1ª Edição da Mostra CineFlecha : Plataforma Videocamp disponibiliza a programação virtual da Mostra de Cinema Indígena Contemporâneo

De 01 a 15 de outubro, plataforma recebe produções que refletem sobre a potência e a diversidade do cinema indígena contemporâneo

 

Com o intuito de promover a produção audiovisual de diferentes coletivos e realizadores indígenas do Brasil, a plataforma Videocamp disponibiliza gratuitamente, de 01 a 15 de outubro, a 1ª Edição da Mostra CineFlecha . A Mostra reúne quatro sessões temáticas de filmes como tema “(Re)Existir e Curar”, que retratam as diversas maneiras como os povos indígenas seguem mobilizando formas de (re) existir e se curar através de saberes, práticas ancestrais e, também, contemporâneas. Para assistir aos filmes, basta se cadastrar na plataforma, assim, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login.
Entre os filmes disponíveis estão: “Quiilpa – as lhamas floridas”, que mostra uma tradição pré-colombiana que continua a (re)existir nas terras Altas da Bolívia; o “Cosmopista Maxakali”, vídeo realizado a partir de registros feitos por uma equipe de representantes Maxakali e Pataxó, cineastas indígenas e pajés, e pesquisadores não-indígenas; “Mãtãnãg, a Encantada”, com a trajetória de uma mulher indígena que segue o espírito de seu marido até a aldeia dos mortos; e “Kipaexoti”, que mostra a força e resistência do Povo Terena da aldeia Cachoeirinha em manter a sua dança tradicional viva.

 

Foto: Divulgação.

“Os séculos de resistência indígena não cansam de apresentar aos brasileiros em geral outros modos de existência possíveis. Com a crescente produção do cinema indígena nacional, o aprendizado com esses povos tornou-se, mais que acessível, imperativo para aqueles que desejam mirar outros mundos possíveis”, destacam os articuladores da Rede CineFlecha.
O evento ficará disponível na página ” Mostras ” dentro da plataforma Videocamp, ambiente digital que permite exibir online, durante este momento de distanciamento social, eventos realizados por parceiros e que, até então, aconteciam majoritariamente de forma presencial. Essa ação dá continuidade ao compromisso da plataforma com o bem-estar da população diante do enfrentamento do avanço da Covid-19, bem como com a democratização de acesso à cultura e informação.
“O ano de 2020 foi um período de experimentações não previamente planejadas, mas muito potentes para o Videocamp. A quarentena imposta pela COVID-19 desafiou nosso foco no assistir coletivo e nos levou a experimentar duas novas funcionalidades que ajudassem na garantia da segurança física do nosso público”, destaca Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Poster Cosmopista Maxakali-Pataxó. Foto: Divulgação.

Durante o período de pandemia, o Videocamp se reinventou para levar ao público dezenas de conteúdos audiovisuais por meio de novos formatos de exibição. O “Assista Agora”, por exemplo, teve o apoio de mais de 20 realizadores parceiros para disponibilizar, desde sua estreia em 24 de março, 48 filmes e 6 séries, que podem ser assistidos onde e quando o usuário quiser, sem a necessidade de uma sessão coletiva.

Além disso, as mostras realizadas se tornaram um ambiente para apoiar parceiros na realização de seus eventos no ambiente online: até agora, o Videocamp contabiliza a exibição de 12 mostras e festivais realizados, sendo que, das 4 mostras já realizadas e das 3 que estão no ar, passaram 272 obras, muitas delas inéditas no Brasil.

“Até o momento os números são animadores: 105 mil espectadores, de 2.291 cidades de todas as regiões do Brasil, experimentaram esses novos formatos. Essa diversidade se refletiu também nos realizadores parceiros, como a equipe do CineFlecha, que confiaram no Videocamp e possibilitam assim uma grande diversidade de narrativas na plataforma. E é essa diversidade de narrativas tão capaz de construir um imaginário coletivo plural e de justiça social que acreditamos ser urgente no momento de mundo em que vivemos”, finaliza Campos.
Sobre o Videocamp
O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.
Sobre o CineFlecha
A 1ª Mostra CineFlecha traz de forma totalmente gratuita e online a recente produção audiovisual de diferentes coletivos e realizadores indígenas do Brasil. Em tempos marcados por profundas crises políticas, sanitárias e climáticas que impactam violentamente os povos indígenas no país, a 1ª Mostra CineFlecha: (Re)Existir e Curar apresenta um conjunto de filmes que reflete a potência e a diversidade do cinema indígena contemporâneo.

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *