Terceira edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra 2023: Celebrando a Cultura Negra com grandes atrações musicais

O aguardado Prêmio Ubuntu de Cultura Negra está de volta para sua terceira edição, marcada para o dia 26 de setembro, a partir das 18h, na icônica Sala Cecília Meireles, localizada na Lapa – Centro do Rio de Janeiro. Este evento é uma reverência a contribuição da ancestralidade afro-brasileira e aos pilares da arte preta nacional.

A Sala Cecília Meireles, local da premiação. Foto: Divulgação/Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

 

A Idealizadora e Diretora Paula Tanga, promete uma noite inesquecível repleta de apresentações artísticas com nomes ilustres, como Sandra de Sá, Xande de Pilares, Mart’nália, Toni Garrido, Dudu Nobre e MC Buchecha entre outros. Olha só que elenco de peso de apresentadores que o Prêmio traz este ano, além de Paula Tanga (a Anfitriã), teremos: Milton Cunha, Babi Cruz, Flávia Souza e Denis Jamaica compondo este grande time.

A idealizadora e diretora do Prêmio UBUNTU Cultura Negra, Paula Tanga. Foto: Divulgação/Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

A palavra “Ubuntu,” originária da língua Zulu, traduz a profunda ideia de “sou quem sou, porque somos todos nós.” Inspirada por essa ideia de união entre a comunidade negra, a ativista social Paula Tanga começou a idealizar o Prêmio.

Ela compartilha detalhes sobre a concepção desta terceira edição.

 

“Estamos comprometidos em elevar as culturas que, ao longo de nossa história, foram injustamente discriminadas. Vamos explorar temas que considero místicos e profundos, como o sagrado feminino e a visão da criação do mundo através da lente da Cultura Iorubá. Apesar dos desafios, esta edição é uma verdadeira obra de arte. Ela é sobre conexão, ação e o encanto que a cultura do povo preto traz, proporcionando alegria para todos.”, conta Paula Tanga.

Nesta edição, o Prêmio Ubuntu presta homenagem às origens musicais pretas do Rio de Janeiro, desde o Samba até o Funk, destacando a riqueza e a potência das vozes que clamam por um futuro melhor. Grandes referências da música, como Sandra de Sá, MC Buchecha, Xande de Pilares, Mart’nália, , Toni Garrido, Dudu Nobre entre outros, brilharão no palco.

Um momento especial, intitulado “O Baile Continua no Céu,” será produzido pelo cantor MC Buchecha, com o apoio de “Os Crias do Funk,” além de um coletivo formado por MCs da Antiga e DJs que prestarão homenagem a ícones do Funk que nos deixaram ao longo das últimas duas décadas. Além disso, a noite de premiação reconhecerá o ativismo dos movimentos sociais, políticos e culturais fluminenses por meio da categoria “Ubuntu Movimentos,” agraciados com a “Medalha Honrosa Ubuntu.”

A curadoria do evento é composta por Dani Salles, Zulu TR, Binho Cultura e Rita Dir, enquanto a equipe operacional é liderada por Paula Tanga, Francisco Martins, Faby Souza, Jhonny Barroso, Luiz Hollif, Andrea Lacoca, Vitor Art, Marta Caminha e Jorge Mario Lemos.

Personalidades como Martinho da Vila, Flávia Oliveira, Deo Garcez, Luana Xavier, Juliana Alves, Dr. Kathleen Conceição, Rodrigo França, Yuri Marçal, Levi Asaf, Adalberto Neto, Carla Cristina Cardoso, Rebecca e Ernesto Xavier, já são presenças confirmadas no evento.

Presenças confirmadas. Fotos: Divulgação/Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

O Prêmio Ubuntu continua a ser um farol na promoção da diversidade, inclusão e respeito à cultura negra, lembrando a todos que somos quem somos, porque somos todos nós. A premiação é uma realização da ONG Afrotribo, com o apoio e parceria das seguintes instituições: Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, SMC RJ – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Instituto Mover e do INADI – Instituto Nacional Antirracista da Diversidade e Inclusão.

SERVIÇO

Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

  • Data do Evento: 26 de setembro de 2023
  • Local: Sala Cecília Meireles, Lapa, Centro do Rio de Janeiro
  • Programação Artística: Sandra de Sá, Xande de Pilares, MC Buchecha,
    Mart’nália, Toni Garrido, Dudu Nobre entre outros.
  • Tributo Especial: “O Baile Continua no Céu” com MC Buchecha, “Os Crias do
    Funk” e o coletivo de MCs e DJs da Antiga.
  • Categoria de Reconhecimento: Ubuntu Movimentos – Premiação com a
    “Medalha Honrosa Ubuntu.”
  • Curadoria: Dani Salles, Zulu TR, Binho Cultura e Rita Dir.
  • Equipe Operacional: Paula Tanga, Francisco Martins, Faby Souza, Jhonny
    Barroso, Luiz Hollif, Andrea Lococa, Vitor Art, Marta Caminha e Jorge Mario
    Lemos.
  • Apresentadores: Paula Tanga, Milton Cunha, Babi Cruz, Flavia Souza e Denis
    Jamaica.
  • Presenças Confirmadas: Martinho da Vila, Juliana Alves, Dr. Kathleen
    Conceição, Rodrigo França, Yuri Marçal, Levi Asaf, Adalberto Neto, Flávia
    Oliveira, Carla Cristina Cardoso, Deo Garcez, Rebecca, Ernesto Xavier e Luana
    Xavier.
  • Para mais informações, entre em contato com: Telefone: 21 965432169
    E-mail: ubuntuafrotribo2023@gmail.com
    Website: www.premioubuntuculturanegra.com
    Redes Sociais: Instagram: @premioubuntucultural.oficial

 

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *