Projetando Pessoas: Empresário, qual é o seu propósito?

Estamos na Era da Revolução Digital!

E a sentença “Informação é Poder”, evoluiu para “Dados é o Novo Petróleo”!

Para grandes empresas é viável acessar e até mesmo implantar seu Super Banco de Dados BigData Hadoop Cloudera, adquirir bases de informações de grandes empresas e bureaus que detém bases confiáveis de dados de clientes, desenvolver dashboards com análises de propensão de dados de seu segmento de negócios para ter respostas real-time sobre o comportamento do seu cliente, tendências do seu negócio e gerar campanhas que  atinjam sua base de clientes atuais de forma assertiva e convertê-las em vendas.

E para o Pequeno e Médio Empresário?

Para os empresários da Era do Machine Learning, da Inteligência Artificial, das Mídias Sociais e da franca concorrência com as start-ups quais as competências exigidas para a sustentabilidade do seu negócio?

Historicamente os grandes empresários de sucesso sempre foram caracterizados como mentes visionárias, comportamento ousado, tomada de decisão corajosa e rápida, formação de times de vencedores!

E hoje?

Todas essas características são necessárias e continuam mantidas, porém para se ter uma empresa e negócios sustentáveis e lucrativos é essencial estar se reinventando a cada dia, estar antenado com a inovação e ser capaz de mudar o rumo de seus negócios e da forma de fazer esses negócios com muita flexibilidade, leveza e agilidade.

Empresas precisam ser enxutas, disruptivas, sem amarras e precisam estar sempre alinhadas à um propósito maior, uma causa.

Esse propósito é mais emocional e requer engajamento de todos, mais do que uma simples MISSÃO descrita num quadro e pendurado numa parede!

O empresário, o empreendedor, precisa respirar o propósito de seu negócio e exalar esse propósito em cada um de seus produtos, seus serviços e suas ações!

O empresário e a empresa se tornam um só!

Atualmente temos exemplos fortes desses empresários, que se misturam com a sua marca, e como diz Simon Sinek em seus livros: faz com que seus produtos sejam adquiridos por quem você é e, não somente, pelo que você produz!

O Rony Meisler da Reserva é um exemplo brasileiro. Você já leu seu livro? Conhece a trajetória da Reserva? Já passou pela experiência de entrar numa loja física da marca? Fez compras no site? Experimentou a vivência do atendimento on-line no e-commerce deles?

Nada se compara a forma como você é tratado na loja, acompanhamento pós-venda, atenção com o cliente em datas especiais, cuidado com o seu perfil, estilo de compras, avaliação de satisfação com a entrega, com o uso dos produtos, análise de retorno ao site ou a loja, etc, etc, etc.

Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza e toda a cultura implantada e seguida por seus sucessores na loja, nos seus negócios, se tornou um ícone, através de todas as ações dela e da marca, pela sociedade, pelos colaboradores, pelas cidades aonde atuam, pelas Mulheres.

Exemplos de marcas que se perpetuam pela credibilidade, pela transparência e pelo zelo com o cliente.

E toda a base desse sucesso na atuação em linha com o propósito empresarial está na avaliação criteriosa da experiência do seu cliente, e na felicidade dos seus colaboradores e engajamento na causa!

E essa avaliação constante se dá através da análise dos dados coletados, das necessárias correções de rumo, através de ações que reforçarão esse propósito através de comunicação, de atendimento ao cliente, de novos produtos e ofertas, de posicionamento no mercado.

E como transformar seu negócio como tradicionalmente ele é, ou era, avançar de um patamar de negócios estável, para uma organização reinventada, com potencial de alavancar mais e mais desempenho nesses negócios ou em novos negócios?

Se você empresário e empreendedor quer se diferenciar na Era Digital e da Gestão 3.0, sendo CEO de uma organização exponencial e disruptiva, medite:

  • Você empresário, exala seu negócio?
  • Conhece seus colaboradores?
  • Sabe quem são os antenados, criativos, inovadores?
  • Você possui dinâmica de circular pela empresa e estar ouvindo atentamente seu time?
  • Gera espaço para que as ideias sejam expostas, defendidas e analisadas?
  • Experimenta as boas ideias? Investe em tentativa e erro?
  • Você empresário, cuida da cultura da sua empresa?
  • Incentiva evoluções, debates, intercâmbios culturais e técnicos, capacitações, treinamentos?
  • Difunde hábitos de leitura de títulos que agreguem valor ao seu negócio, de TED’s, compartilha artigos que incentivem pesquisas e estudos?
  • Estimula a colaboração entre times, sem a pressão de estruturas hierárquicas?
  • Você empresário, está atento ao seu time de marketing, à sua imagem nas mídias sociais, usa de forma positiva as redes sociais, está presente de forma colaborativa nas comunidades afins ao seu negócio?
  • Como você e seus líderes analisam e adotam as informações de seu negócio, dos seus concorrentes, do mercado e executam as tomadas de decisão?
  • Como você comunica o seu propósito e o da sua empresa?

Empresário, pense no seu propósito, no seu porquê, no seu modelo de gestão e na sua forma de fazer negócios, na experiência do seu cliente, invista na aderência de toda a engrenagem empresarial à sua causa, para que seu 2020 seja de crescimento exponencial!

 

Sugestão de Leitura:

  • “Organizações Exponenciais” – Salim Ismael, Michael Malone, Yuri Van Geest
  • “Comece pelo Porquê” – Simon Sinek
  • “Líderes se servem primeiro” – Simon Sinek
  • “Juntos somos melhores” – Simon Sinek
  • “Rebeldes têm asas” – Rony Meisler

SANDRA PORTUGAL 

www.projetandopessoas.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

PROJETANDO PESSOAS
Sou Sandra Portugal, Executiva Senior de Tecnologia de Informações, Gestora de Pessoas, Projetos e Processos. Atuação em Coaching Executivo e Empresarial, com Formação em Professional & Personal Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Sou escritora e palestrante e uma profissional com mais de 35 anos de experiência em implantação de projetos de sucesso em empresas de diversos segmentos. Especializada em Gestão de Pessoas, Liderança, Coaching, Mentoring e Feedback, tendo atuado na composição de diversos times e formação de líderes e executivos de visão estratégica. No meu site "Projetando Pessoas", criado em 24/08/10, falo de sonhos, de planejamento de metas, de plano de ação na realização desses objetivos, em testemunhos de sucesso, de encarreiramento, de liderança, de gestão de pessoas, de marca pessoal, de motivação, de escolha de profissão, de valores humanos, do ser humano integral – pessoa e profissional. Lá você também encontra testemunhos de Coaches e Palestrantes, bem como empresários e executivos líderes de sucesso, compondo um Portfólio de Coaches e Profissionais Parceiros! No "Projetando Pessoas" expresso a minha Missão de Vida: Projetar Pessoas! Site: www.projetandopessoas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *