shopping Downtown. Durante 4 dias, várias cervejarias cariocas, vários trucks de comida e várias atrações musicais prometem agitar a galera.

Destaque para o show no sábado, do U2 Cover Rio (20h).

Endereço: Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

Data: 15 a 18 de março de 2018, de 12h às 22h

Local: Praça Central do Downtown (entrada franca)

E aí, vai curtir aonde? Depois nos conta a sua experiência.

Cheers!🍻

LUIZ ASSUMPÇÃO

Author

Gastronomia - Cervejas Coluna sobre eventos cervejeiros, lançamentos de novas cervejas, estilos de cervejas e promoções.E é claro, trazer alguns amigos para apoiarem o projeto AC! Luiz Henrique Assumpção é cervejeiro caseiro, membro da confraria rj e administrador do Instagram @cervejemos. Um entusiasta do mundo das cervejas, em especial das cervejas especiais/artesanais. Instagram: @cervejemos Facebook: Facebook.com/cervejemos Luiz Henrique Assumpção (21) 98830-9723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *