Especial OSCAR 2018: VIVA – A VIDA É UMA FESTA. Um espetáculo do nível da Disney/Pixar!

Todos conhecem o padrão de nível da Pixar Animation Studios e a Disney, que colecionam juntas até o momento nada menos que 16 Oscares da Academia, 7 Globos de Ouro, 11 Grammy Awards e diversos outros prêmios!

Este começo de ano ganhamos mais um grande presente da Pixar o filme com título original: “COCO” ou aqui no Brasil, VIVA – A VIDA É UMA FESTA, que traz em sua essência a família e a lembrança pautados em uma trama simples que encanta e nos prende do começo ao fim.

A trama se baseia na vida de um jovem garoto chamado Miguel, que possui um grande talento para música e encara isso como um grande sonho, mas que devido a circunstâncias na sua família a música é algo terminantemente proibido, impedindo assim, que o jovem Miguel não possa seguir os seus sonhos, ideias muito similares com outras tramas da Disney/Pixar : Moana e Ratatouille.

O ponto alto da animação é abordagem a apresentação de temas complexos como morte, aceitação e  família. Apesar disto, estão bem orquestrados, de uma maneira que não promovem tristezas nos mais novos, mas desperta muito interesse nas pessoas mais velhas, que sabem o peso de lidar com perdas de pessoas e entes queridos que não estão mais entre nós.

Exemplo de Altar – Dia de Los Muertos (México)

Para os mexicanos, o Dia de Los Muertos é um dia de celebração e alegria onde os entes queridos que partiram vem nos visitar neste único dia, onde o filme nos apresenta esta celebração e o mundo em que os nossos entes queridos vivem. Vale ressaltar também, a forma de como, esses dois mundos interagem, abordando algo primordial a ligação da memória, se você é lembrado no mundo dos vivos você tem o direito de atravessar a ponte que liga esses mundos, contudo se você for esquecido, você pode desaparecer para sempre. Esse ritmo de transição entre esses dois mundos é feito de maneira tão sutil e fluída que não tem quem não se encante. O mundo dos mortos é algo sublime a sua composição e funcionamento da estrutura de sociedade é extremamente detalhado e encantador.

A experiência de assistir Viva – A vida é uma festa é ainda mais aprofundada através da sua trilha sonora a qual foi indicada ao Oscar de melhor canção com a incrível “Remember Me” e também indicação a melhor Animação. São aquelas canções que ficam nas nossas cabeças e com certeza saímos em busca para ouvi-las após assistirmos o filme. Bem como, os detalhes da pequena cidade mexicana que acontece a trama: as flores, as bandeirolas, as pequenas e coloridas casas tudo aquilo nos remete ao folclore e a história do México com toda sua riqueza cultural.

O diretor do filme Lee Unkrich responsável por grandes animações como: “Toy Story 3” e o incrível “Divertidamente”, acerta mais uma vez com a maestria sem tamanho na composição e profundidade da mensagem que o filme quer levar. A paleta de cores, as transições e o decorrer da trama tudo acontece de maneira para prender, emocionar e divertir o telespectador de maneira extremamente leve e natural.

A dublagem desse filme também está fantástica, contudo vale ressaltar que para garantir uma experiência ainda melhor vale muito a pena assistir com seu áudio original , pois as suas canções são  tocantes e de uma beleza sem igual, todas elas trazem uma grande mensagem como pano de fundo.

E visualmente falando, Viva – A Vida é uma Festa pode ser considerado como um dos filmes mais bonitos da Pixar. Sua grandiosidade e a riqueza de detalhes nos faz reafirmar esse posto. Você consegue se convencer que aquele mundo colorido e animado é real e tudo aquilo funciona mesmo. A animação, na sua simplicidade certeira, nos emociona naturalmente.

Este misto de sensações provocou um turbilhão de sentimentos que me fez relembrar meus entes queridos com muito carinho e o amor que nutriam por mim e outros familiares.

Este é o tipo de filme que você se envolve de uma forma especial e embarca nesta linda história. Para finalizar,digo que sinto “cheiro de Oscar” , trata-se de uma grande obra da Disney Pixar.Pelo menos estarei mesmo na torcida.

Corram para conferir esta história linda que nos encanta e nos faz refletir. Vejam o trailer:

Viva: A vida é uma Festa é uma história para jamais ser esquecida e sim ser lembrada sempre.

[NOTA DO EDITOR: E O FILME GANHOU O
GLOBO DE OURO DE MELHOR ANIMAÇÃO!]

Forte abraço pessoal! Até a próxima.

LUAN RIBEIRO

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *