RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS: Melancólico e Espetacular

 

O filme Retrato de Uma Jovem Em Chamas  (“Portrait de la jeune fille en feu”) foi exibido durante o Festival de Cannes de 2019 sendo aclamado por trazer uma história coerente, intensa e com uma temática extremamente sutil e sensível. Conferimos o filme e iremos compartilhar a seguir nossa crítica para vocês, é claro, sem spoiler.

Com uma temática voltada para o público LGBT o filme nos faz imergir no século XVIII, mais precisamente na França onde conhecemos Marianne (Noémie Merlant)  uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo nestes últimos dias de liberdade de Heloise antes de seu iminente casamento.

Cena de “Retrato de uma jovem em chamas”. Foto: Divulgação.

A direção do filme tem como responsável a Céline Sciamma, ela traz uma mão muito sensível e ao mesmo tempo detalhista, sua condução provoca um sentimento ao telespectador de profunda conexão, aos poucos somos totalmente conectados àquela historia de romance e descobertas.

Outros pontos que merecem ser mencionados como positivos na trama é sua ótima trilha sonora (Arthur Simonini) que casa perfeitamente com sua fotografia esplêndida de Claire Mathon, as descobertas das personagens são alinhadas com as paletas de cores apresentadas durante a história promovendo assim, uma especia de conforto a quem assiste.

No que diz respeito ao segmento de atuação o casal das jovens protagonistas Noémi Merlant (Marianne) e Adéle Hanel (Héloise) são espetáculos a parte, a química apresentada em tela, a sutileza demonstrada, os trejeitos, intimidade das personagens, desenvolvimento das mesmas, seus medos e anseios , tudo é apresentado da maneira mais primorosa possível. A dinâmica proposta pelas mesmas durante o desencadear da trama é extremamente louvável.

Cena de “Retrato de uma jovem em chamas”. Foto: Divulgação.

Retrato de Uma Jovem em Chamas, pode ser considerado uma aula de cinema europeu, sua história nos comove, instiga, nos apaixona e nos faz fixar e mergulhar no romance entre duas jovens numa época em que se permitir fora dos padrões não era nada fácil e não era respeitada. Mesmo todo o processo ter sua pitada de melancolia e tristeza, o amor e a beleza das coisas tomam conta de cada quadro. Um trabalho fantástico que merece com certeza ser visto por todos!

 

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

Retrato de Uma Jovem em Chamas é poesia, amor e paixão para os aficionados em uma boa história e na Sétima Arte! Imperdível!

Forte abraço e até a próxima pessoal.

NOTA: 9

LUAN RIBEIRO


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *