REDESCUBRA O RIO: Principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro reabrem nesse sábado

 

A expectativa é grande para a retomada da atividade turística entre as incertezas, como isso vai acontecer de forma organizada e sobre essa forma que se pretende ser realizada – porém com toda a segurança possível e na data prevista de 15/08/2020 – teremos enfim a reabertura do Pão de Açúcar, Corcovado, AquaRio e Roda Gigante RioStar.

Nesta quarta-feira (12/08/2020) os representantes dos principais pontos turísticos da cidade do Rio se reuniram numa entrevista coletiva para divulgar como se dará esse processo, que foi chamado de “REDESCUBRA O RIO”. A reabertura acontece numa campanha para estimular o turismo interno (entre os moradores do RJ) chegando a oferecer descontos na entrada que podem ser de 30 a 50%.

O setor está bem cauteloso na expectativa de público que deve ser inicialmente bem tímida e que vá aumentando até o verão. Imagina-se 10% do movimento que se teve no mesmo mês do ano passado, até chegar no Verão, com expectativa de público em 70% do que foi o mesmo período do ano passado.

Foto: Instagram Pão de Açúcar

Desde maio os representantes desses equipamentos de turismo estavam construindo em conjunto uma proposta para reabertura que incluía um protocolo sanitário unificado para questões gerais e específicas de acordo com as particularidades de cada cartão postal.

Por exemplo, no Bondinho do Pão de Açúcar, em sua entrada haverá termômetro, álcool gel, marcação no chão para o distanciamento social nos ambientes e na fila, e, principalmente, reforço na higienização dentro do bondinho com sistema de sinalização que é ligado a cada viagem. O atrativo reabrirá as portas com quatro certificações que atestam o cumprimento das normas de prevenção da Covid-19, entre elas a Safe Travels do World Travel & Tourism Council. Foi informado também que a compra de bilhetes pela internet terá 10% de desconto.

Acesso ao Bondinho do Pão de Açúcar com marcação no piso sinalizando distanciamento recomentado. Foto: Divulgação Internet

Em cada bondinho, onde cabem normalmente 65 pessoas, agora poderão entrar no máximo 32 pessoas.
Essa é a regra alinhada com todos os pontos turísticos: receber metade do público normal,  apesar do decreto do governo permitir até dois terços do público.

“Estamos felizes em voltar a oferecer a experiência incrível que é visitar o parque. Preparamos o retorno de forma a preservar a saúde e o bem-estar de nossos funcionários e visitantes”,  afirma Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

Reforço nos informes quanto aos cuidados no Pão de Açúcar. Foto: Divulgação Internet

O Trem do Corcovado, por exemplo, optou por operar com apenas 50% da capacidade das composições, abaixo dos dois terços autorizados pelo município. Toda a frota passará por higienização frequente. Já as vans da concessionária Paineiras Corcovado vão circular com um terço da lotação e janelas abertas.

“O município já tinha autorizado a nossa volta desde o fim do mês passado. Mas resolvemos esperar para observarmos melhor como se comportariam os shoppings, por exemplo. É como se estivéssemos subindo o primeiro degrau numa longa escadaria, e faremos isso com muita responsabilidade e segurança”,  afirma Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado.

Também participaram desse processo atrativos como o Parque Lage e o Museu do Amanhã.

Foto: Instagram Parque Nacional da Tijuca

As vans da concessionária Paineiras-Corcovado, estarão realizando regularmente procedimentos de higiene e segurança nos transportes de visitantes. As vans que levam as pessoas para o Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado estão transportando menos de 50% da sua capacidade original. Os veículos tem lugares para transportar até 15 visitantes, mas com as novas medidas de segurança implantadas, apenas 7 pessoas podem embarcar por vez.

A concessionária disponibilizou uma página para detalhes sobre a reabertura e o cupom de desconto promocional:
https://blog.paineirascorcovado.com.br/2020/08/12/paineiras-corcovado-esta-de-volta/

 

Foto: acervo Rio Turistando

O AquaRio informa que adotou a “Visita Segura”, onde terá 20% do total da capacidade atual do aquário. O atrativo vai dar início a sua reabertura segura e gradual.
Também a partir do dia 15 de agosto, o local estará aberto de quinta a terça-feira, no horário das 9h às 17hs (ou seja, fica fechado às quartas-feiras). No primeiro momento, a entrada do aquário será feita exclusivamente pelo Boulevard Olímpico e a saída pela Via Binário, e essa restrição foi adotada para criar um fluxo único de visitantes.

O AquaRio disponibilizou para maiores informações a página:
http://blog.aquariomarinhodorio.com.br/2020/08/11/hora-de-recomecar-confira-o-procedimento-de-reabertura-do-aquario/

Foto: Acervo Rio Turistando

Já na Roda Gigante RioStar só poderá entrar famílias na mesma cabine. Quem estiver sozinho ou em dupla, entram dessa forma. Em resumo, será utilizada a estratégia de “Cabine Exclusiva”, onde todos os visitantes serão embarcados em cabine exclusiva juntos com seus familiares e/ou amigos, respeitando a capacidade máxima para o momento que é de até 4 pessoas. Toda operação se fará no sentido de evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.

Mais detalhes sobre a Roda Gigante RioStar:
https://drive.google.com/file/d/1wtYsMVrmJNb-AU2XqzOB6cFn5qrf4IAq/view

Em todos os pontos turísticos a grande preocupação são os acessos, apesar de todos os cuidados tomados. Mesmo com o decreto estabelecendo que a abertura vai de 8 da manhã às 20 horas, cada atrativo irá abrir com um horário específico a fim de operacionalizar seu controle e higienização. O setor de turismo espera que esse seja o modelo para reabertura de atrações turísticas a ser adotado pelo Brasil, no que consideram “sucesso controlado”.

Enfim, REDESCUBRA O RIO!!

 

Mas não esquecendo: EVITE AGLOMERAÇÕES E SIGA AS REGRAS PARA O ACESSO FLEXIBILIZADO.


Rio Turistando

Entre no grupo WHATSAPP sobre Turismo para cariocas no Rio de Janeiro!
Uma iniciativa do RIO TURISTANDO.

Em tempos de pandemia, contaremos a história e curiosidades de pontos turísticos do nosso Rio.
Siga esse grupo e não perca!!!

Acesse:

https://chat.whatsapp.com/CzWIQ1QzD8k6BKcVPKMNgs

PARTICIPE! DIVULGUE!!

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

RIO TURISTANDO
Um guia de turismo maneiro de plantão. Além disto, nutricionista, analista de sistemas e estudo Física. Sou bom motorista, entendo um pouco de alimentação, informática, ciências, convivo com acessibilidade de deficientes e autismo.Entre no grupo sobre Turismo para cariocas no Rio de Janeiro! E CONHEÇA O GRUPO RIOTURISTANDO NO WHATSAPP !   Em tempos de pandemia, contaremos a história e curiosidades de pontos turísticos do nosso Rio. Siga esse grupo e não perca!!! Acesse: https://chat.whatsapp.com/CzWIQ1QzD8k6BKcVPKMNgs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *