FESTIVAL MULTICIDADE: MULTICIDADE: Uma reflexão sobre o fazer artístico e o posicionamento da mulher na sociedade contemporânea!

O MULTICIDADE – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas traz ao Rio de Janeiro, de 9 a 13 de novembro, mulheres artistas da Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, França e Brasil (RJ, SP e PE) como forma de possibilitar o intercâmbio e a reflexão sobre o fazer artístico e o posicionamento da mulher na sociedade contemporânea. Trabalhos de excelência artística de mulheres engajadas na ampliação dos espaços sociais de atuação da mulher. A direção geral e curadoria do festival são da atriz e diretora italiana Paola Vellucci, da diretora sérvia Jadranka Andjelic e da dramaturga e cineasta brasileira Eveline Costa.

Focado na produção teatral contemporânea e multimídia, a programação oferece ao público, de todos os gêneros, uma variada programação de espetáculos, performances, instalações, concerto teatral, exposição fotográfica, mostra de vídeos, demonstração de trabalhos, falas temáticas e oficinas gratuitas.

Paola Vellucci diz que
“o MULTICIDADE é um encontro entre a arte na cidade e a cidade na arte” e Jadranka Andjelic complementa dizendo que é também “uma possibilidade de expandir uma cidade em várias”. 
Ao contrário do que aconteceu na 1ª edição (2015), quando o festival ocupou durante 8 dias as instalações do Espaço Tom Jobim, localizado no Parque Jardim Botânico, a atual edição se “espalha” pela cidade com cerca de 27 atividades acontecendo em 10 importantes espaços culturais do Centro e Zona Sul do Rio de Janeiro.

A abertura, no dia 9 de novembro, será na área externa do MAM Rio – Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro, com apresentação do espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls” (Alemanha). Nos dias seguintes a programação acontece no Teatro Ipanema, Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Poeira, Casa França-Brasil, Espaço Sequência, Casa 7, Universidade Candido Mendes e Escola Nacional de Circo. O encerramento será na Sala Cecília Meirelles com o concerto teatral “Tout Moreau” do Voix Poliphonique (França).

O MULTICIDADE está conectado ao THE MAGDALENA PROJECT, uma rede internacional de mulheres atuantes no cenário artístico contemporâneo, que têm como perfil a valorização do fazer artístico feminino e a contribuição para a criação e comunicação em rede, como forma de fortalecimento mútuo, num sistema primordialmente colaborativo.

A diretora Jill Greenhalgh (País de Gales, Reino Unido), uma das fundadoras do The Magdalena Project, participa da programação com uma oficina de construção da performance “Daughter/Filha”, que será apresentada no último dia do festival. Esta atividade já realizada em Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, País de Gales e Suíça. Depois do Brasil, Jill a levará essa atividade para o Japão, EUA e Irlanda.

A programação completa está disponível no site oficial !

VEJA IMAGENS DE ALGUMAS DAS ATRAÇÕES

 

SERVIÇO

MULTICIDADE FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NAS ARTES CÊNICAS

Quando: 9 a 13 de Novembro

Onde:
  • MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo / tel: 3883-5600
  • Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema / tel: 2267-3750 e 3518-5220
  • Casa de Cultura Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema / tel: 2332-2016
  • Casa França-Brasil – Rua Visc. de Itaboraí, 78, Centro / tel: 2332-5275
  • Sala Cecília Meirelles – Largo da Lapa, 47, Centro / tel: 2332-9223
  • Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104, Botafogo / tel: 2537-8053
  • Espaço Sequência – Rua Campos da Paz, 105, Rio Comprido / tel: 3449-8736
  • Casa 7 – Rua Piragibe Frota Águiar, 7, Copacabana / tel: 3344-4212
  • Universidade Candido Mendes – Rua Joana Angelica, 63, Ipanema / tel. 2525-1000
  • Escola Nacional de Circo – Rua Elpídio Boamorte, 4, Praça da Bandeira / tel: 2504-5182
Veja a programação completa que está disponível no site oficialhttp://www.multicidade.com/programacao/
Classificação: 16 anos

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *