Sinistar : Um Arcade Game “Raiz”

Vamos falar de jogo antigo… Sim sou um cara oldschool que gosta muito de jogos clássicos que serviram de inspiração para um monte de coisa que temos atualmente. Nesta coluna vou procurar falar de muitos jogos que muita gente não jogou e que hoje podem ser ainda muito legais! (old but gold!)

Vou começar com um clássico arcade que curto muito: SINISTAR. Desenvolvido pela Willians Eletronics (famosa por máquinas de Pinball e caça níqueis)  em 1982 por uma equipe de 6 caras (raro para época): Sam Dicker, Jack Haeger, Noah Falstein,RJ Mical, Python Anghelo and Richard Witt.

Sinistar teve uma das grandes sacadas da época: foi o primeiro jogo a utilizar stéreo. Além desta inovação, era um jogo extremamente difícil (sendo considerado até hoje) e criou um dos vilões mais icônicos da história dos videogames. Sinistar é um arcade shooter multidirecional, onde  o jogador deve destruir asteroides para recolher os chamados sinibombs, cristais que formarão o boss do jogo: Sinistar.

Sinistar

Sinistar é uma grande cabeça demoniaca espacial, da qual emite frases que a tornaram famosa e foram utilizadas em outros jogos como o Warcraft III e um dos chefes de Black Temple, raid do MMORPG World of Warcraft.

The Reliquary of the Lost Hal in Black Temple e a primeria fase do chefe – The Essence of Hungering – Inspirada no Sinistar

Frases como “Run Coward!”, “I live!”, “I Hunger!”, tornaram marcas deste Boss e perpetuadas pelos tempos. Sinistar chegou a ter versões não lançadas para Atari  Segagenesis e Super Nintendo.

Curta abaixo um gameplay bacana!

 

 

 

 

“Bugão” das 225 vidas

Sinistar tem um “bug” que permite dar 255 vidas ao jogador, é um processo meio complicado de fazer, mas… Vamos lá:

Isso acontece apenas se o jogador tiver apenas uma vida e o Sinistar estiver prestes a comer a nave do jogador e uma nave inimiga e destrói a nave neste momento, leva o jogo a subtrair 2 vidas, levando a um valor de -1. Como o número de vidas é armazenado no jogo como um número inteiro de 8 bits, a subtração de zero fará com que o número inteiro se agrupe no maior valor representável com 8 bits, que é 255 em decimal.

Doideira? Coisas dos antigos videogames…

Finalizando

Sinistar é um dos clássicos mais conhecidos de todos os tempos. Se quiser conferir:

Baixe :

 

Até a próxima !

ANTÔNIO MARCELO

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

ANTONIO MARCELO
Jogador desde o antigo Telejogo, caiu na Terra há 50 anos e ainda não conseguiu ligar para casa pra voltar. Ama jogos de estratégia, guerra e espaciais (eletrônicos e de tabuleiro). Game Designer, Programador, artista voxel (isto descobri depois de velho) e Educador (sou apaixonado em transformar as pessoas). O resto são histórias ao pé da fogueira. Site: http://www.voxelhouse.com Artsation: https://www.artstation.com/mgleitef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *