“Você é ansioso? – Reflexões contra o medo” : Em novo livro, Luiz Felipe Pondé discorre sobre a ansiedade, uma das questões mais preocupantes da atualidade

Na obra, o pensador estuda algumas das inúmeras fontes do problema, como as redes sociais e a internet, o avanço na medicina e a instabilidade do futuro da democracia

 

Antes da pandemia do novo coronavírus parar o mundo e fazer as pessoas moldarem a rotina, redefinirem prioridades e sofrerem com as incertezas e o medo, Luiz Felipe Pondé já percebia a ansiedade como uma das questões mais preocupantes e inquietantes da nossa era. Enquanto finalizava este livro, e o vírus se espalhava mundo afora, o autor teve a comprovação de que a ansiedade havia se tornado um marco da nossa época. Em Você é ansioso? – Reflexões contra o medo, publicado pela Editora Planeta, o pensador elabora um ensaio sobre a era da ansiedade, analisando como o comportamento e a cultura têm produzido e lidado com esse novo paradigma e apontando possíveis formas de lidar com a questão.

“Somos todos apanhadores no campo de centeio”. A frase que abre o livro faz referência à obra O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger (1951), cujo protagonista e narrador, Holden Caulfield, tornou-se símbolo ao mesmo tempo da rebeldia e vulnerabilidade juvenil. Para Pondé, ele é um “paradigma da sensação nascente de ansiedade entre adolescentes nos anos 1950. (…) Trata-se de um romance sobre o sentimento de que o mundo parece ridículo e sem sentido”.

O filósofo explica que a fonte essencial para afirmar que existe uma ansiedade espalhada pelo mundo é o fato de que a ansiedade é verdadeira.

“E se somos todos ansiosos, temos razão para sermos.”

Pondé transfere parte da responsabilidade da forte carga da ansiedade em nossa sociedade para a ‘hiperinformação’. “A acessibilidade carrega a ansiedade como um parasita incubado, é um carrier como se diz em inglês. Cidadãos informados são ansiosos, este é um traço essencial da dialética da ansiedade em sua relação com o aumento na qualidade da informação e do conhecimento”, ele defende. O livro pretende, antes de tudo, reconhecer as fontes imediatas da ansiedade em nossa era, como redes sociais e internet, avanço na medicina, maior longevidade, emancipação feminina e suas consequências, disseminação das práticas psicoterápicas de estilo coaching, instrumentalização das relações, instabilidade do futuro da democracia, dissolução da família em geral e obsessão com a alimentação. Apesar disso, o objetivo do livro não é apontar ‘métodos infalíveis’ para lidar com a questão. “Talvez uma das melhores formas de enfrentar a ansiedade seja aceitar que jamais a venceremos e que o que nos humaniza é o fracasso”, defende ele.

 

Luiz Felipe Pondé. Foto: CPFL Cultura.

SOBRE O AUTOR

Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor, diretor do laboratório de política, comportamento e mídia da PUC-SP, professor da FAAP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Já publicou inúmeros livros, entre eles Como aprendi a pensar, Filosofia para corajosos, Amor para corajosos e Espiritualidade para corajosos – todos pela Editora Planeta.

 

FICHA TÉCNICA

Você é ansioso? – Reflexões contra o medo

 

 

 

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *