Analógico Lógico: Uma breve conversa sobre a Carl Zeiss

Foto tirada com a Zeiss Biotar 58mm f/2. Foto de Vitor Oliveira.

 

No primeiro vídeo do meu canal, o Analógico Lógico, falo um pouco da história do Carl Zeiss, pessoa e da Carl Zeiss, empresa. Penso que é importante sempre vermos a pessoa por trás da marca ou do produto. Quais eram seus sonhos, seus motivos, suas ambições…

Historicamente falando, a Zeiss não foi a primeira grande empresa óptica. Longe disso! Haviam várias! Tanto anteriores a ela, como a Voigtlander, fundada em Viena, em 1756, 90 anos antes dele abrir sua primeira oficina! Tanto quanto posteriores a ele, como a Meyer Optik, aberta 50 anos depois, em 1896. E no meio disso tudo, uma miríade de fabricantes de vidro e equipamentos ópticos, que iam do microscópio à luneta. Do micro ao macro.

O grande diferencial do Zeiss (pessoa) é que ele era um visionário e, principalmente, um obsessivo. E quando se junta obsessão e visão a um determinado tipo de pessoa, você pode ter como resultado uma evolução ou, no caso, uma (R)evolução.

Inicialmente aprimorando sistemas de microscópio, em uma época em que a fotografia ainda engatinhava, Zeiss (homem e empresa) conseguiu evoluir o design dos microscópios, tornando-os muito melhores e mais nítidos, o que foi um avanço para a ciência, que ajudou ao desenvolvimento de fármacos, como vacinas, por exemplo. Posteriormente, vislumbrando o futuro da imagem, começa a produzir designs ópticos que melhoraram muito a captação da luz nas câmeras, inicialmente de grande formato, depois médio formato até as de pequeno formato. E notem! Lentes e câmeras, já existiam (mas não contem pra ninguém!)! Dessa forma, sem ser um criador, a Zeiss foi, sim, um aperfeiçoador e dos bão! Tanto é fato que as demais empresas, das que ficaram, mudaram, faliram ou abriram, passaram maciçamente (e não massivamente, que não existe no português) a copiar seus projetos ópticos tentando melhorá-los ou dar seu “toque especial”. Algumas até conseguiram, de fato. Mas quase todas seguiram a receita do bolo. Foi então que a obsessão de Zeiss com o aperfeiçoamento técnico e óptico vislumbrou que, talvez o problema da transmissibilidade da luz para o meio de captação desta fosse não o desenho estrutural, propriamente dito mas, sim, a estrutura molecular do próprio vidro (se lembram do microscópio?), que na época pouco se diferenciava do vidro comum de copos e garrafas. Então querem saber o que ele fez? Assistam o vídeo completo no Canal Analógico Lógico. Toda semana um vídeo novo com história, dados técnicos, reviews e muitas fotos. Abraço grande, um bom final de semana cheio de paz e luz para vocês. E usem máscara! Hare Hare!

CONFIRA O VÍDEO !

 

VEJA MAIS VÍDEOS DO CANAL
ANALÓGICO LÓGICO !


https://youtube.com/channel/UCom1NVVBUDI2AMxfk3q8CpA

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

ANALÓGICO LÓGICO!
Vitor Oliveira é dono de uma visão poética sobre a vida e o mundo que o permeia. Fotógrafo experiente e autodidata, fotografa desde os 10 anos de idade influenciado por seu avô, o pintor paisagista Altamiro Oliveira, de quem, além da pintura clássica, o influenciou no desenho e na literatura, arte que exerce escrevendo romances ambientados no submundo de uma São Sebastião do Rio de Janeiro do final do Séc XIX e começo do Séc XX que não mais existe. Pesquisador de métodos, técnicas e equipamentos fotográficos e colecionador, Vitor Oliveira fotografa principalmente em película, por considerar que, após quase 200 anos de evolução desta forma de arte, esta ainda oferece os melhores resultados, ao depurar a técnica artística, quase que alquimicamente. Sendo um dos únicos fotógrafos de nível mundial a participar, usando filme, no maior concurso fotográfico do mundo, o Sony World Photography Awards, da World Photography Organization, Vitor Oliveira inaugura seu Canal Analógico Lógico!, no YouTube, através do qual procura compartilhar um pouco de uma aprendizagem que nunca finda. Hare Hare! Canal Analógico Lógico! : https://youtube.com/channel/UCom1NVVBUDI2AMxfk3q8CpA Video de abertura: https://youtu.be/N_cuYPi6b4M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *