Festival “Encuentros de Junio”: Muovere Cia de Dança participa de festival no Equador

Coreógrafos Jussara Miranda e Diego Mac realizam a montagem Desvio Sinal com performers e atuador em residência em Guayaquil 

A Muovere Cia de Dança, de Porto Alegre, chega neste final de semana em Guayaquil, no Equador, para participar do festival Encuentros de Junio – Equador, que ocorre até 30 de junho, reunindo artistas e grupos de doze países. A companhia foi convidada pela organização do evento para desenvolver uma atividade de residência com artistas locais.

Durante os dias 22 a 24 de junho, os coreógrafos Jussara Miranda e Diego Mac desenvolvem a montagem Desvio Sinal com quatro performers e um atuador de Guayaquil, integrando a programação do Encontro Internacional de Dança que ocorre desde 1993. Concebido para a rua, a performance ocorre em faixas de segurança e inspirou-se em movimentos de pedestres e condutores de automóveis, tendo fidelizado os motes coreográficos eleitos pelo público internauta, em 2012.

Com Direção geral e coreográfica de Jussara e artística de Mac, que também é atuador e responsável pela trilha, Desvio Sinal tem dramaturgia assinada por Jezebel de Carli e os trajes criados por Daniel Lion. No Brasil conta com a colaboração dos bailarinos Juliana Rutkovski, Denis Gosch, Anitta Brusque e Didi Pedone. No Equador, a Muovere contará com a participação dos performers Maribel Carrión, Vanessa Saavedra, Michelle Castillo, Miguel Palacios e Mario Cabrera que fazem parte do Zona Escena com Jorge Parra Landázuri.

O Encuentros de Junio surge em 1993 como um encontro espontâneo com o objetivo de fomentar e difundir a linguagem da dança. Em 2019 recebe artistas e grupos dos Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha, República Dominicana, Cuba, França, Chile, Argentina, Canadá, Equador e Brasil. Organizado por um grupo de artistas independentes, é o mais importante do Equador. Desde então, vem criando espaços de diálogo entre artistas e público através de mostras artísticas, residências coreográficas e capacitação, reunindo linguagens estéticas de Cias de todo mundo e ocupando teatros, praças e espaços alternativos da cidade de Guayaquil.

As performances ocorrem no dia 24 de junho na Rua Pichincha com 9 de Octubre (15:00h) e na Rua Bellén com Malecón (17:30h), Guayaquil, Equador.

CONFIRA AS IMAGENS

(Muovere Cia de Dança. Fotos: Divulgação)

A participação da Muovere no evento conta com apoio do Espaço N Porto Alegre e incentivo do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *