TASTEQUIET3: Novo livro do ilustrador Vidi Descaves em financiamento coletivo

Por Cristiana Lobo

 

O que faz um espírito talentoso e criativo quando o mundo ao redor passa por momentos difíceis? Produz a sua arte e indiretamente nos aponta novos caminhos. Foi o que fez o pintor, ilustrador, designer e quadrinista Vidi Descaves. Em setembro de 2020 ele se desafiou a criar uma nova arte por dia, durante um ano. O resultado será reunido no livro 3 da série Tastequiet e para isso conta com a ajuda de amigos e leitores por meio de financiamento coletivo no site Benfeitoria.  O lançamento está previsto para maio, no Rio.

Cada livro da série tem uma capa lisa, de uma única cor e o título centralizado com letras pequenas, discreto mas repleto de conteúdo, como o autor. A capa do novo livro é marrom, uma referência à terra. Talvez uma influência do tempo em que ele passou elaborando as artes em um sítio perto de Friburgo e depois no sítio da família, em Niterói. 

São 366 desenhos, sem nenhum texto. Um universo silencioso e atemporal, uma poesia visual em cores que remete à linguagem surrealista do sonho e do inconsciente, sem deixar de ter uma conexão com o presente que de alguma forma atravessa as criações. O resultado é abstrato, mas o processo, segundo Vidi, é resultado de leituras sobre filosofia e sobre o mundo em geral. Muitas vezes ele traduz nos desenhos questões como os pesos que a gente carrega, processo de vida e morte, vislumbramento, dúvidas, entre outras.

Esse ano, por causa do confinamento, ele teve mais tempo para focar no livro. A média é de um mês elaborando e reelaborando cada desenho.

É um projeto que exige muito porque me proponho a me colocar em uma posição de criatividade total, fazer algo que eu nunca tenha visto“, comenta o autor.

As artes dos dois livros anteriores ilustravam muitas questões de relacionamentos. Este terceiro livro traduz vivências como tempo, confinamento, hierarquia x domínio, relação entre natureza e cidade (como uma influencia a outra), e outras que vieram à tona pelo contexto político e de pandemia. 

Vidi começa o processo desenhando a lápis em cadernos feitos à mão. Os estudos que ele decide aproveitar ganham uma versão mais aprimorada em aquarela e nanquim. Ele sabe o que quis dizer com cada imagem, cada cor e elemento tem um significado, não são criações aleatórias, são fruto de muita pesquisa artística e conceitual. Mas ele não revela, prefere que cada leitor tenha a sua interpretação e dê asas à imaginação.

OBS: quem visitar o site do financiamento coletivo, verá um vídeo editado por ele e filmado pelo pai, o violinista Bruno Descaves. A irmã, a figurinista Luna Jatobá criou o figurino e as máscaras que Vidi usa. Ele não quis mostrar o rosto, prefere enfatizar a arte.

 

Cristiana Lobo

@circulando.rj

 

 

 

 

 

SERVIÇO

Financiamento Coletivo do Livro 3 Tastequiet

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

A coluna CIRCULANDO registra flashes do cotidiano carioca que me encantaram ou que valem a pena experimentar e traduzem o espírito carioca. Um evento ao ar livre, um showzinho imperdível, um artista talentoso que nem todo mundo conhece, um novo bar que tá bombando, uma comidinha especial, uma tendência, etc. Mas é um recorte bem específico dessa nossa cidade tão grande, tão ampla e diversificada. Uma seleção ligada aos locais por onde passo e frequento aqui na zona sul e centro da cidade, ocasionalmente arredores mais distantes. Uma gota no oceano de possibilidades. Existem boas dicas em diversos outros bairros? Sim, certamente! Mas aqui é um pequeno espaço e temos que fazer uma seleção. Cristiana Lobo: jornalista e assessora de imprensa à frente da Círculo Comunicação. Formada em Jornalismo pela UFRJ, com pós em Literatura pela PUC-Rio, atua na área cultural há mais de 15 anos. Já colaborou com veículos como portal Le Monde, Revista Vogue Jóias, Jornal do Comércio, Revista Info, site Radar55, entre outros. Fã do bom-humor e informalidade cariocas, mas apaixonada por conhecer culturas de outras cidades, gente e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *