Stela Celano: A atriz marca presença em Lisboa como palestrante do IV Congresso Português de Psicologia Positiva e com a apresentação do monólogo premiado Maldito Coração

Stela Celano. Foto: Pupin e Deleu

 

A atriz e especialista em Psicologia Positiva  Stela Celano celebra uma nova fase. Ela será uma das palestrantes do IV Congresso Português de Psicologia Positiva, que vai acontecer em Lisboa, de 3 a 5 de abril. Stela vai falar sobre o  Laboratório Palco Positivo – Teatro pra Vida Real, mentoria de desenvolvimento pessoal criada por ela há 5 anos. 

A atuação continua tendo espaço privilegiado na sua agenda. No dia 6 de abril, ela apresenta o monólogo premiado Maldito Coração, com direção de Isaac Bernat, no espaço Dança Mais, também em Lisboa. Em seguida, volta para o Rio para se dedicar aos ensaios da peça Piano Bar, com direção de Sueli Guerra.

Nesse bate-papo com o portal ArteCult ela conta como começou o interesse na área de desenvolvimento pessoal, fala sobre o seu projeto Laboratório Palco Positivo e os preparativos para a experiência em Lisboa.

Entrevista Exclusiva com Stela Celano:


Você tem uma longa trajetória como atriz, já atuou em filmes, novelas e peças. Porque decidiu
estudar Psicologia Positiva? Acha que complementa seu trabalho como atriz?

Quando comecei a investir mais no meu desenvolvimento pessoal e estudar temas como felicidade, realização e forças pessoais, naturalmente cheguei à Psicologia Positiva.  Foi um desdobramento natural desse processo de autoconhecimento. Durante a pós-graduação, na medida em que ampliei o meu aprendizado e passei a dominar algumas ferramentas, percebi que poderia contribuir com o processo de outras pessoas.
Estudar o comportamento humano é um grande complemento para o meu trabalho como atriz. Para construir outras vidas é essencial saber mais sobre nós mesmos, é uma forma de expandir as nossas ferramentas. E a Psicologia Positiva, para ser bem aplicada, exige um verdadeiro mergulho interno, pois procura entender o que funciona bem em nossas existências. Precisamos compreender, aceitar e aprender a lidar com emoções que se apresentam, material que é essencial no trabalho do ator.


Stela Celano. Foto: Pupin e Deleu

Você está iniciando uma nova carreira? Pretende manter o trabalho como atriz e a mentoria em desenvolvimento pessoal simultaneamente? 

Trata-se de uma outra vertente da minha carreira de atriz. O trabalho de desenvolvimento pessoal só existe por causa da minha trajetória na atuação, ofício que amo. Entendo que as pessoas não precisam exercer apenas uma única atividade, se isso tem um significado para elas, e percebo o mundo mais aberto para isso. Se desenvolvi habilidades que podem colaborar com o crescimento de outras pessoas, além  dos meus próprios personagens, por que não? Mantenho em paralelo o meu trabalho como atriz.

Ele me alimenta e também me conecta com a minha alma e meu propósito. Aliás, somos inseparáveis. 

Qual é a proposta do projeto criado por você, o Laboratório Palco Positivo?

A proposta do Laboratório Palco Positivo é potencializar a felicidade das pessoas através da prática da atuação e dos caminhos que a ciência da felicidade nos aponta como essenciais para uma vida com maior satisfação. Não desejo transformar os meus mentorados em atores e nem acho isso necessário, mas posso usar alguns recursos teatrais, quando for o caso, para mostrar caminhos que fortaleçam a construção de uma história de vida mais feliz.


Em qual papel você se sente mais em casa, atriz, mentora ou palestrante?

No papel de atriz, pois ele engloba todos os outros. Além da minha personalidade e das minhas experiências de vida, foi ele que me possibilitou ter um olhar apurado para as questões e emoções humanas, além de ter me proporcionado recursos para palestrar. Não consigo desconectá-los. Durante um tempo tive dificuldade para compreender que tudo era uma coisa só, eu me sentia um pouco dividida. Hoje a conexão desses caminhos está bem clara para mim.


Você vai se apresentar para os portugueses como atriz e como palestrante. O que espera dessa
experiência? Como tem se preparado?

Stela Celano. Foto: Marilha Galla

Eu espero que seja uma experiência enriquecedora para mim e para eles. Portugal já andava nos meus pensamentos há um tempo e acho que tenho um trabalho a cumprir por lá. Tudo fluiu muito naturalmente e de maneira muito positiva. Acho isso um bom sinal.
Tenho me preparado como costumo fazer com minhas atividades, me dedicando à construção da minha apresentação, deixando um pouquinho de mim ali, ensaiando e aprimorando o espetáculo. Enfim, fazendo tudo o que está ao meu alcance para que seja um ótimo momento e para que eu realize um bom trabalho. 

Atuações:

Stela fez parte do elenco das novelas “Um lugar ao Sol” (Rede Globo) e “Amor sem Igual” (Rede Record). Em cinema, está no longa “Amor Assombrado”, de Wagner de Assis, em “De Pernas pro Ar”, “Até que a sorte nos separe” e “Odeio o dia dos Namorados”, de Roberto Santucci, “O Inventor de Sonhos”, de Ricardo Nauenberg e no curta-metragem “Ato”, de Maria Flor Brazil. Participou das séries “Odeio Segundas“, “Os Homens são de Marte e é pra lá que eu”, do canal GNT/Globosat, “Natália” da TV Brasil, “Tô de graça” e “De Cabelo em Pé”, do canal Multishow/Globosat. Em teatro, suas peças mais recentes foram “O Pequeno Livro das Emoções Perdidas”, de Marcelo Albuquerque, “Maldito Coração”, direção de Isaac Bernat e “Ou Tudo ou Nada“, direção de Tadeu Aguiar .

 

Formação:

Atriz formada em Interpretação Teatral pela CAL e Licenciada em Dança pela UniverCidade. Especialista em Psicologia Positiva pela PUC – RS. Mentora de Virtudes e Forças de Caráter (Strengths Mentor), Mentora de Felicidade, Bem- estar e Florescimento Humano (Happiness Mentor) e Positive Practitioner & Trainer – Instituto Felicidade Agora é Ciência (IFAC). Facilitadora FIB (Felicidade Interna Bruta) e certificada em Neurociência para a Felicidade pelo Instituto Feliciência. Certificada em Neurociência para Todos – Instituto Conectomus. 


SERVIÇO:

IV Congresso Português de Psicologia Positiva

Monólogo “Maldito Coração”

  • Data: 06 de abril
  • Local: espaço Dança Mais (Lisboa)

Peça “Piano Bar”

  • Data: previsão início de maio
  • Local: Café Arte Manuedu (Botafogo, RJ)


Siga Stela Celano nas redes sociais:

 

@stela_celan

 

Sobre o Laboratório Palco Positivo: 

 

 

 

 

 

 

 

Author

ATUANDO: Para quem gosta de atuar, interpretar e para todos os apaixonados por grandes espetáculos! Siga nosso Facebook! (@portalatuando)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *