O Futurístico Museu do Amanhã será inaugurado no Rio de Janeiro dentro de um mês

Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo)
DE_MuseudoAmanha02

O Museu do Amanhã

Dentro de um mês, será inaugurado no Rio O Museu do Amanhã, com um design arrojado do arquiteto espanhol Santiago Calatrava (veja outros projetos futurísticos deste arquiteto) o museu é sustentável e utiliza energia solar. “Enquanto obra de engenharia e obra de arquitetura, é um dos exemplos que a gente gostaria que o amanhã representasse nessa obra”, destaca o secretário de Concessões e PPs do Rio, Jorge Arraes.

DE_MuseudoAmanha03

O design é assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatravao

“O museu oferece uma narrativa a partir de algumas perguntas que a humanidade sempre se fez: de onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Pra onde vamos? E como queremos ir? De preferência, pra construir um mundo melhor”, diz o diretor-geral do projeto Museu do Amanhã, Hugo Barreto.

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o banco Santander.

No teto do Museu a Terra é azul e quadrada, representada por cubos gigantes. São as três dimensões da existência: matéria, vida e pensamento. O movimento dos oceanos, os ventos, a luz e até os continentes são representados por tecidos. Existe Sons e imagens por todos os lados. E lá a gente se dá conta do impacto da ação do homem no planeta. De 1950 pra cá, o mundo mudou mais do que nos últimos 10 mil anos. E a ideia é que o visitante perceba o tamanho dessa transformação.

DE_MuseudoAmanha04

O Museu do Amanhã ainda em obras

“É necessário que nós tenhamos a compreensão de que essa nossa atividade se torna transformadora da nossa própria casa, da nossa própria vida. Ou seja, não vamos mais viver no planeta que os nossos ancestrais viveram”, conta o físico e curador do museu, Luiz Alberto Oliveira. Depois de percorrer todo o museu, o visitante para pra refletir. É o fim da viagem. Já desembarcamos no futuro. “O futuro começa nesse exato momento em que você faz as escolhas, agora, e empreende as ações pra esse ou aquele amanhã possível. Hoje. O amanhã é hoje”, afirma Oliveira.

Veja mais projetos futurísticos do arquiteto

DE_MuseudoAmanha05

Outros Links:

Site do MUSEU DO AMANHÃ

Veja o vídeo do Museu do Amanhã na edição do Jornal Nacional da Rede Globo

Visite o site oficial do Arquiteto Espanhol Santiago Calatrava

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) e sócio do CinemaeCompanhia. Apaixonado pela sua família e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Profissional com quase 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação, sendo mais de 20 anos em empresas do segmento de Telecomunicação. Larga experiência em gestão de projetos, governança e gestão de qualidade de TI , bem como em tecnologias Web/VAS, tendo atuado em vários projetos complexos. Experiência em diferentes áreas de TI tais como gestão de projetos, desenvolvimento e coordenação de equipe de desenvolvimento, governança e qualidade de TI, etc; experiência com diversas arquiteturas, outsourcing, liderança e coordenação de equipes adotando em seu trabalho as melhores práticas preconizadas pelo PMI e ITIL.