RJ: Funarte apresenta “Clássicos do Teatro”

RomeuEJulieta

( Romeu e Julieta – Teatro de Roda – Teatro Dulcina. Foto: © Wilton Montenegro )

Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006, o projeto Clássicos do Teatro, do grupo Teatro de Roda se apresenta no Teatro Dulcina – espaço da Fundação no Centro do Rio de Janeiro, a partir do dia 8 de abril.

O projeto reúne os espetáculos Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em cartaz até o dia 7 de maio, e Antígona, de Sófocles, em temporada de 13 de maio a 4 de junho, às 16h. As montagens são dirigidas pelo criador e diretor do Teatro de Roda, Mariozinho Telles. O preço dos ingressos é R$ 40, meia-entrada a R$ 20.

 

De 8 de abril a 7 de maio – sábados e domingos, às 16h
Romeu e Julieta

“… e o amor, mais forte do que o ódio, sepultou o ódio na morte”.
(William Shakespeare – Romeu e Julieta)

O grupo Teatro de Roda encena sua versão de Romeu e Julieta, uma das duas montagens do projeto Clássicos do Teatro, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006. O grupo foi fundado pelo aplaudido diretor Mariozinho Telles e dirigido por ele, até a data do seu falecimento, dia 26 de março deste ano –.
Essa montagem de um dos mais famosos textos de Shakespeare dirige-se à juventude. Em abordagem contemporânea e urbana, é ambientada na vida atual do Rio de Janeiro. A cena localiza o conflito entre os personagens das famílias Montecchio e Capuleto nas “tribos” e grupos da cidade. A peça “fala na linguagem direta do rap e do hip hop… Mas preserva a beleza dos versos de Shakespeare na tradução irretocável do poeta Onestaldo de Pennafort, com a brilhante direção de Mariozinho Telles”, diz o Teatro de Roda. O trabalho aborda, principalmente, o tratamento das questões do amor e da violência como “formas de expressão existencial”, resgatando Julieta do puro romantismo, da inocência e da submissão, mostrando o personagem como um “ícone libertário”. A trabalho é fruto da pesquisa de linguagem cênica de Mariozinho, que ele batizou de “teatro de roda”. Este consiste num “teatro do ator”, sem cenários, com os ambientes e os climas construídos a partir do estudo corporal das atitudes e posturas dos artistas, em “palco livre”, onde eles fazem um revezamento de personagens.
O projeto Clássicos do Teatro tem como alvo proporcionar ao público a proporcionar ao público a iniciação artística, filosófica e cultural e o desenvolvimento nessas áreas, através do estudo cênico, montagem e apresentação das obras do teatro universal, além da construção de um repertório de espetáculos. É com esse espírito que o grupo Teatro de Roda integra um trabalho de cursos e montagens.
Romeu e Julieta, fica em cartaz até o dia 7 de maio. O segundo espetáculo do projeto, Antígona, de Sófocles, faz temporada de 13 de maio a 4 de junho, às 16h.
Acesse aqui a nota de homenagem póstuma da Funarte ao diretor Mariozinho Telles


SERVIÇO

Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240 4879
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações sobre os espaços cênicos da Funarte
Centro de Artes Cênicas: ceacen@funarte.gov.br
FUNARTE RJ: http://www.funarte.gov.br/danca/teatros-da-funarte-tem-danca-e-teatro-classico-e-contemporaneo/

Espetáculos:

De 8 de abril a 7 de maio, às 16h – Romeu e Julieta

De 13 de maio a 4 de junho, às 16h – Antígona

Mais informações: Teatro de Roda (https://pt-br.facebook.com/teatroderoda)

teatroderoda@gmail.com
Tels.: (21) 2256-0930, 99877-2916 e 99649-7326

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é fundador e editor do Portal ArteCult.com, um dos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros, "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação de novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).