K-POP no BRASIL: Consumo do gênero no Spotify cresce anualmente em média 47% no país

Brasil é o 5º maior mercado de streaming de K-Pop no Spotify

O K-pop estourou mundialmente há poucos anos e, desde então, só tem crescido em streams no Spotify. Nos últimos anos, o gênero entrou de vez nas playlists e parece que não vai deixá-las – pelo menos se depender do Spotify, não vai mesmo! Prova disso é que o gênero K-pop cresce 47% em média ano a ano tornando o Brasil o 5º maior mercado de streaming de K-Pop no Spotify. Recentemente o Spotify lançou a K-Pop Fanchant, uma nova playlist editorial dedicada exclusivamente ao k-pop.

O principal salto veio em 2017, ano de ascensão do grupo BTS, que fez o gênero praticamente triplicar em números de streams no país. Para entender a grandeza do grupo em setembro de 2017, o BTS se tornou o primeiro artista de K-Pop a entrar no chart global Top 50 do Spotify, com a canção “DNA”.

“Uma das principais missões do Spotify é criar uma conexão entre idols e fãs da maneira mais eficiente possível. Estamos muito felizes com a repercussão do gênero e queremos reconhecer o poder dessa nova geração, além de reforçar a mensagem de que no Spotify as conexões são fundamentais para engajar e celebrar as diversas comunidades que se relacionam com a nossa plataforma”, complementa Roberta Pate, Diretora de Parcerias com Artistas e Gravadoras no Spotify na América Latina.

O K-pop conquistou popularidade primeiramente no Leste da Ásia, no final da década de 1990, e entrou no mercado de música japonês na virada do século XXI. Entretanto, foi só em 2012 com Gangnam Style, lançada pelo PSY, que o mundo tomou conhecimento do poder do k-pop. Hoje, além do BTS, há outros grupos que conquistaram muitos fãs, como, BLACKPINK, Monsta X e EXO.

Não é à toa que a ascensão meteórica do K-Pop globalmente e no Spotify são temas dos últimos episódios do nosso próprio podcast Spotify: For The Record, ” De Seul, na Coreia do Sul, a São Paulo: a ascensão global do K-Pop, além do mais recente com uma entrevista exclusiva com os sete membros do BTS.

Nesse episódio em inglês, o Spotify entrevistou os membros do Stray Kids – um dos artistas K-Pop mais ouvidos de todos os tempos. O episódio também inclui uma entrevista exclusiva com Babi Dewet Érica Imenes, as hosts do podcast Spotify Original Kpapo e super experts sobre a cultura k-pop no Brasil.

Pensando nisso, reunimos algumas curiosidades inéditas do Spotify, sobre o consumo de K-pop no Brasil:

• Música de k-pop mais ouvida em cada ano pelos usuários do Spotify no Brasil:

2014 – PSY – Gangnam Style
2015 – IRON,Ji Min – Puss
2016 – BTS – Dope
2017 – BTS – DNA
2018 – BTS – FAKE LOVE
2019 – BLACKPINK – Kill This Love

• 10 músicas de k-pop mais ouvidas do Spotify no Brasil:

BLACKPINK – Kill This Love
BTS, Halsey – Boy With Luv (feat. Halsey)
BLACKPINK, Dua Lipa – Kiss and Make Up
BTS – DNA
BLACKPINK – DDU-DU DDU-DU
BTS – FAKE LOVE
BTS – Blood Sweat & Tears
BLACKPINK – BOOMBAYAH – KR Ver.
BLACKPINK – As If It’s Your Last
(G)I-DLE, Jaira Burns, K/DA, League of Legends, Madison Beer – POP/STARS

• Top 10 artistas de k-pop do Spotify no Brasil:

BTS
BLACKPINK
EXO
TWICE
Red Velvet
Monsta X
(G)I-DLE
Stray Kids
NCT 127
SEVENTEEN

• Top 10 artistas mulheres de k-pop do Spotify no Brasil:

BLACKPINK
TWICE
Red Velvet
(G)I-DLE
Mamamoo
LOONA
KARD
Girls’ Generation
SUNMI
2NE1

• Top 10 artistas homens de k-pop do Spotify no Brasil:

BTS
EXO
Monsta X
Stray Kids
NCT 127
SEVENTEEN
BIGBANG
GOT7
RM
iKON

• Top 10 cidades brasileiras que mais escutam k-pop no Spotify:

São Paulo, São Paulo
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brasília, Distrito Federal
Curitiba, Paraná
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Salvador, Bahia
Campinas, São Paulo
Fortaleza, Ceará
Florianópolis, Santa Catarina

Não fique de fora, confira as novidades da indústria K-pop gratuitamente com o Spotify Free. É só baixar o aplicativo do Spotify no seu iOS ou Android para acessar a versão gratuita do Spotify.

 

E quer um dica legal para conhecer um muito mais da Cultura K-POP, Cultura Asiática, Doramas?

Siga o Instagram @DoramaATM !!

 

Sobre o Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 60 milhões de músicas, incluindo mais de 1,5 milhão de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios.
Hoje, é o maior serviço global de assinatura de streaming de música com uma comunidade de mais de 299 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 138 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 92 mercados.
Para obter mais informações, imagens ou para entrar em contato com a equipe de imprensa, acesse http://newsroom.spotify.com.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *