OSCAR 2020: Os indicados à categoria de curtas metragens de FICÇÃO

Os curtas metragens, sejam de ficção, animação e de documentário, se valem do pouco tempo para contar uma história. Isto é fácil e, ao mesmo tempo difícil. Fácil porque o realizador tem a seu favor o tempo que, sendo menor, facilita a alocação de recursos – não só dinheiro, mas atores, cenários, edição, etc. – para a filmagem.

Por outro lado, é desafiador pois, para colocar uma história dentro deste tempo menor, o diretor precisa condensar ao máximo a mensagem o que exige maestria.

Por esta dupla face da mesma moeda, a Academia, em Hollywood, premia, todo ano, os pequenos filmes que conseguem se sobressair nesta empreitada.

Aqui vão os indicados à premiação deste ano. Em cada um há uma sinopse e um link para assistir ou a trailer (alguns curtas são exclusivos de plataformas de streaming com a Netflix) ou ao curta completo (Youtube, site do curta, Vimeo).

As três categorias são apresentadas separadamente.

Nesta primeira matéria são apresentados os curtas de ficção. Num outro post, o de animação e numa última publicação, os indicados a curta de documentário.

Sabendo agora os indicados, quem sabe você não ganha o bolão feito na empresa ou no colégio ?

I – Curta-metragem de Ficção

São várias as histórias contadas neste ano e elas nos são mostradas através da atuação de atores que na maioria das vezes são apenas amadores mas que nos impressionam pela interpretação.

Da Tunísia vem a história de um pastor de cabras e sua família e também a de dois garotos que encontram um burro e um headphone. Uma outra história se passa nos EUA, outra na Guatemala e o último na França.

 

Brotherhood – 25min :

Brotherhood

Confira o curta completo:

 

 

 

 

Conta a história do pastor Mohamed e sua família em uma área rural da Tunísia e o impacto que causa o retorno do filho com uma misteriosa esposa.

Ganhou prêmio de melhor narrativa em curta-metragem no prestigioso Indy Shorts International Film Festival 2019. Também amealhou, no Clermont-Ferrand International Short Film Festival 2019, a menção honrosa do júri. Foram 20 premiações em vários outros festivais e sete indicações.

Nefta Footbal Club – 17min. :

Nefta Football Club

Confira o curta completo:

 

 

 

 

 

Neste curta, dois garotos fãs de futebol encontram um burro com um headphone num lugar desértico, na fronteira entre a Tunísia e a Argélia e não sabem bem o que fazer com ele …

O filme esteve no Festival Int’l de Curtas São Paulo – É Tudo Verdade – no ano passado e levou o prêmio do público na categoria de curta internacional. Foi premiado em 22 festivais e indicado em nove.

The Neighbors’ Window – 20min.:

The Neighbors’ Window

Confira o curta completo:

 

 

 

 

Voyeurismo e inveja rondam a história deste casal com filhos no Brooklyn. Na janela do vizinho, um casal nos seus vinte e poucos anos, no filme, vive sem cortinas …

Inspirado em uma história real, o curta tem feito uma trajetória notável: 11 premiações e 3 indicações. Palm Springs Shorts Fest – prêmio do público para melhor curta de ficção e Woodstock Film Festival – melhor curta – são alguns destas láureas.

 Saria – 23min. :

Saria

Confira o trailer do curta:

 

 

 

 

SARIA se passa na Guatemala e mostra a vida de duas órfãs irmãs – Saria e Ximena – que querem se ver livres de uma rotina diária de abuso físico no abrigo Virgen de la Asunción. O curta acompanha a trajetória das jovens e o sonho de irem para os EUA.

Por incrível que pareça, esta é a 1ª indicação do filme. Isso mesmo: não foi indicado em nenhum festival em 2019.

A Sister (Une Soeur)– 16min. :

A Sister

Confira o curta completo:

 

 

 

 

O curta lembra muito outro filme – Culpa – visto nos cinemas brasileiros no ano passado. Um serviço de emergência acompanha um suposto sequestro de uma mulher. Usa o mesmo enquadramento de uma sala e o telefone da atendente (no filme dinamarquês, era um policial), mas inserindo, em determinados momentos, as cenas dentro do carro, em closes cortados repentinamente. Os diálogos são curtos e se travestem de códigos numa tentativa de driblar a vigilância do motorista.

No Rhode Island International Film Festival 2019 ganhou o prêmio de melhor curta. Dos três festivais que participou, ganhou todos.

O curta está disponível no Youtube até 16.02. Aproveite para ver no link acima (tem que se inscrever).

 

Aguarde o próximo post sobre os curtas de animação!

ANDRÉA ASSIS

Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA DE INDICADOS A CURTAS DE DOCUMENTÁRIOS:

Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA DE INDICADOS A CURTAS DE ANIMAÇÃO:

Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA COMPLETA DE INDICADOS DESTE ANO DE 2020,
com seus respectivos links para nossas críticas:

 

 



ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais !

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos@hospicionerdoficial 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Andréa Assis
Carioca, mas paulistana da gema radicada há mais de 20 anos na capital. Formada em Relações Internacionais, tem mestrado em Administração de Empresas em Lyon, na França. Orgulhosa da cidade onde vive, adora mostrá-la aos visitantes, sejam eles brasileiros ou não. Procura sempre descobrir lugares novos e diferentes, por isso sempre se mantém atualizada sobre o que acontece nestas bandas. Para isso, vai sempre às exposições que pipocam aqui e acolá e é sobre elas que pretende lançar seu olhar crítico que não se restringe só às obras, aos trabalhos expostos, mas também ao ambiente: como estão organizadas, se existem informações para os visitantes, enfim, se vale a pena o leitor investir o seu tempo para ir vê-las. Eventualmente, faz críticas de filmes, mas prefere deixá-las aos mais habilitados. Mas não deixa de acompanhar os lançamentos. Humildemente, pede ao leitor paciência para com o que ele lê aqui no espaço, pois a escritura e análise pedem apuro ao longo do tempo.

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *