Não se lê Curriculum em Funeral

Hoje existem boas e más notícias no que se refere à harmonia entre vida e trabalho, ao bem-estar pessoal e profissional.

A boa notícia é que as empresas estão começando a se preocupar com a forma como o desempenho e a eficiência profissional são afetados pela falta desse equilíbrio, que gera impactos na saúde mental e emocional, e têm consequências graves como burnout.

As pessoas já estão cansadas de ter de escolher entre vida e sucesso profissional, já se conscientizaram do valor da vida e da relevância de ser um ser humano integral, único, sem desassociar as vidas.

A má notícia é que isso está apenas começando, o que significa que muita gente brilhante que trabalha duro continua a sofrer em silêncio, tentando manter todas as bolas no ar ao mesmo tempo.

Os profissionais estão decidindo deixar de fazer malabarismos e começar a viver!

Valorizando lideranças positivas, que engajam seus times, despertando o melhor em cada profissional, contribuindo para um ambiente de harmonia e de valorização do que cada um tem de melhor, proporcionando ambientes de bem estar.

“Se você obedece a todas as regras, a diversão acaba.” Katherine Hepburn

Por isso, como pregam empresas com mentalidade moderna, como a Netflix : A Regra é Não ter Regras!

Acho importante lembrar que, quando colocamos as necessidades profissionais à frente de nossas vidas pessoais, estamos pondo em risco não apenas nossa saúde física e emocional, mas também nosso relacionamento com as pessoas que amamos.

E é claro, prejudicamos o relacionamento mais importante de todos – com a gente mesmo.

Há uma antiga citação que diz:

“Não se lê currículo em funeral”.

 

Essa frase contém uma grande verdade: é improvável que seu patrão esteja ao seu lado no leito de morte, agradecendo-lhe por trabalhar tanto sem tirar férias, ser campeão de horas-extras, ou por ser lembrado por seus clientes como um profissional excelente, que abria mão de seus compromissos familiares para cuidar das necessidades deles.

A única coisa que importa no fim da sua vida é o quanto você amava e era amado pelas pessoas e que tipo de legado está deixando para trás.

A pessoa mais importante a quem terá de prestar contas é você mesmo.

Existe uma ligação entre nossa felicidade pessoal e nossa capacidade de fazer sucesso no trabalho.

Quando descuidamos da saúde, adoecemos e acabamos perdendo tempo.

Quando descuidamos dos nossos relacionamentos, ficamos preocupados com os problemas que temos em casa e nos tornamos muito menos eficientes no trabalho.
Quanto mais assoberbados de trabalho, maiores as chances de cometermos erros.

Esses são apenas alguns exemplos de como o descaso com nossas necessidades pessoais pode influenciar negativamente o nosso trabalho.

Para melhorar sua produtividade e eficiência no trabalho e ao mesmo tempo ter uma vida pessoal satisfatória ,

você precisa parar com malabarismos e deixar cair algumas bolas.

Abra mão de:

  • Tentar agradar a todo mundo.
  • Tentar fazer com que todos gostem de você.
  • Tentar ser uma estrela à custa da sua vida.
  • Tentar fazer tudo.
  • Tentar fazer tudo com perfeição.
  • Depender da adrenalina.

Comece devagar  e deixe a mudança acontecer dentro de você.

Priorize a sua felicidade autêntica, seu bem estar interior, pois ser feliz gera profissionais mais criativos e mais produtivos.

À medida que seu comportamento se modificar você vai se tornar um profissional mais eficiente e perceberá que trabalhar como um louco, não é trabalhar!

Dicas de leitura:

1- Você pode mudar sua Vida, Cheryl Richardson, Editora Sextante

2- A Regra é Não ter Regras, a Netflix Reed Hastings e Erin Meyer

 

SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
www.projetandopessoas.com.br
Siga @projetandopessoas no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

SANDRA PORTUGAL
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas. Projetar Pessoas! Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key. 38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação. Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança. Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva. Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *