Tom nas Escolas: Projeto finaliza com sucesso sua etapa inicial em 4 de setembro, através de parcerias do Instituto Antonio Carlos Jobim

TOM JOBIN. Foto: Nascimento Silva / Acervo IACJ.

Nos dias 1 e 8 de setembro (3af), Moana Martins, coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, realiza live sobre música, educação e o maestro Antonio Carlos Jobim com Léo Gandelman e Luciana Medeiros

Para falar de Tom Jobim, educação e música nas escolas, nas próximas 3afs, dias 1 e 8 de setembro, às 17 horas, a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, realiza lives com o músico Léo Gandelman e a jornalista Luciana Medeiros, respectivamente (pelo Instagram @orquestranasescolas). Na pauta, o projeto TOM NAS ESCOLAS – estudos pedagógicos desenvolvidos para oito músicas do maestro, executadas por alunos de música da rede pública de ensino do Rio de Janeiro – e a importância de Tom Jobim para a cultura do país.

No dia 4 de setembro será divulgada da música “Se todos fossem iguais a você”, executada pela orquestra virtual dos jovens do Programa Orquestra nas Escolas, que em virtude do isolamento gravaram, cada um em sua casa, músicas do estudo desenvolvido com os professores para o repertório de compositor. Com esta apresentação se encerra a primeira etapa do projeto Tom nas Escolas, parceria do Instituto Antonio Carlos Jobim com o Programa, que levou para as novas gerações a importância da obra do maestro Tom Jobim, através da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Ensino do município.

“Tom nas Escolas”

Apresentações da Orquestra Virtual do Programa Orquestra nas Escolas

  • Garota de Ipanema:

 

 

 

 

  • Samba de uma nota só:

 

 

 

 

  • Corcovado:

 

 

 

 

  • Águas de Março:

 

 

 

 

  • Wave:

 

 

 

 

  • Confira também Chega de saudade (28/8/2020), O morro não tem vez (em 31/8/2020), “Se todos fossem iguais a você (em 04/9/2020) no canal do projeto no YouTube:

    https://www.youtube.com/c/OrquestranasEscolas/videos

 

Sobre o Instituto Antonio Carlos Jobim (IACJ):

O Instituto Antonio Carlos Jobim é mantido através do projeto de incentivo cultural do ISS da prefeitura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Banco Icatu e do Aeroporto Antônio Carlos Jobim/Galeão. O recurso propicia, além de benfeitorias no espaço Tom Jobim, a conservação e atendimento ao acervo físico e digital, inventário e manutenção do site http://portal.jobim.org/.

Ficha técnica IACJ:

  • Presidente: Aluísio Didier
  • Diretor: Paulo Jobim
  • Gerente: Georgina Staneck
  • Coordenador projeto Tom nas Escolas: José Staneck
  • Pesquisa e mídia digital: Nicole Marengo
  • Suporte: Valéria Duarte
  • TI: Neki Soluções em Informática
  • Assessoria de imprensa: Passarim Comunicação

 

Sobre o Programa Orquestra nas Escolas

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas é um programa gratuito de música e educação, que desde 2017, aposta na formação musical e na prática de excelência para o desenvolvimento social de crianças e jovens que estudam nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente, são oferecidas aulas de vários instrumentos musicais para alunos de 52 escolas municipais do Rio. O Programa conta com 16 orquestras em atividade, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, dentre outras, compostas por alunos também da Rede Municipal do Rio de Janeiro, que promovem um amplo calendário de concertos e programações.

Redes:

Facebook: @orquestranasescolas

Instagram: @orquestranasescolas

YouTube: orquestranasescolas

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *